Numa jogada de marketing como tantas outras, a Opel encontrou a sua sigla GSE perdida no fundo de uma gaveta e decidiu ajustá-la aos tempos modernos. Por isso, agora, em vez de “Grand Sport Einspritzung” (Grand Sport Injection), a antiga sigla da marca alemã foi transformada em Grand Sport Electric e está destinada às versões mais potentes de algumas gamas, ainda que todas elas incluam soluções eletrificadas.
A primeira gama a receber a designação GSE é a do Opel Astra. Em relação às opções já existentes, estão presentes novos para-choques de desenho mais desportivo e diversos elementos em negro. As jantes têm um novo desenho e 18 polegadas de diâmetro, e o tejadilho estará sempre pintado de negro, pois este é um dos elementos mais diferenciadores desta nova opção.
Uma vez a bordo, mantém-se o visual mais desportivo, mas também há elementos novos para as versões GSE. Entre eles, os novos assentos desportivos com uma ergonomia melhorada e certificada pela associação alemã AGR. O ambiente mais escuro realça o tom desportivo nestas novas versões, disponíveis com a carroçaria de cinco portas, mas também na carrinha da gama Astra.
A solução eletrificada de que lhe falávamos há pouco é a prometida híbrida plug-in, que combina um motor a gasolina com um elétrico, numa versão em que a potência máxima combinada é de 225 cv e o binário ascende aos 360 Nm. Com esta opção, não só o Astra fica com uma versão mais desportiva, face à já existente com uma potência máxima combinada de 180 cv, como também mais eficiente, uma vez que este sistema permite uma utilização num modo 100% elétrico com uma autonomia de quase 70 quilómetros.