DESIGN DINÂMICO
PROPORÇÕES EQUILIBRADAS
Distinguindo-se por um design dinâmico e um concentrado de tecnologias provenientes do segmento superior, o novo Renault Mégane apresenta proporções extremamente equilibradas que atraem logo ao primeiro olhar.
O novo Mégane exibe uma frente facilmente reconhecível, com o logótipo de grande dimensão posicionado na vertical. Uma vasta grelha dianteira e a presença de elementos cromados conferem a este modelo uma imagem de indiscutível qualidade à dianteira e às laterais (molduras dos vidros, monogramas laterais, puxadores das portas). O aerodinamismo foi especialmente trabalhado, com as goteiras laterais à frente, os defletores atrás e as aletas de geometria variável que se fecham para otimizar a penetração no ar. Os imponentes flancos do novo Mégane exprimem a sensualidade que caracteriza os genes do design da marca Renault. Seguindo a linha apresentada pelo Talisman, a Renault reforça, com o Mégane, a nova identidade do seu estilo, graças a uma assinatura luminosa distintiva à frente e atrás, sempre ativa, tanto de dia como de noite. À frente, os faróis diurnos integram a tecnologia LED (Light Emitting Diode) com guia de luz. Esta assinatura luminosa em forma de “C” prolonga-se pelo para-choques e acentua a forte personalidade da face dianteira. Nas versões topo de gama, este modelo dispõe, para as funções de médios e máximos, de módulos full LED. Na traseira, os faróis de LED estão permanentemente acesos. Esta nova assinatura transversal aumenta a largura apercebida do automóvel e oferece um efeito 3D – proporcionado pela tecnologia Edge Light – desenhado em profundidade por uma luz púrpura.
Atenção especial
No interior, a especial atenção dada aos acabamentos e à qualidade dos materiais contribui decisivamente para o prazer de vida a bordo do Renault Mégane. Um conjunto de prestações high-tech reforça o conceito de cockpit com uma configuração em forma de “L”. Habitualmente reservado ao segmento superior, o head-up display a cores faz parte do equipamento do novo Mégane. De salientar que foi dada uma atenção muito especial à qualidade e à harmonia do habitáculo com a continuidade de materiais guarnecidos de espuma entre o painel de bordo e a parte superior dos painéis das portas, tal como entre a parte inferior do painel de bordo e a consola. Nas versões topo de gama, o volante é revestido a couro. Os detalhes cromados em torno dos diversos elementos do posto de condução (instrumentos de bordo, volante, arejadores, consola, botões…) contribuem para a perceção de um acabamento cuidado. A consola central, larga e em posição elevada, dispõe de um apoio de braço com comprimento regulável. Nas versões de topo esta consola é realçada por dois traços finos, personalizáveis graças à tecnologia Multi-Sense e que se combinam harmoniosamente com o ambiente luminoso. O Novo Mégane propõe um ambiente sonoro de qualidade graças ao sistema áudio Bose®. Os engenheiros da Bose aliaram os seus conhecimentos aos das equipas de engenharia Renault para encontrar a melhor localização dos nove altifalantes, de um subwoofer e de um amplificador digital. Este conjunto áudio oferece um som por medida preciso, claro e equilibrado.
Tecnologia de topo
O Novo Mégane beneficia das mais recentes tecnologias de ajuda à condução, já integradas no novo Espace e no Talisman. O conjunto dos sistemas de ajuda à condução é ativado a partir do tablet R-Link 2 e apresenta um regulador de velocidade com controlo da distância (ACC), travagem ativa de emergência (AEBS), alerta de transposição involuntária de via (LDW), alerta de distância de segurança (DW), alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito (TSR), aviso de ângulo morto (BSW), bem como câmara de marcha-atrás, comutação automática dos faróis (AHLB), ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral e Easy Park Assist (estacionamento em mãos livres).
Motorizações diversificadas
Em termos de motorizações é proposto um motor diesel Energy dCi 110, associado a uma caixa manual de seis velocidades e com a assinatura ECO2, que emite 86 g de CO2/km (3,3 l/100 km); um motor diesel Energy dCi 90; Energy dCi 110 com caixa automática EDC de dupla embraiagem de seis velocidades; Energy dCi 130. A gama a gasolina passa por um propulsor Energy TCe 130 e Energy TCe 130 com caixa automática EDC de dupla embraiagem de sete velocidades. Uma oferta diesel eletrificada, denominada “Hybrid Assist”, estará disponível no início de 2017. O Hybrid Assist posicionará o novo Mégane como líder do mercado com emissões de CO2 de 76 g/km com um consumo homologado em ciclo NEDC inferior a 3 l/100 km.
Novo Mégane GT
O novo Mégane GT é o primeiro automóvel do segmento a beneficiar da tecnologia 4Control, especificamente desenvolvida pelos engenheiros da Renault Sport. Esta inovadora tecnologia gere o ângulo de viragem das rodas traseiras para, desta forma, oferecer um prazer de condução que permite aliar à segurança um comportamento desportivo. O chassis 4Control proporciona dinamismo e precisão em estradas sinuosas e estabilidade a alta velocidade. Em situações de emergência, as quatro rodas direcionais garantem um comportamento eficaz do automóvel, graças à sua excecional reatividade. Além disso, o sistema oferece uma excelente manobrabilidade a baixa velocidade. As ligações ao solo do novo Mégane GT são completadas com afinações específicas (amortecedores, molas, ESP, travões…), mas sem nenhuma cedência em termos de conforto e polivalência.