FORD BRONCO

UM ÍCONE TODO O TERRENO 

Num momento em que os veículos de todo-o-terreno mais puros e duros estão em vias de extinção, totalmente “aniquilados” por uma multidão de SUV que, na sua maioria, se destaca pela sua compatibilidade com uma era eletrificada, a chegada ao mercado nacional de um nome tão histórico como o Ford Bronco, é um daqueles momentos que dá origem a uma pequena pausa enquanto estamos a fazer scroll no telemóvel. 

O visual robusto, com para-choques sobredimensionados e alargamentos de carroçaria a condizer, em conjunto com um tejadilho e portas amovíveis, mas também com a roda de reserva no exterior da carroçaria, mostram que este é mesmo um dos puros e duros. A secção dianteira é marcada pela presença dos grupos óticos, unidos por uma barra horizontal onde marcam presença as letras com o nome deste modelo. Além disso, com 1,85 metros de altura, a sua presença faz-se notar, já para não falar nos quase 2 metros de largura e nos mais de 4,8 metros de comprimento. A grande virtude no Ford Bronco, no entanto, não está no seu tamanho e visual, mas sim no seu motor. 

Motorização 

O motor de 2,7 litros, biturbo, com seis cilindros em V é mais um discípulo da família EcoBoost, oferecendo 335 cv de potência sem qualquer ajuda eletrificada. O binário máximo supera os 560 Nm e com a ajuda de uma caixa de velocidades automática com 10 relações, as 2,3 toneladas do Ford Bronco conseguem ser levadas dos 0 aos 100 km/h em menos de sete segundos. Mas claro que nem sequer vamos tocar no assunto das médias de consumo que, previsivelmente, se mantiveram sempre com dois algarismos do lado esquerdo da vírgula. 

Nos momentos de condução mais dinâmicos, é necessário ter em conta que o mais moderno dos Ford Bronco segue a mesma receita dos modelos de todo-o-terreno mais históricos, não faltando um chassis de longarinas ou uma suspensão com um eixo rígido nas rodas traseiras. Além disso, a unidade ensaiada contava com a presença de pneus mistos, o que também não ajuda caso queiramos efetuar uma condução mais precisa em asfalto. Em contrapartida, assim que saímos para um conjunto de estradas em terra, a “atitude” do Ford Bronco muda radicalmente. 

Entre os assentos, marca presença o comando rotativo com os modos de condução G.O.A.T. (Goes Over Any Type ofTerrain) e da transmissão. Escolhemos a tração integral permanente e o modo de condução destinado a pisos escorregadios, aproveitando o facto de não haver ninguém por perto nestas estradas. É precisamente assim que o motor V6 parece ter ainda mais potência e, especialmente, mais binário, sempre com os pulmões cheios e prontos para tudo o que os próximos metros de estrada possam trazer. Mesmo que não haja estrada. Se ativarmos as redutoras e selecionarmos o modo de condução específico para os trilhos mais complicados, ficamos com a ideia de que o Ford Bronco dificilmente será impedido de passar por onde quiser, mesmo que em alguns momentos tente desafiar as leis da física. 

Espaço no habitáculo 

Do lado do mundo mais convencional, este “SUV” puro e duro, ainda oferece um habitáculo com um espaço razoável, bem como uma bagageira para diversas “tralhas”. Nem sequer falta uma plataforma metálica que se pode utilizar como um assento. As viagens mais longas não vão ficar isentas de ruído, muito por culpa das janelas sem moldura e do conjunto de peças de tejadilho e portas amovíveis. No entanto, nesta versão mais recheada em termos de equipamento, não falta um sistema de som da B&O com o qual poderemos desafiar qualquer tipo de ruído. E, já agora, é também através do monitor central com ecrã tátil que temos acesso ao sistema de navegação e a um conjunto de informações adaptadas a um modelo com as características deste Ford Bronco, como um inclinómetro ou um giroscópio. 

Em Portugal, a única coisa que destoa neste Ford Bronco é mesmo o preço a que tem de ser proposto no mercado nacional, altamente influenciado por uma fiscalidade que sonha em colocar todos estes modelos em frente a um pelotão de fuzilamento.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *