MERCEDES-BENZ AMG-GT

14C707_036 2Imagem mais agressiva

Inspirado nos modelos clássicos

O Mercedes-Benz AMG-GT demonstra ter sido inspirado em modelos clássicos como o SL300. Com a presença de uma imponente frente, este automóvel dá a conhecer não só uma imagem mais agressiva como um melhor posicionamento do motor e uma melhor distribuição de peso entre os eixos.

Começando pelo design tipicamente Mercedes, o AMG-GT demonstra ter sido inspirado em modelos clássicos. O chassis utiliza o mesmo princípio que o SLS AMG, como a colocação do motor numa posição central e transmissão colocada no eixo traseiro. Graças à utilização de alumínio em 93% do corpo, o AMG-GT consegue assim atingir um peso bastante baixo, tendo a versão mais potente um rácio de 3,08 kg/cv. Toda esta estrutura, bem como a forma e disposição da nova motorização, possibilitam uma redução significativa no centro de massa, permitindo assim um excelente desempenho dinâmico. A solução encontrada para a suspensão, tal como todas as soluções inovadoras que os engenheiros da AMG criaram para os apoios de suspensão e para os apoios de motor e da transmissão (AMG Dynamic Plus) são realmente um ponto a frisar. No que toca ao design exterior, este novo modelo apresenta um capot longo e uma traseira ampla e imponente. É assim que se constrói um automóvel desportivo, com a assinatura Mercedes-Benz. Já no interior, destaque para as saídas de climatização circulares, volante de três braços com base plana, bancos desportivos, pedais em alumínio e consola central salpicada de botões. Exibindo um design que revela um desenvolvimento estilístico baseado na aviação, o painel realça o espaço, criando uma impressão de asa poderosa. Este efeito é apoiado pelas quatro entradas de ar centrais e pelas aberturas de ventilação individuais nas extremidades do tablier. Graças à entrada de ar NACA, a consola central revela o carácter dinâmico, sendo que os materiais utilizados sugerem uma adaptação direta da competição automóvel. Os controlos AMG Drive Unit, dispostos em forma de oito cilindros, são outro dos apontamentos de design que valorizam este modelo. Na opinião da Mercedes-Benz, “o design interior personifica emoção e sensualidade como nenhum outro veículo desportivo. As linhas dos componentes e os seus materiais autênticos emanam uma clareza que utiliza efeitos contrastantes para ajudar a definir o conceito de luxo moderno”. Ao volante, o AMG GT apresenta uma posição de condução realmente perfeita, com regulações bastante amplas e um resultado incrível. A juntar a tudo isto está a característica sonoridade da AMG.

Motor de eleição14C707_111 2

No que toca ao motor, a AMG decidiu começar do zero, construindo de raiz um V8 de 4.0 litros de cilindrada, que recorre a algumas das tecnologias que estão a ser já utilizadas no 2.0 litros que equipa os interessantes A45 AMG, CLA 45 AMG e GLA 45 AMG. Desta forte aposta, resulta um motor único que recebe dois turbocompressores colocados no centro do banco de cilindros, aproximando assim a localização de todos os componentes relacionados com a admissão e escape, incluindo os catalisadores. De modo a tornar este motor mais próximo das motorizações de competição, a marca apostou na utilização de um sistema de óleo de reservatório em vez da habitual solução de cárter. O novo motor é capaz de suportar elevadas forças laterais sem perder o seu desempenho devido à má lubrificação do mesmo. Por outro lado, foi possível reduzir o tamanho do motor, colocando-o numa posição mais baixa, ideal para garantir uma redução no centro de massa do veículo, otimizando assim o seu comportamento dinâmico. Com dois níveis de potência, o M178 estará disponível na versão GT com 462 cv de potência e um binário máximo de 600 Nm entre as 1600 e 5000 rpm, estando a versão GT S disponível com 510 cv de potência e 650 Nm de binário, entre as 1750 e 4750 rpm. Como é habitual em qualquer motorização AMG, cada M178 será montado por apenas um engenheiro na fábrica de Affalterbach, cumprindo assim a regra básica da casa, “um homem, um motor”.

14C875_005 2Tecnologias de topo

As tecnologias desenvolvidas pela AMG para o SLS AMG Black Series chegaram também ao AMG GT. Os apoios de motor amortecidos para evitar movimentos indesejados do motor em forte aceleração, melhorando o comportamento; os apoios especiais da transmissão, igualmente amortecidos, que variam o nível de amortecimento e de controlo do movimento, independentemente do que esteja a fazer o motor e a caixa de velocidades; ou as suspensões de duplo triângulo sobreposto à frente e eixo independente multibraços atrás, feitas quase na totalidade em alumínio, são exemplos perfeitos disso mesmo. A travagem do AMG GT está entregue a discos de 360 mm à frente e atrás (em aço, ventilados e perfurados), mas o cliente pode, ainda, encomendar a opção de carbono cerâmica cujos rotores passam para impressionantes 402 mm à frente mantendo os 360 mm atrás, com maxilas de seis pistões no eixo dianteiro. Revelando todo o seu carácter superdesportivo, o AMG GT está equipado com jantes de 19 polegadas calçadas com pneus 255/35 à frente e 295/35 no eixo traseiro.