POTENTE, LUXUOSO E INTELIGENTE
O novo Audi A8 já está na estrada. Apresentado no último salão de Frankfurt, o porta-estandarte da marca alemã beneficiou de uma atualização geral – estética, tecnologias, motores e conforto –, quatro anos depois de ter chegado ao mercado, em 2010. O resultado está à vista. Mais potente e inteligente, o novo A8 reforça os padrões de qualidade e oferece muito luxo a bordo e uma experiência de condução única a quem possa pagar entre os 103.710 e os 196.210 euros.
Discreto e elegante, o novo A8 é exteriormente muito semelhante à anterior geração. Os seguidores da marca dos “quatro anéis” facilmente o reconhecerão. Os designers alemães redesenharam o capot do motor, a grelha Singleframe e o para-choques dianteiro, que surgem agora mais esculpidos e conferem ao modelo um aspeto mais dinâmico. Atrás, também são poucas as mudanças. Os farolins de LED têm novo design e o para-choques integra agora duas saídas de escape em forma trapezoidal. Há ainda novos frisos cromados e as molduras das janelas são em preto de alto brilho. A gama de cores exteriores aumentou para um total de 12 tonalidades, incluindo cinco novas cores, e as jantes estão disponíveis até 21 polegadas. Por outro lado, a limusina da Audi recebe novos sistemas de apoio à condução, como é o caso do sistema de projeção de informação no para-brisas (head-up display). O assistente de visão noturna com reconhecimento de peões ganhou a funcionalidade de reconhecer animais de maior porte e o sistema de assistência à manutenção da faixa de rodagem (Active Lane Assist) não só alerta o condutor como faz pequenos ajustes na direção. Por fim, o sistema de ajuda ao estacionamento, com um campo de visão de 360 graus, permite manobrar a direção no ângulo ideal para estacionar. Mas a grande novidade é, sem dúvida, a estreia mundial dos faróis que a marca batizou de Matrix LED, um sistema que tem a particularidade de iluminar a estrada de forma otimizada, sem encandear os restantes veículos. Até agora, a Audi é o único construtor automóvel a utilizer este sistema de funcionamento relativamente simples, mas tecnologicamente complexo.
Os faróis Matrix LED emitem uma luz permanente de “máximos” de grande alcance, que se ajusta em função do tráfego. O sistema é capaz de detetar simultaneamente várias fontes de luz de veículos que circulam à frente ou em sentido oposto e, automaticamente, através da desativação de alguns dos LED que compõem cada farol (25 díodos agrupados de 5 em 5), reduzir a intensidade das luzes e evitar o encandeamento, mas mantendo o resto da estrada bem iluminado. Em combinação com o MMI (Multi Media Interface) de navegação plus com MMI touch, de série, o sistema reconhece e reencaminha os dados preestabelecidos numa rota programada no sistema de navegação, tais como curvas e as características do tipo da estrada em que se está a circular, para regular a distribuição de luz. A tecnologia Matrix LED está ainda associada a outras funções de segurança, como é o caso do assistente de visão noturna, para detetar a presença de peões ou animais fora da zona iluminada. Quando deteta alguém numa zona considerada crítica à frente do veículo, os faróis emitem três flashes sucessivos e dirigidos para o peão detetado, alertando, ao mesmo tempo, quer o peão quer o condutor. Adicionalmente, os novos faróis juntam ainda outras características, como a luz inteligente em curva, novo visual de luzes diurnas e indicadores de direção dinâmicos Dependendo da versão do A8, o novo sistema de iluminação pode ser de série ou opcional (2895 euros).
Com 5,14 metros de comprimento total, uma distância entre eixos de 2,99 metros, largura de 1,95 metros e altura de 1,46 metros, o Audi A8 mantém, sem alterações, a plataforma do anterior modelo. Existe também uma versão longa de carroçaria – o A8 L –, com mais 13 cm tanto na distância entre eixos como no comprimento total, ideal para quem viaja com motorista e precisa de mais espaço nos lugares traseiros. Construída quase totalmente em alumínio e materiais ultraleves segundo o método ASF (Audi Space Frame), uma tecnologia que a marca alemã inaugurou há cerca de duas décadas, a carroçaria pesa apenas 231 kg, e é uma das mais leves do segmento, o que contribui para uma maior eficiência nos consumos e uma dinâmica mais aperfeiçoada. Como exemplo, o Audi A8 3.0 TFSI Quattro com distância entre eixos normal (versão curta) pesa apenas 1830 kg em vazio, o valor mais baixo entre a concorrência com tração integral. As duas variantes de carroçaria oferecem um porta-bagagens com um volume de 520 litros e a bagageira tem uma nova forma que facilita a arrumação da carga.
