Palma de Maiorca foi palco para a apresentação de mais duas novas apostas da Mercedes-Benz: o Classe B e o AMG A 35. O resultado só poderia ser um, a perfeição total!
Uma vez mais a Mercedes-Benz conseguiu surpreender, com a apresentação do Classe B e do AMG A 35, dois verdadeiros portentos. Com uma frente cheia de novidades, um primeiro olhar para o novo Classe B pode induzir-nos em erro já que este tem semelhanças com o Classe A. Apresentando-se mais desportivo e individual, o exterior característico do Classe B combina design funcional com carácter desportivo elegante, unindo assim o melhor de dois mundos. Um avental dianteiro de configuração dinâmica, faróis de design minucioso e uma encenação de luz invulgar são alguns dos pormenores dignos de atenção. No interior, a elegância desportiva marca todo o habitáculo. Consoante a linha e o pack de equipamento, estão ao dispor materiais de alta qualidade e cores atrativas. Aqui a exclusividade, modernidade e individualidade são valorizadas. O volante com três raios constitui outro pormenor digno de destaque, bem como a iluminação ambiente, opcional, com 12 cores diferentes. O grande ecrã digital duplo domina a zona frontal do habitáculo, tal como acontece em todos os Mercedes da era moderna. O sistema multimédia MBUX permite, entre outras funções, falar com o carro, podendo mesmo este adaptar-se a alguns costumes do utilizador, graças ao recurso à inteligência artificial. Em matéria de segurança o Classe B herda tudo o que de melhor a marca tem neste momento. Por exemplo, a travagem autónoma de emergência com reconhecimento de peões é de série; o alerta de ângulo morto revela-se mais sensível e funciona logo a partir dos 10 km/h. Em termos de motorizações, a gama nacional terá à disposição os seguintes propulsores: B 180 d (Diesel 1.5 de 116 cv) com caixa 7G-DCT; B 200 d (Diesel 2.0 de 150 cv) com caixa 8G-DCT; B 220 d (Diesel 2.0 de 190 cv) com caixa 8G-DCT; B 200 (gasolina 1.3 de 136 cv) com caixa manual de seis velocidades.
AMG A 35: maior performance
Emotivo e ágil, o novo AMG A 35 conta com um motor a gasolina de 2.0 litros e quatro cilindros, já patente no A 250, mas afinado para uma maior performance. Este novo desportivo garante superioridade com um software totalmente novo e um turbo do tipo twin scroll, que debita uma potência de 306 cv às 5800 rpm e um binário de 400 Nm entre as 3 mil e as 4 mil rpm, o que lhe permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos. É ainda de referir o sistema de tração integral 4Matic e a caixa automática de sete velocidades com dupla embraiagem AMG Speedshift DCT 7G. Os cinco programas da transmissão AMG DYNAMIC SELECT – “Slippery”, “Comfort”, “Sport”, “Sport +” e “Individual” – permitem uma ampla gama de características de comportamento do veículo desde o nível confortável ao dinâmico. As medidas específicas para reforçar a secção dianteira da carroçaria formam a base para a sua precisa capacidade de mudança de direção e para a estabilidade dos componentes do chassis, mesmo quando é conduzido a elevada velocidade. O “painel sandwich“, uma chapa em alumínio aparafusada por debaixo do motor, permite aumentar a rigidez torsional da secção dianteira. Dois membros adicionais dispostos na diagonal na secção dianteira do piso do modelo também reduzem a torção e aumentam a rigidez estrutural.