AINDA QUE DE UMA FORMA MUITO SUBTIL, a Ford efetuou alguns ajustes numa das suas gamas mais importantes, a do Ford Focus. No entanto, nesta mais recente atualização, o maior destaque é, sobretudo, o aprumo estético de alguns elementos, tais como o novo posicionamento da oval azul mesmo no centro da grelha frontal e pelo novo desenho do sistema de iluminação em LED, tanto nos grupos óticos dianteiros como nos traseiros, que estão mais escurecidos. A Ford afirma que o capot é novo, bem como os pára-choques, grelhas e painéis, mas, visualmente, o Focus não ficou assim tão diferente, apenas, atualizado. O visual mais desportivo da carroçaria continua a ser garantido pelo nível de equipamento ST-Line X que, na nossa opinião, ainda é o que fica melhor nesta gama, especialmente com o tom azul que já conhecemos de modelos anteriores.
A bordo, as diferenças são um pouco mais percetíveis, pois descobrimos de imediato o novo monitor de 13,2 polegadas instalado no topo do tablier e que já inclui um grafismo atualizado e o novo sistema SYNC4 com navegação e a possibilidade de se ligar, sem fios, a smartphones através de Apple CarPlay ou Android Auto. E mesmo em frente ao condutor, o painel de instrumentos totalmente digital também oferece um visual mais sofisticado, melhorando o ambiente a bordo.
Lá na frente, continua a estar um dos maiores trunfos deste modelo, que é o bloco de apenas um litro com 155 cavalos de potência e que faz parte de um sistema eletrificado MHEV (Mild-Hybrid), capaz de otimizar o seu funcionamento e oferecer médias de consumo mais apelativas, mas também um desempenho à altura das capacidades do chassis do Ford Focus.