AWARDS 2023

ELÉTRICO DO ANO – HYUNDAI IONIQ 6 

Depois de um futurista IONIQ 5, a Hyundai não demorou muito a apresentar o novo IONIQ 6, que chegou este ano ao mercado nacional. Esta nova aposta destinada à família de modelos totalmente elétricos da marca coreana está muito mais focada na aerodinâmica, que foi trabalhada durante meses para conseguir o valor de atrito mais baixo possível e, consequentemente, uma autonomia melhorada. 

Ainda que a estética não seja a mais consensual, a eficiência está garantida desde o primeiro momento e é visível através das médias de consumo bastante comedidas que o computador de bordo nos vai mostrando. E desta forma, não é difícil acreditar que o IONIQ 6 consiga mesmo superar os 600 quilómetros de autonomia, tal como declarado pela marca. 

No mercado nacional, o Hyundai IONIQ 6 tem disponível apenas um dos sistemas elétricos que foram desenvolvidos para os automóveis que usam a plataforma E-GMP. Neste caso, aquele que inclui apenas um motor elétrico de 228 cv instalado no eixo posterior e, por isso, apenas com tração traseira. A bateria destinada a alimentar o sistema elétrico de 800 volts tem uma capacidade de 77,4 kWh e aceita carregamentos rápidos com uma potência máxima de 232 kW em corrente contínua (DC). Por outras palavras, com acesso a um carregador rápido, é possível adicionar cerca de 350 quilómetros de autonomia em apenas 15 minutos. 

Um visual diferenciado e um dos sistemas elétricos mais eficientes de todos os disponíveis do mercado fazem com que este modelo se consiga destacar por entre uma oferta que está cada vez mais numerosa. Em 2023, no entanto, a nossa escolha para o Elétrico do Ano é o Hyundai IONIQ 6. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *