Dacia Spring

A PRIMEIRA ABORDAGEM, ao mundo dos automóveis 100% elétricos, é o Dacia Spring. E como não poderia deixar de ser, por se tratar de um Dacia, o seu grande trunfo é mesmo o preço. Antes disso, é necessário chamar a atenção para o seu tamanho compacto, que nem sequer chega aos 3,8 metros, mas que compensa com a altura acima do metro e meio. Estas medidas fazem com que o habitáculo consiga oferecer uma lotação de quatro lugares, mas com um ambiente que deixa entender facilmente que a simplicidade é mesmo a maior prioridade. Afinal, o objetivo é que este Dacia Spring seja o automóvel elétrico mais barato do mercado.

Os módulos da bateria perfazem um valor de 27,4 kWh, destinados a alimentar o compacto motor de 44 cavalos e 125Nm de binário. Podem parecer valores bastante comedidos e abaixo do que estamos habituados a encontrar, mas se tivermos em conta que este modelo foi criado para uma utilização citadina, estes números até começam a fazer algum sentido. Em termos de autonomia, a Dacia apresenta um valor de 234 quilómetros para um percurso misto de cidade e estrada, sendo que se as deslocações se mantiverem sempre em ambiente urbano, este valor pode superar os 300 quilómetros.

Do lado prático, os tais módulos da bateria estão arrumados debaixo do banco traseiro e não entram em conflito com a volumetria da bagageira que fica assim muito próxima dos 300 litros de capacidade. Um valor excelente para um citadino deste segmento. E já que falamos em valores, resta apenas referir que os preços deste Spring começam nos 17.300 euros, havendo também uma versão mais equipada por mais 1500 euros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *