RENAULT ZOE

Renault_84901_global_enEM MODO 100% ELÉTRICO

Equipado com a nova bateria Z.E. 40, o Renault ZOE duplica a sua autonomia e torna-se o automóvel elétrico – acessível a todos – capaz de ir mais longe com uma única carga. A Renault torna-se assim pioneira do veículo elétrico na Europa e líder neste mercado. Pudemos testar toda a sua potencialidade num trajeto de ida e volta que ligou Lisboa à vila de Óbidos, e o resultado foi surpreendente, ainda mais por termos zarpado na nova versão BOSE.

Apostando numa estratégia de implementação em grande escala do veículo Zero Emissões, a Renault apresenta o Renault ZOE com uma autonomia de 400 km NEDC, ou seja, 300 km em utilização real urbana e extraurbana, graças à bateria Z.E. 40. O Renault ZOE passa, assim, a responder a um perfil ainda mais variado de utilizadores, devido à liberdade de movimentos que proporciona e à capacidade de realizar percursos mais longos do que os que são, geralmente, percorridos no quotidiano, mas também os trajetos imprevistos. O condutor do ZOE pode assim percorrer distâncias duas vezes mais longas com uma única carga.

A bateria em destaqueRenault_84960_global_en

A nova bateria Z.E. 40 do ZOE fornece uma energia de 41 kWh úteis, ou seja, praticamente o dobro da capacidade de armazenamento da bateria tradicional de 22 kWh úteis. A bateria Z.E. 40 assenta numa inovação principal: o aumento da densidade energética, que potencia a capacidade de armazenamento da bateria, mantendo-a, todavia, com as mesmas dimensões e aumentando apenas ligeiramente o seu peso. A bateria Z.E. 40 possui – tal como a bateria de 22 kWh – 192 células distribuídas por 12 módulos, mas armazena praticamente duas vezes mais energia, graças a dois fatores principais: a melhoria da química e a adição de matéria ativa. Apesar de esta inovação duplicar a sua autonomia, relativamente ao lançamento, não modifica nem a estrutura do veículo, nem as restantes prestações (velocidade de carregamento, desempenho, compatibilidade com os diferentes tipos de postos) e foi obtida sem comprometer a fiabilidade ou a segurança de utilização. O novo motor beneficia sobretudo da travagem regenerativa e da bomba de calor, que maximizam a sua autonomia.

Renault_84889_global_enPrazer de condução

Ao volante dos veículos elétricos Renault, a condução é, antes de mais, uma combinação surpreendente entre força e tranquilidade: força graças às rápidas acelerações e recuperações mesmo nos regimes mais baixos, e tranquilidade graças à ausência de ruído do motor e de vibrações. E o ZOE não foge à regra. Este é um automóvel ágil e agradável de conduzir, graças a um chassis adaptado às especificidades elétricas e ao trabalho realizado na afinação da direção, dos pneus e dos amortecedores. Em estrada revela-se interessante e muito fácil de conduzir. Acelerar nunca foi tão fácil, o difícil mesmo é perceber que se tem de travar! O motor elétrico R90 fornece, numa fração de segundo, um binário máximo de 225 Nm, permitindo excelentes acelerações e recuperações mesmo nos regimes mais baixos. A aceleração dos 0 aos 50 km/h é de 4 segundos. A aceleração é fluida, perfeitamente linear, sem esticões. Mais especificamente para o condutor, é como se tivesse a melhor caixa automática do mercado. Em simultâneo, a natureza elétrica do ZOE induz uma condução mais tranquila e serena, graças à ausência de ruído do motor e de vibrações. O ruído medido no habitáculo do ZOE, a uma velocidade entre 40 e 75 km/h, é duas a três vezes inferior ao de um veículo térmico de potência equivalente. O ZOE propõe ainda numerosos equipamentos dedicados ao bem-estar, tais como a pré-climatização que permite que o habitáculo esteja à temperatura ideal (21°C) no momento em que o condutor entra no automóvel. Em termos de preços, O ZOE rivaliza com os modelos térmicos equivalentes, uma vez que, em vários países, são oferecidos incentivos fiscais na compra de veículos mais amigos do ambiente e é mais económico na utilização graças aos menores custos da eletricidade e da manutenção. No mercado dos veículos elétricos, o novo ZOE apresenta um preço particularmente competitivo, independentemente do nível de equipamento e do país de comercialização, o que o torna praticamente imbatível.

Carregamento sustentadoRenault_84912_global_en

Graças ao carregador Caméléon™, patenteado pela Renault, que se adapta aos diferentes postos para beneficiar da máxima potência, o ZOE recupera rapidamente quilómetros de autonomia. Bastam, em média, 30 minutos para que recupere uma autonomia de 80 km na maioria dos postos de carregamento públicos disponíveis na Europa. Para que os condutores possam explorar ao máximo a potência dos postos de carregamento rápido, nomeadamente ao longo dos corredores de autoestradas, o ZOE disponibiliza a funcionalidade Quick Charge, e bastam 30 minutos, em média, para recuperar uma autonomia suplementar de 120 km. O carregador Caméléon™ oferece ao ZOE um ritmo de carregamento duas a seis vezes mais elevado do que os restantes veículos elétricos generalistas na grande maioria dos postos de carregamento públicos (potência compreendida entre 22 e 43 kW). De referir ainda a aplicação Z.E. Trip, que permite ao condutor planear tranquilamente um novo trajeto no ZOE, graças à localização e identificação dos postos de carregamento públicos dos principais países da Europa. A Z.E. Trip localiza os postos de carregamento e fornece informações, em tempo real, sobre cada posto (disponibilidade, potência, tipo de tomada). Esta é uma aplicação do sistema multimédia Renault R-LINK do ZOE e permite selecionar um posto de carregamento e iniciar a navegação para se dirigir para esse local. De notar que o utilizador pode também aceder a estas informações a qualquer momento, na Internet, para preparar o seu trajeto. Graças a esta aplicação, o condutor do ZOE pode ainda selecionar os postos por tipo de carregamento, mais ou menos potente, e, portanto, mais ou menos rápido. A Z.E. Trip indica-lhe, ainda, a disponibilidade dos postos de carregamento para evitar a espera. A partir do primeiro semestre de 2017, o condutor irá beneficiar de uma ligação mais estreita entre o seu automóvel e o seu smartphone.

Renault_84996_global_enUma versão exclusiva: ZOE BOSE

Nesta apresentação da Renault fomos convidados a testar a nova versão do ZOE que se distingue, essencialmente, pelos estofos em pele premium e pelo sistema de áudio BOSE®. Esta versão dispõe de um nível de equipamento designado “BOSE”. Concebido essencialmente para os clientes que procuram prestações exclusivas, o ZOE BOSE destaca-se pela sua elegância. A cor castanho-brilhante e a confeção elegante (foles nos assentos e encostos, pespontos, marcação a quente no apoio de cabeça do condutor, etc.) contribuem para a estética geral deste modelo muito apelativo. O friso do painel de bordo adota um aspeto ligeiramente dourado. A cor cinzento-fumado-metalizado reveste os embelezadores de arejadores, o totem R-LINK, as pegas interiores das portas, os embelezadores dos altifalantes, a base da alavanca de velocidades e a inserção no volante. Os tapetes e as soleiras das portas dianteiras com a inscrição do nome da versão completam o conjunto. Devido à ausência de ruído do motor e de vibrações, o habitáculo do ZOE é o lugar ideal para desfrutar do som BOSE®. O sistema de áudio premium BOSE® é composto por sete altifalantes harmoniosamente distribuídos. O ZOE BOSE dá igualmente prioridade ao bem-estar térmico e postural. Os bancos dianteiros são aquecidos e propõem três níveis de temperatura para um conforto térmico imediato. Já o banco do condutor oferece uma regulação lombar manual para se adaptar a todas as estaturas.