BREITLING NAVITIMER CELEBRA 70 ANOS

 

DE INSTRUMENTO DE VOO A ÍCONE: O Navitimer de 2022. lendário relógio da breitling celebra 70 anos e a marca apresenta uma coleção redesenhada repleta de cores arrojadas, estilo aprimorado e viagens incríveis. 

Durante 70 anos, o relógio para pilotos original da Breitling tem sido venerado em igual medida por aviadores e criadores de tendências. Usado por um astronauta no espaço e pelas maiores estrelas da Terra, é o relógio mais emblemático da Breitling. Hoje, a Breitling presta homenagem à lenda com a apresentação de um novo Navitimer, que capta as suas características mais clássicas, realçando-as através de requintes modernos. 

“Não é por acaso que empregamos o termo ‘ícone’”, diz Georges Kern, o CEO da Breitling. “O Navitimer é um dos relógios mais reconhecíveis de sempre. O modelo faz parte da lista de melhores relógios de sempre de qualquer colecionador. O que começou por ser uma ferramenta para pilotos, passou a ter um significado profundo para cada pessoa que teve este relógio ao longo do seu percurso pessoal.”

O VERDADEIRO RELÓGIO PARA PILOTOS 

Nem mesmo o seu inventor poderia ter previsto o fenómeno no qual o Navitimer se iria tornar. Em 1952, Willy Breitling desenvolveu um cronógrafo de pulso com uma régua de cálculo circular, que permitiria aos pilotos fazer todos os cálculos de voo necessários. Dois anos mais tarde, a Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (AOPA), o maior clube de pilotos do mundo, anunciou o design como o seu relógio oficial. O logótipo alado da associação foi brasonado na posição das 12 horas e assim nasceu o “navigation timer” – Navitimer. 

O Navitimer cresceu em paralelo com a florescente indústria da aviação civil. Adorado por comandantes de companhias áreas e entusiastas da aviação, o modelo chegou mesmo a viajar até ao espaço no pulso do astronauta Scott Carpenter, em 1962, como relógio de 24 horas — para que fosse possível distinguir o dia da noite. E não foram apenas os pilotos a ficar deslumbrados pela cativante estética do relógio. Algumas celebridades da época, tais como Miles Davis, Serge Gainsbourg, Jim Clark e Graham Hill, eram grandes admiradores do Navitimer, comprovando que, além da vertente funcional, este era um relógio com estilo. 

UMA EVOLUÇÃO NO ESTILO RETROMODERNO CARACTERÍSTICO DA BREITLING

Para criar o novo Navitimer, a Breitling preservou os aspetos mais reconhecíveis do código de design do ícone. Visto de longe, este é inconfundivelmente um Navitimer, com a sua régua de cálculo circular, índices de bastão, trio de contadores de cronógrafo e bisel com entalhes para uma aderência fácil. Contudo, de perto, os seus requintes modernos destacam-se de forma clara. 

Uma régua de cálculo achatada e um vidro convexo criam a ilusão de um perfil mais compacto. A alternância de acabamentos polidos e escovados confere aos elementos metálicos uma qualidade brilhante, mas discreta. Uma silhueta mais fina no peso oscilante realça a vista do fundo de caixa aberto do Calibre manufaturado Breitling 01, certificado pelo COSC. Este movimento tem uma garantia de cinco anos, uma reserva de marcha de aproximadamente 70 horas e permite ao utilizador mudar a data — agora visível através de uma janela discreta na posição das 6 horas — a qualquer momento. 

O relógio está disponível em vários tamanhos (46, 43 ou 41 mm), dois materiais de caixa (aço ou ouro vermelho de 18K) e uma seleção de braceletes (bracelete em metal de sete fileiras ou em pele de crocodilo semibrilhante). O destaque recai sobre as suas novas opções de cores de mostrador — azul, verde e cobre. E, se existe uma característica que irá certamente despertar um sentimento nostálgico, é o regresso do logótipo alado da AOPA na posição das 12 horas, onde se encontrava originalmente. 

PARA VIAGENS INESQUECÍVEIS, CELEBRANDO O QUE NOS MOVE 

Hoje, após 70 anos, o Navitimer é mais do que uma ferramenta utilizada por pilotos para navegarem na sua rota. O modelo tornou-se um símbolo para os que planeiam os seus percursos pessoais ao longo da vida. 

A Breitling celebra este significado numa nova campanha, NAVITIMER — FOR THE JOURNEY apresentando o Navitimer Squad, composto pelo astro do basquetebol Giannis Antetokounmpo, pela bailarina principal do American Ballet Theatre Misty Copeland e pelo explorador e pioneiro na aviação Bertrand Piccard. Cada um dos membros tem feito um percurso incrível para chegar onde se encontra hoje, no topo da sua área. Cada um traçou um percurso e permaneceu nele com uma determinação inabalável. E cada um está a caminho de alcançar o seu próximo conjunto de objetivos. Com recurso a imagens poderosas e à própria narrativa dos membros do Squad, a campanha retrata a essência destes emocionantes percursos. 

“Este projeto tem um grande significado para mim, porque celebra não só onde estava na vida, mas também de onde vim e para onde vou”, diz Misty Copeland. “Existe um grande paralelismo entre pilotar rumo a um destino físico e pilotar rumo à visão de onde queremos estar na vida. Estas três histórias irão representar esse tema na perfeição.” 

O Navitimer percorreu um longo caminho desde que Willy Breitling delineou pela primeira vez a sua ideia de criar uma ferramenta de voo para ser usada no pulso. Este modelo redesenhado, focado na cor, no estilo e num público abrangente, assinala uma nova fase no percurso do Navitimer. Um percurso que combina os valores e a estética moderna da Breitling com o seu histórico savoir faire na indústria da relojoaria, para criar uma nova identidade para o icónico relógio que esteve na origem de tudo. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *