O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu (dia 17 de Maio) em audiência o Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa António Saraiva, sendo que, após a reunião, ambos visitaram o Posto Médico Avançado instalado no Pavilhão Municipal Carlos Silveira, em Ponta Delgada, acompanhados por uma delegação da Cruz Vermelha.
António Saraiva acompanhou os trabalhos do posto médico avançado que a CVP aí instalou para colaborar na resposta aos efeitos do incêndio do hospital do Divino Espírito Santo. Atualmente, estas instalações têm a capacidade de acolher até 30 pacientes, com espaço adicional previsto para mais quatro em situação de isolamento. Para garantir um atendimento médico mais abrangente e eficaz, estão previstos recursos adicionais vindos do continente, o que permitirá expandir a capacidade do Posto Médico Avançado para acomodar até 60 pacientes.
António Saraiva deixou a garantia de que não fica esgotada a capacidade do Municipal Carlos Silveira, em Ponta Delgada, com a acomodação de 60 pacientes e que “se necessário podem ser acomodados mais pacientes, porque as excelentes condições do espaço assim o permitir”.