No habitáculo, espaçoso, luxuoso e bem insonorizado, a qualidade dos materiais e dos revestimentos continua irrepreensível e cada detalhe mostra bem o cuidado que foi posto na produção, com ajustes próprios de fabrico artesanal. A marca propõe uma nova gama de revestimento de bancos, de inserções e cores para várias áreas. Há ainda novas propostas em pele e madeiras nobres. Todavia, uma longa lista de opcionais e os pacotes de equipamentos específicos da Audi design selection deixam a porta aberta à individualização de cada modelo. Todos os bancos podem ter regulação elétrica, funções de ventilação e cinco programas de massagem. E atrás, também estão disponíveis os bancos individuais nas duas versões de carroçaria, sendo que no A8 L são complementados com uma consola central contínua, revestida em couro. Apoio elétrico para os pés, fecho assistido das portas, ionizador de ar e frigorífico são outros opcionais propostos para quem quiser viajar com maior conforto. A edição limitada do A8 L W12 Audi exclusive concept apresenta um interior em couro na cor agatha cognac, oriunda do fabricante de mobiliário italiano Poltrona Frau. A oferta multimédia está a cargo do avançado sistema de som Bang & Olufsen Advanced Sound System, capaz de similar uma sala de concertos! Inclui entretenimento para os passageiros do banco traseiro com dois monitores, auriculares, Bluetooth e um leitor de DVD. Os ocupantes podem também ligar-se à Internet através do Audi connect do A8 e navegar e utilizar o correio eletrónico livremente através de uma ligação sem fios. Para o condutor, o sistema oferece serviços on-line personalizados, como informações de tráfego, Google Earth, Google Street View e notícias.
Novidade é também a modernização da gama de motorizações, constituída por cinco blocos a gasolina e dois a diesel, mais potentes e eficientes, o que justifica por si só a designação de “novo A8”, apesar de estarmos perante o restyling de um modelo. A oferta a gasolina é composta pelo 3.0 TFSI sobrealimentado com 310 cv e o 4.0 TFSI V8 Biturbo com 435 cv. Este bloco, associado à tração quatro, acelera agora dos 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos, e tem a particularidade de, sob carga parcial, desativar quatro dos oito cilindros. Nos diesel, destaca-se o 4.2 TDI (clean diesel) com um extraordinário binário de 850 Nm e uma potência de 385 cv. Oferece um consumo de apenas 7,4 litros aos 100 km. O mais económico é, no entanto, o 3.0 TDI (clean diesel) com 258 cv, que consome apenas 5,9 litros aos 100 km, correspondendo a emissões de CO2 de 155g/km. Além das variantes clássicas, a Audi propõe ainda três modelos adicionais. O A8 hybrid combina um bloco 2.0 TFSI com um motor elétrico, produzindo uma potência conjunta de 245 cv. Consome, em média, 6,2 litros de combustível aos 100 km. O modelo de topo é o Audi A8 L W12 quattro, somente em versão longa. Monta um propulsor a gasolina de 6,3 litros que assegura uma potência de 500 cv. E, por fim, o desportivo S8. Com uma potência de 520 cv, acelera dos 0 aos100 km/h em 4,1 segundos. O consumo médio de combustível é de 9,6 litros aos 100 km, a que correspondem emissões de CO2 de 225g/km. O chassis e muitos detalhes da carroçaria distinguem esta versão e põem em destaque o seu caráter mais desportivo. Toda a gama está equipada com transmissão automática tiptronic de oito velocidades, controlada eletronicamente e acoplada com a tração integral permanente quattro. A Audi também oferece, como opcional, o diferencial traseiro desportivo, que distribui ativamente a força motriz entre as rodas traseiras. O diferencial traseiro desportivo é de série no S8 e no A8 4.2 TDI Quattro clean diesel.