DATAS A CELEBRAR
Para que possa começar já a planear as suas próximas viagens, selecionámos algumas cidades que têm muito para oferecer neste ano de 2017. Aventure-se e boa viagem!
Aarhus (Dinamarca)
Aarhus é a segunda maior cidade da Dinamarca e uma das capitais europeias da Cultura em 2017. A cidade programou mais de 350 atividades, metade delas gratuitas, entre ópera, teatro, dança, música, literatura, desporto e até gastronomia. A cidade investiu em novos espaços, como o Museu ARoS, o complexo habitacional Iceberg, com a sua reinterpretação das docas Dokk1, ou o facelift do seu centro histórico. Sob o lema “Vamos repensar,” e com o objetivo de inspirar a diversidade e a sustentabilidade, Aarhus preparou um programa com um orçamento inicial de 61 milhões de euros.
Huelva (Espanha)
Huelva é a Capital Espanhola da Gastronomia em 2017, sendo a quinta cidade a receber esta nomeação e a primeira à beira-mar. Esta distinção representa o reconhecimento da gastronomia com inspiração nos produtos do mar, uma homenagem aos produtos que todas as manhãs chegam aos mercados de peixe – o peixe e o marisco. O presunto de Jabugo e os enchidos da Serra não podem ser esquecidos, entre outros produtos da província. Foi preparado um programa de atividades que visa promover o destino Huelva.
Cardiff (Reino Unido)
Esta cidade galesa vai receber a final da Champions League de 2017 a 3 de junho. O principal evento futebolístico europeu a nível de clubes terá lugar no Estádio Millennium, um polivalente e impressionante local, com teto retrátil. A poucos metros do Estádio Millennium situa-se o Castelo de Cardiff, construído em 1091 e reformado durante a era vitoriana. Também se podem visitar as elegantes galerias comerciais da mesma era, com lojas e cafés atrativos.
Paphos (Chipre)
Paphos vai ser Capital Europeia da Cultura em 2017 e o seu lema é “Unir continentes – Construindo pontes entre as culturas”. Paphos possui um rico património histórico, com muitas atracões, incluindo ruínas de templos, castelos, fortalezas e anfiteatros. Os famosos mosaicos romanos de Afrodite e os sítios arqueológicos de Kato Paphos são Património Mundial da UNESCO. Para este ano, foram efetuados diversos projetos de infraestrutura, como a construção de um novo teatro.
Fátima (Portugal)
A 13 de maio de 2017 será celebrado, com a visita do Papa Francisco, o centenário das aparições da Virgem aos três pastorinhos. O culto de Fátima iniciou-se quando três crianças – Lúcia, Jacinta e Francisco – que guardavam ovelhas, disseram ter testemunhado várias aparições da Virgem Maria naquele local. Para assinalar o centenário, além das celebrações religiosas e da peregrinação de milhares de fiéis, haverá ainda lugar para uma apertada agenda cultural que inclui concertos, exposições, teatro, palestras, concursos, entre outras atividades.
Moscovo (Rússia)
Em Moscovo, as celebrações do centenário da revolução, entre os meses de fevereiro e outubro, sem dúvida que chamarão a atenção. Moscovo, que em 2017 será a sede da Taça das Confederações e, em 2018, do Campeonato do Mundo, tem como objetivo ser uma metrópole ultramoderna, famosa pela sua arquitetura. A duplicação do aeroporto Domodedovo e uma nova linha de metro vai favorecer, como nunca, as ligações na cidade. O Museu e o Centro de Educação Politécnica, que se mudou para um espetacular edifício na colina de Vorobyovy Gory, são também outras das atrações.
Buenos Aires (Argentina)
Buenos Aires, a capital argentina, ostenta em 2017 o título de Capital Ibero Americana da Cultura Gastronómica, sucedendo à cidade espanhola de Mérida. Entre as atividades pensadas para a cidade, destaca-se o Congresso sobre Gastronomia do século XXI; a visita de chefs famosos de todo o continente americano, Espanha e Portugal; uma feira gastronómica regional e muitas outras propostas que levarão os produtos gastronómicos do país a uma montra internacional.
Helsínquia (Finlândia)
A capital finlandesa comemora este ano os 100 anos da independência do país. Estão pensadas, para assinalar a data, exposições sobre o design e a cultura do país, concertos e outras atividades culturais que vão encher a cidade de atividade. A tudo isso, devem ser somados outros eventos, como a maior feira do mundo de ficção científica – o WorldCom –, o campeonato mundial de patinagem artística ou a abertura ao público do Santuário natural de Vallisaari.
Lisboa (Portugal)
Em 2017 há mais uma razão para visitar Lisboa, a abertura, no bairro de Alfama, de um museu dedicado à história do Judaísmo em Portugal. Uma nova atração que se vem juntar à ampla oferta cultural da capital portuguesa, que oferece, desde as obras egípcias no Museu Calouste Gulbenkian até à arte pop da coleção do Museu Berardo.
Paris (França)
Paris tem programado para 2017 muitas celebrações, festas, aniversários, eventos e inaugurações. Mas as razões para visitar esta cidade não se esgotam aqui, este ano, há que ir a Paris para se ser solidário, para conviver com as suas gentes, para desfrutar dos seus restaurantes e das suas salas de espetáculos, para demonstrar que o terrorismo nunca poderá acabar com o turismo ou com a vida em liberdade.