O PRIMEIRO SUPER COUPÉ ELÉTRICO ULTRALUXUOSO DO MUNDO
Decorreu entre 3 e 4 de abril, em Inglaterra, mais propriamente Goodwood, na casa da Rolls-Royce, a apresentação à imprensa internacional do modelo Spectre, 100% elétrico. Um local mágico onde cada automóvel é projetado e fabricado à mão.
A Rolls-Royce é um dos construtores de automóveis mais carismáticos e conhecidos de todo o planeta, com uma longa história de paixão pela engenharia. A criação de Charles Rolls e Henry Royce, no início do século passado, já assistiu a diversos momentos históricos, mas, desta vez, não estamos aqui para falar do passado e sim do futuro.
Falar da Rolls-Royce sem falar em Inglaterra é impossível, ainda que a sua morada de Goodwood esteja apenas a duas décadas de distância. Mas, além do aniversário de inauguração da nova casa da Rolls-Royce, 2023 é também o ano em que esta marca vai dar um dos seus maiores passos de sempre rumo ao futuro. O lançamento do seu primeiro automóvel 100% elétrico, o Rolls-Royce Spectre, que representa um importante ponto de viragem e um novo paradigma de luxo neste mundo em constante evolução e transformação.
A entrada nas novas instalações da marca em Goodwood, “The Home of Rolls-Royce” é sempre um momento muito especial. Tudo à nossa volta está cuidado e mantido com uma atenção suprema a cada detalhe, tal como os modelos que são aqui produzidos há mais de duas décadas, desde a primeira geração dos Phantom modernos.
O início do programa começa cedo e com pontualidade britânica, sendo que o mais recente dos Rolls-Royce já nos aguarda numa sala decorada para este momento. A primeira impressão é simples de explicar: ao vivo, o novo Spectre é ainda mais imponente do que poderíamos imaginar.
Uma obra de arte
A sua “simples” presença dá lugar a um momento digno de admiração a uma obra de arte, que é, no fundo, justamente do que se trata. Mas para que haja um pouco de contexto de apoio àquilo que as imagens não transmitem facilmente, podemos referir que o novo Spectre tem um comprimento de quase 5,5 metros e uma largura que fica a apenas uns milímetros dos 2,1 metros. A fasquia do metro e meio fica abaixo da altura máxima da carroçaria, neste conjunto de apenas duas portas e quatro assentos. E uma vez que a distância entre eixos supera os 3,2 metros, é fácil adivinhar que espaço é algo que não falta a bordo do Spectre.
Antes disso, as linhas da carroçaria captam a nossa atenção, mostrando um lado mais contemporâneo da tradição da marca. É fácil identificar que se trata de um Rolls-Royce, mas depois de ter viajado no tempo rumo ao futuro. A icónica grelha frontal é a mais larga de sempre já instalada num modelo da marca e mesmo o Spirit of Ecstasy – a musa inspiradora da Rolls-Royce, que marca sempre presença no topo da grelha frontal de todos os modelos – acumulou um total de 830 horas de desenvolvimento e aperfeiçoamento aerodinâmico num túnel de vento, para que também contribuísse no desempenho mais eficiente do Spectre. Ou seja, além da sua elegância e dimensões, este é também o Rolls-Royce de produção mais aerodinâmico de sempre.
Inteiramente elétrico
Alimentado inteiramente por eletricidade, como já referido, os números finais em termos de potência, prestações e autonomia ainda não foram fechados. No entanto, a marca adianta que a autonomia máxima deste modelo deverá superar os 500 quilómetros e que o binário máximo ronda os 900 Nm, extraídos de um grupo propulsor com um valor de potência em torno dos 585 cv. Em termos de aceleração, a Rolls-Royce refere que o novo Spectre precisará de apenas 4,4 segundos para alcançar os 100 km/h após o arranque, o que é impressionante para um modelo que pesa praticamente três toneladas.
Depois de abrirmos as portas pela dianteira, mesmo ao jeito dos modelos mais elegantes e históricos da marca, somos então convidados a entrar no lounge de luxo que é o habitáculo do novo Spectre. O mais curioso é que, tal como o desenho da carroçaria, também aqui descobrimos uma imagem mais contemporânea dos traços que identificamos de imediato como um Rolls-Royce.
Mas, mais do que falar sobre a atenção ao mais pequeno dos pormenores e à elevada qualidade da montagem e de todos os materiais existentes a bordo, o que mais se destaca no interior deste modelo é mesmo o silêncio e a insonorização deste espaço. A integração da bateria na estrutura do Spectre permitiu uma excelente otimização do espaço, mas também uma contribuição para a rigidez do conjunto, que é 30% melhor que qualquer outro Rolls-Royce. Além disso, o posicionamento inteligente dos módulos da bateria deu ainda origem a outro trunfo muito desejado pela marca, que é o facto dos quase 700 quilos necessários para a bateria também funcionarem como um elemento de amortecimento sonoro.
Outras propostas
Antes de regressarmos a casa, a experiência proposta pela Rolls-Royce para este dia mais especial, também nos colocou à disposição modelos como o Ghost ou o Cullinan, para que os pudéssemos conhecer melhor nas estradas locais, em torno das propriedades de Lord March, o 11.º duque de Richmond, e dos míticos eventos de Goodwood. O Cullinan é a proposta da marca britânica para o novo mundo dos SUV, que se tem revelado um verdadeiro sucesso de vendas nos últimos anos. E o Ghost representa a resposta da marca aos seus clientes, que desejavam um automóvel num patamar de preço mais acessível, mas sem que se perdesse a essência que faz de um Rolls-Royce, um verdadeiro Rolls-Royce.
Quanto ao novo Spectre, que acabámos de conhecer, temos de admitir que a marca tem razão quando refere que é mais do que um automóvel. O Spectre é um símbolo de um futuro brilhante e ousado, à medida que a Rolls-Royce avança para uma era totalmente elétrica. As vantagens de utilização de um sistema com estas características são ideais para os seus modelos, uma vez que alinham com a sua busca incessante pelo silêncio e pelo conforto, mas também pela experiência de condução única. De tal forma interessante, que a Rolls-Royce já prevê que, até ao final do ano 2030, todos os seus modelos serão exclusivamente movidos a eletricidade.
O primeiro automóvel totalmente elétrico da Rolls-Royce já se encontra disponível para encomenda, sendo que as primeiras entregas aos clientes estão previstas para o último trimestre deste ano. Se está a pensar quanto poderá custar, a resposta da Rolls-Royce indica apenas que o valor estará algures entre o Cullinan e o Phantom. Mas nós também podemos responder a essa pergunta, referindo apenas que o Spectre é brilhante.