VISTO DO EXTERIOR, a nova versão N do Hyundai Kauai dá-nos apenas algumas pistas do que verdadeiramente representa. Afinal, num mundo que passou a ser povoado por SUV, visualmente, este é apenas mais um, com a carroçaria pintada num tom mais original que os diversos tons de cinzento existentes no mercado e com alguns elementos mais desportivos que nos deixam a admirá-lo por mais alguns momentos. A maior confirmação, no entanto, está na letra N existente na tampa da bagageira e na grelha dianteira, mas também na maior necessidade de entradas de ar à frente e nas saídas de escape traseiras com um tamanho menos comum do que as restantes versões desta gama.
É que este Kauai N tem uma boa surpresa escondida. O seu motor é um bloco de dois litros a gasolina, com turbo, capaz de nos oferecer uns muito expressivos 280 cavalos de potência e um binário de 392 Nm. A tração é feita às rodas dianteiras, através de uma caixa automática de dupla embraiagem com oito relações e as prestações anunciadas indicam uma velocidade máxima de 240 km/h, mas também uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 5,5 segundos.
Em conjunto com um espaço razoável no habitáculo, com assentos desportivos nos lugares da frente, um novo painel de instrumentos totalmente digital e o botão “N” no volante desportivo que reúne as nossas preferências para uma condução empenhada, ficam garantidos os trunfos para deixar os miúdos no colégio a horas. As jantes de liga leve de 19 polegadas, a suspensão mais firme, o diferencial autoblocante e a presença de um sistema de “launch-control”, fazem com que as saídas de casa tenham sempre uma dose acrescida de emoção.