Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV

A MELHOR SOLUÇÃO 

Para efetuar uma entrada triunfante no mundo dos automóveis totalmente elétricos, há cerca de quatro anos, a Mazda apostou num novo modelo, mais fora do comum e com algumas características muito próprias, o Mazda MX-30.  

A Mazda apostou num novo modelo, mas o sistema elétrico do MX-30 acabou por oferecer uma autonomia muito mais limitada do que seria desejado. Com o objetivo de solucionar esta questão, a marca de Hiroshima esteve a estudar aquela que poderia ser a melhor solução desde o lançamento deste modelo e acabou mesmo por recorrer ao seu passado. No novo Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV, a locomoção continua a ser 100% elétrica, mas agora está presente um pequeno motor Wankel (rotativo), a gasolina, que atua como um gerador de energia para o sistema elétrico. 

Com pouco mais de 800 cm3, o motor Wankel tem 75 cv de potência, mas não tem qualquer ligação mecânica às rodas. A sua função é apenas a de ir carregando a bateria de 17,8 kWh conforme for necessário, para que esta consiga alimentar o motor elétrico de 170 cv e 260 Nm de binário, responsável por locomover o Mazda MX-30. O motor rotativo, no entanto, não é a única fonte de energia para o sistema elétrico deste modelo, uma vez que também pode ser carregado através da rede como se fosse um híbrido plug-in, por exemplo. 

Se com o motor elétrico o Mazda MX-30 fica limitado a uma autonomia em torno dos 200 quilómetros, com a ajuda do motor Wankel e do depósito de combustível com 50 litros de capacidade, os valores de autonomia já rondam os 600 quilómetros. E desta forma, já será possível aproveitar as virtudes do Mazda MX-30 durante muito mais tempo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *