MERCEDES-BENZ

VISUAL MAIS DINÂMICO

MODELOS DE EXCEÇÃO

Foi com curiosidade que rumámos a Zurique e seguimos depois para a Alemanha para a apresentação dos novos membros da família Classe S. As versões coupé e cabriolet surpreenderam ao primeiro olhar, assim como o AMG S 63 – V8 biturbo. Numa combinação de potência, tecnologia e luxo, cada um destes modelos tem como principal missão superar expectativas.

Os novos membros da bem-sucedida família Classe S apresentam inovações que foram introduzidas no Classe S Limousine. De entre estas, destaque para os sistemas de assistência à condução, novos ou significativamente aperfeiçoados ao nível funcional, o moderno conceito de controlo e indicação com o Cockpit Panorâmico, a nova geração de volantes, o controlo de conforto integrado ENERGIZING e a mais moderna geração do sistema de informação e entretenimento. Os inovadores farolins traseiros OLED são elementos exclusivos para ambos os modelos de duas portas e fazem parte do equipamento de série. O design aperfeiçoado transmite uma forte aparência desportiva e realça, ao mesmo tempo, a mais moderna tecnologia utilizada na construção dos modelos. Os para-choques dianteiros estão equipados com repartidor dianteiro revestido em cromado e entradas de ar de grandes dimensões. O visual dinâmico é reforçado pelas saias laterais redesenhadas e pelos revestimentos cromados das ponteiras de escape com um visual V12. Os inovadores farolins traseiros OLED são um novo equipamento dos modelos Classe S Coupé e Cabriolet. Com esta tecnologia (díodo orgânico emissor de luz), a iluminação é obtida através de finas camadas de materiais orgânicos que são impressas numa placa de vidro. Os 66 OLED ultraplanos atuam como elementos flutuantes no interior do farolim traseiro. Além disso, emitem um padrão de luz extremamente homogéneo em todas as direções e traduzem-se num design único durante o dia e a noite. A abertura e fecho do veículo é adicionalmente realçada por uma sequência dinâmica de iluminação com a subsequente redução linear da intensidade das luzes traseiras até desligarem. Os farolins traseiros OLED também incluem a habitual tecnologia multinível da Mercedes-Benz, com diferentes níveis de intensidade das luzes de stop e das luzes de mudança de direção, em função das condições de condução e da luminosidade ambiente (dia/noite). A linha de equipamento AMG também é caracterizada por um visual mais dinâmico dos novos para-choques dianteiro e traseiro. As entradas de ar dianteiras, tridimensionais e de grandes dimensões, são especialmente atrativas e incluem duas lamelas cromadas.

 

Habitáculo luxuoso

Um novo visual interior é garantido pelos acabamentos interiores (madeira de nogueira em castanho de alto brilho, madeira de freixo em cinza acetinado e madeira de magnólia designo com linhas fluidas) e pelos revestimentos dos estofos (pele nappa designo Exclusive da linha de equipamento AMG Line Plus na cor porcelana/vermelho Tizian; pele nappa designo Exclusive na cor porcelana/vermelho e pele nappa designo Exclusive da linha de equipamento AMG Plus em vermelho Bengal/preto). O interior dos novos Classe S é caracterizado pelos dois novos ecrãs de alta resolução e de alto brilho, cada um com uma largura diagonal de 12,3 polegadas. Esteticamente, os dois ecrãs debaixo de um único painel de vidro unem-se e dão forma ao Cockpit Panorâmico. Como elemento central, realçam a orientação horizontal do design interior.  Tal como o painel de instrumentos, este Cockpit Panorâmico contém um ecrã de grandes dimensões com instrumentos virtuais no campo de visão direto do condutor (head-up display) e ainda um ecrã central acima da consola central. O cockpit totalmente digital oferece três estilos de design extremamente distintos, os quais incluem o estilo “Classic”, o “Sporty” e o “Progressive”. Em função das preferências pessoais ou para corresponder ao interior selecionado, os estilos podem ser alterados rapidamente a partir do painel de instrumentos e do ecrã central. Além da informação como o conta-quilómetros parcial ou o consumo de combustível, o condutor também poderá visualizar os dados da navegação ou o indicador ECO no painel de instrumentos. Isto ajuda o condutor a tornar mais eficiente o seu estilo de condução.

 

Novos motores

O novo motor V8 biturbo no S 560 Coupé e no S 560 Cabriolet é um dos motores V8, a gasolina, mais económicos do mundo e o seu consumo de combustível é até 8% inferior ao do seu antecessor. Para reduzir o consumo de combustível do novo V8 são desativados quatro cilindros em simultâneo em condições de carga parcial com o auxílio do sistema variador de fase das válvulas CAMTRONIC (apenas coupé). Isto permite reduzir as perdas por compressão e melhorar a eficiência geral dos restantes quatro cilindros em operação através do deslocamento do ponto de operação para cargas mais elevadas. A instalação dos turbocompressores no interior do V entre os blocos de cilindros representa outra característica especial. O novo V8 produz uma potência de 345 kW (469 cv) e um binário máximo de 700 Nm. O coupé equipado com o motor V6 a gasolina e com uma potência máxima de 270 kW (367 cv) é agora designado de S 450 (consumo de combustível em ciclo combinado: 8,9 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 204 g/km). Uma nova função de circulação livre contribui para uma maior eficiência em condições reais de condução. Quando a situação de condução e o nível de carga da bateria permitirem, o motor de combustão é desacoplado da caixa de velocidades e opera ao ralenti, permitindo ao veículo circular em roda livre. A caixa de velocidades automática 9G-Tronic é outra nova característica do S 450. O escalonamento da caixa de velocidades com nove relações permite reduzir claramente a rotação do motor e é um fator decisivo para os elevados níveis de eficiência energética e de conforto de condução. O S 450 está equipado com um filtro de partículas de gasolina. O motor AMG V8 biturbo de 4.0 litros equipado nos modelos S 63 4MATIC+ Cabriolet e Coupé é a referência do seu segmento no que às prestações diz respeito, com uma potência de 450 kW (612 cv). O binário máximo de 900 Nm representa também um novo registo. Está disponível numa ampla gama de rotação do motor entre as 2750 e as 4500 rpm e confere, portanto, uma sensação de equilíbrio superior. O modelo acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos e esta aceleração apenas termina à velocidade máxima de 250 km/h limitada eletronicamente (com o pack AMG Drivers: 300 km/h). O motor AMG V8 biturbo de 4.0 litros está equipado com o comprovado sistema de dupla sobrealimentação, constituído por dois compressores localizados no interior do V entre os dois blocos de cilindros do motor. As vantagens do “V interior quente” residem num bloco compacto do motor, resposta espontânea dos turbocompressores e menores emissões de gases de escape graças ao fluxo de ar ideal para os catalisadores extremamente próximos do motor.