LONGE VÃO OS ANOS 40, que ficam marcados pelo nascimento de uma marca tão importante como a Jeep. Foi no início desta década que o exército americano precisou de um veículo que fosse capaz de sobreviver às condições climatéricas mais adversas e nos tipos de piso mais exigentes. A solução foi o GPV (General Purpose Vehicle), que depressa ficou conhecido apenas pelas primeiras duas letras desta sigla, ou… Jeep. Este destacava-se pelo seu peso reduzido e pela presença de um sistema de tração integral, que o deixava desenvencilhar-se pelos trilhos mais complicados com grande ligeireza.
Foi assim o início da marca que encontra agora a completar o seu 80º aniversário, criando uma edição especial em diversos dos seus modelos para marcar o momento. Incluem uma dose de equipamento acrescida e um visual personalizado, onde não falta o Willys, a bandeira americana e o logo dos 80 anos.
No caso do Renegade, que se junta a nós para um pequeno contacto com a carroçaria pintada num tom vermelho Colorado e jantes de liga leve de 18 polegadas, o sistema de iluminação totalmente em LED e os vidros escurecidos são os elementos de maior destaque, em conjunto com o logo desta edição especial junto do nome Renegade.
A bordo, o novo sistema de entretenimento inclui um ecrã de abertura personalizado com o logo desta edição de aniversário, o mesmo que também encontramos nos assentos e no tablier, do lado do passageiro.
O motor escolhido para esta versão é o 1.3 a gasolina de 150 cavalos, que pode ser aliado a uma caixa de velocidades manual ou a uma automática de dupla embraiagem, tal como acontece com a unidade ensaiada.