PERSONALIDADE DO ANO – CARLOS MINEIRO AIRES
Figura incontornável no nosso país, Carlos Mineiro Aires foi o anterior bastonário da Ordem dos Engenheiros – cargo que exerceu entre abril de 2016 e março de 2022 – e é atualmente presidente do Conselho Superior de Obras Públicas, um órgão independente de consulta em matéria de infraestruturas, designadamente aeroportuárias, rodoviárias, ferroviárias, portuárias, ambientais, energéticas e de comunicações. É igualmente responsável por um dos dossiers mais polémicos e mediáticos que vem marcando o plano político nos últimos anos no nosso país: o da escolha do novo aeroporto de Lisboa. Por escolha do Governo, Carlos Mineiro Alves preside, assim, à Comissão de Acompanhamento que vai fiscalizar a Comissão Técnica Independente, já que a metodologia para a escolha do novo aeroporto pressupõe a criação de duas comissões, uma técnica e outra de acompanhamento.
Tido como um homem frontal e direto no expressar das suas opiniões, é-lhe reconhecida uma postura ética, rigorosa e livre, sem nunca deixar de ser cordial, mesmo quando parafraseia a sua conhecida máxima de que, para os engenheiros, a reta é sempre o caminho mais curto entre dois pontos, enquanto para os outros, por vezes, é uma curva muito complexa.
No currículo de Carlos Mineiro Aires não faltam cargos de elevada responsabilidade. Desempenhou, entre outras funções, a presidência do Conselho de Gerência do Metropolitano de Lisboa, da Simtejo, da Comissão Nacional Portuguesa das Grandes Barragens, da Comissão de Avaliação dos Impactes Ambientais da Barragem do Alqueva e foi também presidente e vice-presidente do Instituto da Água e do organismo que resultou da sua extinção, a Agência Portuguesa do Ambiente.
Mas na verdade e para o futuro ficará sempre ligado ao novo aeroporto de Lisboa, talvez até, quem sabe, se possa chamar Mineiro Aires.