ADAM OPEL COMEMORA 160 ANOS

FUNDOU A SUA EMPRESA HÁ 160 ANOS: – Setembro de 1862: Tudo começou com as primeiras máquinas de costura; – 1868: Adam Opel casou com a sua esposa Sophie e construiu a primeira nova fábrica; – 1886: A primeira bicicleta foi produzida em Rüsselsheim; – 1899: A Opel começou a fabricar automóveis; – 2022: A Opel está a tornar-se uma marca de mobilidade elétrica

A Opel está atualmente a comemorar um aniversário muito especial. Há 160 anos, Adam Opel fundou a sua empresa em Rüsselsheim. Ao fazê-lo, lançou as bases para uma empresa internacionalmente ativa e bem-sucedida numa grande variedade de setores. Começando com a produção de máquinas de costura em 1862, a Opel tornou-se o maior fabricante mundial de bicicletas e, finalmente, uma marca automóvel de renome internacional. O objetivo inicial e que sempre distinguiu todos os produtos “made by Opel” foi o de tornar as inovações acessíveis a todos, o que continua a ser verdadeiro hoje em dia. A Opel está totalmente empenhada na eletrificação e oferece aos clientes uma vasta gama de modelos com diferentes variantes de propulsão eletrificada.

Fundação em 1862: Um começo que não foi fácil

Como filho mais velho do mestre serralheiro Philipp Wilhelm Opel, o caminho de Adam foi, na realidade, preestabelecido: ele deveria um dia assumir e continuar o negócio do seu pai. Mas Adam tinha outros planos e o seu grande sonho era a cidade de Paris. Depois de passagens por Liège, Bruxelas e Londres, chegou finalmente ao seu desejado destino, onde tomou a importante decisão de entrar no negócio das máquinas de costura. No final de agosto de 1862, o jovem de 25 anos regressou à sua cidade natal, Rüsselsheim, e estabeleceu a sua própria modesta oficina na casa dos seus pais; na altura, contra a vontade do seu pai, que não tinha um verdadeiro interesse em máquinas de costura. Depois de passar algum tempo em cidades cosmopolitas, o regresso à sua terra natal significou uma grande mudança para o jovem viajante. Mas foi aqui, na então vila de Rüsselsheim, com os seus 2.000 habitantes, que Adam lançou as bases para a empresa global Opel.

A montagem da primeira máquina de costura demorou meses. Depois de concluída, o mestre alfaiate Hummel de Rüsselsheim comprou-a e manteve-a em funcionamento durante 40 anos. Já nessa altura o lema era “Opel, a fiável”. Em 1863, Adam Opel estabeleceu as suas primeiras instalações de produção própria na vacaria desativada de um tio. A partir de Paris, o irmão Georg forneceu a Adam aço, carretéis, agulhas e máquinas de costura completas para revenda. Foi lançado um primeiro anúncio e Adam contratou o seu primeiro empregado. A Opel não só construiu máquinas de costura, como também as comercializou com grande sucesso.

Nos anos seguintes, o negócio das máquinas de costura floresceu e a Opel expandiu-se. Em 1868 construiu um novo edifício fabril com um pavilhão de produção de dois andares, motores a vapor e edifício residencial e de escritórios adjacente. Após a sua mudança, 40 pessoas trabalhavam para a jovem empresa. No mesmo ano, casou com a sua esposa Sophie, que não só cuidava da casa, mas também da contabilidade da empresa, trazendo assim uma lufada de ar fresco para a mesma. Os números da produção aumentaram rapidamente, até porque a Opel acomodava os desejos individuais dos clientes e concebia máquinas de costura especiais para requisitos específicos. Em 1886, 18.000 máquinas deixaram a fábrica. A empresa tornou-se um dos maiores fabricantes de máquinas de costura na Alemanha e exportou para toda a Europa.

1887: De máquinas de costura a bicicletas

A industrialização ofereceu à família Opel mais oportunidades de negócio na década de 1880. Numa viagem a Paris em 1884, Adam Opel familiarizou-se com o “penny-farthing” (na capital francesa, as bicicletas já eram um meio de transporte comum). O empresário decidiu comprar tal aparelho, mas isso aconteceu vários meses antes do primeiro dos seus próprios modelos sair da fábrica em Rüsselsheim, em 1886. No outono de 1887, uma lista de preços ilustrada marcou o início oficial de um período significativo na história da empresa.

Tal como as máquinas de costura anteriormente, a Opel foi rápida a adotar tecnologia moderna para as suas bicicletas. Em 1888, o “penny-farthing”, que marcou o início do fabrico de bicicletas em Rüsselsheim, foi substituído pela moderna bicicleta de rodas baixas. Em 1890, 2.200 veículos de duas rodas tinham sido vendidos. Os cinco filhos de Adam e Sophie eram os melhores embaixadores da sua própria causa, com mais de 550 vitórias em corridas de bicicleta. Nos anos 20, a Opel tornou-se o maior fabricante mundial de bicicletas; 15.000 concessionários vendiam bicicletas de Rüsselsheim. Após a introdução da linha de montagem em 1923, uma bicicleta deixava a linha de produção a cada sete segundos.

1899: A Opel começa a construir automóveis

O passo decisivo na história da empresa – impulsionado pelos cinco filhos após a morte de Adam Opel em 1895 – foi o início da produção automóvel em 1899. A Opel é assim um dos pioneiros nesta indústria e um dos fabricantes de automóveis com uma das tradições mais ricas do mundo. A 21 de janeiro de 1899, a Opel adquiriu a “Anhaltische Motorwagenfabrik” a Friedrich Lutzmann de Dessau. No mesmo ano, a produção automóvel em Rüsselsheim começou com o “Patent-Motorwagen System Lutzmann” da Opel. Em 1906 foi construído o 1.000º veículo e a evolução seguinte surgiu no ano seguinte quando o construtor de automóveis de Rüsselsheim foi nomeado fornecedor da corte imperial. Contudo, a Opel estava também empenhada na democratização do automóvel, por exemplo, com o pequeno 4/8 hp “Doktorwagen” em 1909.

Nas décadas seguintes, a Opel tornou-se num regular criador de tendências. O conforto, a segurança e as mais recentes tecnologias sempre desempenharam um papel importante. No processo, a marca desenvolveu-se continuamente sem perder o contato com a sua filosofia central – a de tornar a mobilidade acessível a todos. Há 160 anos, Adam Opel encantou os clientes com as suas primeiras máquinas de costura. Da mesma forma, a Opel traz hoje ao mercado uma mobilidade moderna e orientada para o futuro. A marca já disponibiliza numerosos veículos eletrificados, em três versões sem emissões locais. Bestsellers como o Opel Corsa e Mokka e o trio de veículos comerciais ligeiros Combo, Vivaro e Movano são, todos eles, elétricos alimentados a bateria, enquanto o Opel Grandland e o Opel Astra são híbridos plug-in. O portfólio de sistemas de propulsão eletrificados é atualmente completada pelo Opel Vivaro-e HYDROGEN. Os jovens condutores com 15 ou mais anos já podem iniciar a sua viagem para a mobilidade elétrica graças ao quadriciclo Opel Rocks-e de dois lugares.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *