MERCEDES-BENZ CLASSE E

16C179_011SOFISTICADO, ELEGANTE E DESPORTIVO

DINÂMICA DE CONDUÇÃO EXCECIONAL

 

A décima geração do Mercedes-Benz Classe E limousine representa um passo importante rumo ao futuro. Destacando-se por uma elegância extrema, o seu design emotivo e o seu interior de elevada qualidade transportam o condutor para uma nova dimensão. Seja bem-vindo!

O novo Classe E apresenta-se segundo um estilo sofisticado, elegante e desportivo. Comparativamente com o seu antecessor, a distância entre eixos foi aumentada em 65 mm (2939/2874), e o comprimento em 43 mm (4923/4880). Em destaque, o capot alongado, aliado ao estilo coupé e ao tejadilho que se estende até à traseira larga. Já a carroçaria, notoriamente comprida, é caracterizada por curtas projeções da dianteira e da traseira, uma longa distância entre eixos, rodas de grandes dimensões e uma nova linha característica bem definida, elegante e dinâmica. Todas estas particularidades conferem ao Classe E uma imagem perfeita da filosofia de design da marca: pureza e sensualidade, revelando proporções características de uma limousine Mercedes-Benz. A versão base desta limousine executiva possui a grelha do radiador clássica Mercedes, com a estrela no capot, tal como a linha EXCLUSIVE – embora numa forma ainda mais elaborada. As versões AVANTGARDE e AMG distinguem-se pela grelha do radiador desportiva com a estrela Mercedes de grandes dimensões ao centro.  Na traseira, o Classe E apresenta um carácter forte e inconfundível. Os farolins integrais, caracterizados por duas barras emolduradas pela carroçaria do veículo, identificam claramente este modelo como um novo membro da família de limousines da Mercedes-Benz. Já as luzes traseiras destacam-se, graças à sua semelhança, com uma chuva de estrelas criada pela tecnologia de reflexão e apresentam uma estrutura de superfície especialmente configurada para os farolins traseiros e estreada no novo Classe E.

Emoção e inteligência16C181_017

O interior deste Classe E materializa a demonstração de emoção e inteligência. O equipamento opcional inclui dois ecrãs de alta resolução da nova geração, cada um com 12,3 polegadas – uma estreia neste segmento. Os ecrãs encontram-se esteticamente unidos num posto de condução com um ecrã amplo, que transmite a sensação de se estar a flutuar. Este posto inclui um ecrã de grandes dimensões que desempenha a função de painel de instrumentos e apresenta instrumentos virtuais no campo de visão do condutor, e ainda um ecrã central acima da consola central. O condutor poderá escolher entre três diferentes estilos de design, de acordo com as suas preferências: Classic, Sport e Progressive. Adicionalmente, os botões de controlo táteis aplicados no volante são implementados pela primeira vez num veículo ligeiro de passageiros e, tal como numa interface de smartphone, respondem com precisão aos movimentos horizontais e verticais dos dedos, permitindo ao condutor controlar todo o sistema de entretenimento através de movimentos com os dedos sem retirar as suas mãos do volante. Esta tecnologia permite reduzir ao mínimo a distração do condutor.

16C179_047Inovações tecnológicas

O novo Classe E marca também a estreia mundial de várias inovações tecnológicas, as quais proporcionam uma condução confortável e segura a um novo nível, com uma nova dimensão no que diz respeito aos sistemas de assistência à condução entre outras características. Os sistemas de entretenimento e controlo oferecem uma experiência completamente nova. Um motor diesel recentemente desenvolvido, uma carroçaria de baixo peso e o mais baixo coeficiente aerodinâmico até hoje obtido estabelecem os padrões de eficiência neste segmento de veículos, enquanto a nova suspensão pneumática, disponível como opção, assegura um conforto e uma dinâmica de condução excecionais. Todas as suas inovações, incluindo o Assistente de Mudança de Faixa de Rodagem, que permite ao condutor dirigir o veículo para a faixa de rodagem selecionada de forma mágica, transformam o Classe E na limousine mais inteligente entre os veículos executivos.

Motorizações em destaqueEu

No seu lançamento para o mercado, o novo Classe E disponibiliza dois motores à escolha: a versão E 200, com um motor de quatro cilindros a gasolina, e a versão E 220 d, com um novo motor de quatro cilindros a diesel. Serão disponibilizadas adicionalmente outras versões do modelo após o lançamento de mercado, incluindo a versão E 350e, com tecnologia híbrida. A versão diesel mais potente será constituída por um motor de seis cilindros, com catalisador SCR, uma potência máxima de 190 kW (258 cv) e um binário máximo de 620 Nm. Outra versão a acrescentar à gama será o E 400 4MATIC, cujo motor de seis cilindros a gasolina produz uma potência de 245 kW (333 cv) e um binário máximo de 480 Nm. Mais tarde, versões adicionais irão completar a gama de motores disponíveis, incluindo um novo motor de quatro cilindros a diesel, com uma potência de 110 kW (150 cv). Por sua vez, a gama de motores a gasolina irá incluir versões de quatro cilindros, com potências que variam de 135 a 180 kW (183 a 245 cv), mais uma versão de seis cilindros com uma potência de 245 kW (333 cv). De referir que todos os motores do novo Classe E estão equipados com função ECO start/stop. Os motores a gasolina cumprem os requisitos da norma de emissões EU 6, enquanto o novo motor de quatro cilindros a diesel OM 654 já está configurado para cumprir os futuros limites RDE.