VOLVO EX30

O SUV MAIS PEQUENO DE SEMPRE, COM EXCELENTE DESEMPENHO

As primeiras unidades do Volvo EX30, o mais pequeno dos SUV da marca, já andam a circular nas estradas nacionais, numa versão muito bem conseguida.

 A aposta da Volvo nos modelos 100% elétricos é das que está a ser levada mais a sério por entre a grande maioria dos construtores de automóveis. Tanto o XC40 como o C40, praticamente irmãos gémeos, foram a base de uma renovação total da gama, mas o primeiro Volvo a ser desenvolvido completamente a partir de uma folha em branco, foi mesmo o SUV de maiores dimensões, o EX90.

Devido a algumas dificuldades no fornecimento de componentes essenciais para o seu fabrico, a produção do Volvo EX90 acabou por ser adiada por algum tempo. Mas enquanto esperamos por esse momento, o outro extremo da gama recebeu uma novidade de elevada importância: o mais pequeno dos SUV da gama, batizado por EX30.

Construído com base na plataforma SEA do grupo Geely, o Volvo EX30 tem apenas 4,32 metros de comprimento e quase 1,84 metros de largura. Com estas medidas, a marca nórdica marca a sua entrada no segmento B dos SUV de aspirações Premium, que tem crescido bastante nos últimos tempos.

As primeiras unidades deste SUV mais compacto já andam a circular nas estradas nacionais, com uma imagem de família perfeitamente identificada como um Volvo, mas numa versão mais contemporânea muito bem conseguida. Na frente, por exemplo, a ausência de uma enorme grelha frontal faz com que os tons da carroçaria sejam ainda mais evidentes, mas não é por isso que o logótipo da marca deixa de estar presente numa posição bastante central.

Os grupos óticos têm um visual muito semelhante ao apresentado no seu irmão de maiores dimensões, sendo totalmente em LED. A secção traseira inclui dois grupos óticos nos pilares traseiros e mais dois, numa posição mais baixa, nas extremidades da carroçaria. Estes últimos, no entanto, estão ligados por duas faixas horizontais que servem de moldura às letras que compõem o nome da marca nórdica.

AMBIENTE A BORDO

O design nórdico teve influência nos traços minimalistas da carroçaria, mas também no ambiente a bordo deste SUV de tamanho mais compacto. Nos lugares da frente, o condutor conta com um volante compacto e comandos integrados, sendo que o comando da caixa de velocidades está integrado do lado direito da coluna da direção. E entre os assentos da frente está uma consola com diversos espaços de arrumação e que também inclui os comandos dos vidros elétricos.

Numa posição de maior destaque, contamos com a presença de um monitor de 12,3 polegadas, numa posição vertical e com comando tátil, mesmo ao centro do tablier. É através deste que temos acesso a todas as funcionalidades do Volvo EX30, mas também às informações mais relacionadas com a condução, uma vez que não existe um painel de instrumentos mais convencional em frente ao condutor. Além disso, é também através deste ecrã que podemos aceder às diversas aplicações da Google, que já estão integradas no sistema operativo.

O ambiente a bordo do Volvo EX30 também inclui um sistema de iluminação ambiente e um sistema de som com uma configuração mais original, que contou com a ajuda da Harman Kardon no seu desenvolvimento. Em vez dos tradicionais altifalantes espalhados um pouco por todo o lado, o habitáculo do EX30 conta apenas com uma barra de som, instalada no topo do tablier, junto do para-brisas. Desta forma, o som consegue chegar a todo o habitáculo, ocupando muito menos espaço.

A conceção minimalista do habitáculo foi baseada na utilização de materiais reciclados, renováveis e naturais. Tudo tem uma imagem mais “limpa” e muito despida de arestas e traços desnecessários, o que contribuiu para um ambiente mais tranquilo a bordo do Volvo EX30. No entanto, a ideia de dispensar praticamente todos os comandos físicos, passando-os para o ecrã central, pode parecer excelente mas, durante a condução, continuam a existir diversas funções a que gostaríamos de aceder rapidamente e que simplesmente não é possível.

Em termos de espaço, o Volvo EX30 mostra facilmente a que segmento está destinado. Ainda assim, a insonorização é bastante cuidada, o conforto dos assentos é elevado, a posição de condução é muito boa e as limitações físicas ditadas pela fita métrica são perfeitamente compatíveis com uma lotação máxima de, idealmente, apenas quatro pessoas. Um pouco por todo o habitáculo, há tomadas USB-C destinadas ao carregamento dos mais variados dispositivos e, lá mais atrás, está ainda disponível uma bagageira com uma boa arrumação e 318 litros de capacidade mínima. Se passarmos o piso deste compartimento para a sua posição inferior, ficam também disponíveis os 61 litros de capacidade que, normalmente, estão sob o piso. E, neste caso, a bagageira já soma 379 de capacidade. Sob o capot, está um outro espaço, com sete litros de capacidade, destinado a transportar, por exemplo, os cabos destinados ao carregamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *