Tradição lendária
Roadster elegante
A Mazda surpreendeu o mundo com a nova visão da quarta geração do roadster que conquistou os títulos de “World Car of the Year 2016” e “World Car Design of the Year 2016”. Falamos do Mazda MX-5 RF, um automóvel elegante e prático que preserva a lendária tradição do MX-5 e que pudemos testar.
Aproveitando o que de melhor o design KODO – Alma do Movimento – tem para oferecer, o Mazda MX-5 RF apresenta um visual de formas simples e proporções perfeitamente equilibradas. Este modelo é a imagem por excelência de um automóvel desportivo, e a sua carroçaria leve e o tejadilho rígido retrátil, com um design excecional, permitem que o condutor desfrute, verdadeiramente, da emoção de conduzir um descapotável. O tejadilho rígido retrátil, em dois tons opcionais, abre-se em 13 segundos e tanto a sua abertura como o fecho podem ser acionados durante a condução com velocidades até 10 km/h. A frente, a lateral e a traseira do modelo, em conjunto com toda a carroçaria compacta, permanecem fiéis ao design KODO da versão de capota de lona. Desde os faróis em LED e as luzes diurnas, até à graciosa simplicidade da traseira envolvente, a sólida postura do MX-5, assente sobre rodas com jantes em liga leve de 16 ou 17”1, diz muito sobre a sua lendária agilidade. Com proporções perfeitamente equilibradas, as suas linhas dinâmicas e superfícies não deixam ninguém indiferente. O tom Machine Grey, cor premium lançada recentemente na Europa, com a geração 2017 do Mazda6, apenas maximiza este efeito. A cor recorre à técnica de pintura Takuminuri do próprio fabricante, um revestimento de três camadas claras, refletoras e de tons coloridos, que produzem uma textura metálica única, graças a um padrão uniforme de flocos de alumínio na camada refletora ultrafina. De referir que o MX-5 RF está também disponível em seis outras cores: vermelho Soul, cinza Ceramic, azul Reflex, branco Pérola, branco e preto. Já o tejadilho é proposto tanto na cor da carroçaria, como em Piano Black.
No interior
O revestimento exterior envolve o topo da porta e segue para dentro do habitáculo, outro detalhe partilhado com a versão soft-top. Essa característica reflete o tradicional conforto do interior do MX-5, um ingrediente fundamental da filosofia Jinba Ittai, que acredita que condutor e carro são um único corpo. A disposição horizontal e o layout dos instrumentos são, refrescantemente, minimalistas. Em última análise, o MX-5 RF, tal como todos os MX-5, está voltado para a pura condução: todos os comandos, desde o volante compacto aos pedais, sem esquecer a alavanca de mudanças de curso curto e todos os outros controlos, estão situados em perfeita simetria com o condutor, para uma condução ideal.
Propulsores SKYACTIV-G
O MX-5 RF conta com a mesma gama de propulsores SKYACTIV-G da quarta geração da versão soft-top. No mercado europeu, o modelo está também disponível, em opção, com uma transmissão automática. Os motores SKYACTIV-G a gasolina, normalmente aspirados, disponíveis na gama MX-5, oferecem uma combinação única de performance, agilidade e verdadeira economia de combustível. Os blocos de injeção direta SKYACTIV-G 1.5 e SKYACTIV-G 2.0 foram modificados em função da configuração motor dianteiro-central e tração traseira do MX-5. Por exemplo, o motor de 2,0 litros não é apenas mais compacto do que nos outros Mazda de tração dianteira, é também 3 kg mais leve. Outras características específicas incluem um volante de motor redesenhado para melhorar a capacidade de resposta e diminuir o peso em 10%. As afinações especiais do bloco de 1,5 litros traduzem-se numa potência máxima de 96 kW/131 cv às 7000 rpm e um regime máximo (redline) de 7500 rpm. Já o bloco de 2,0 litros disponibiliza mais binário nos baixos e médios regimes para proporcionar melhores acelerações e diminuir os consumos, apresentando-se ainda mais aperfeiçoado no MX-5 RF, de forma a obter mais precisão na resposta do acelerador. Este motor desenvolve uma potência máxima de 118 kW/160 cv às 6000 rpm, e um binário máximo de 200 Nm às 4600 rpm. Tal como na versão de capota de lona, ambas as unidades apresentam taxas de compressão excecionalmente elevadas de 13:1, mas com uma sonoridade diferente, mais condizente com a melhor insonorização do habitáculo do MX-5 RF. A natureza rápida e ágil do MX-5 RF intensifica o prazer de conduzir e, graças à tecnologia SKYACTIV da Mazda, oferece uma eficiência de consumo de combustível máxima, aliada a emissões mínimas. O rugido forte e profundo destes motores revela-se um puro prazer para os ouvidos, além de produzir menos emissões e oferecer uma economia de combustível melhorada.