6.º Raid TT Vinhos Beira Interior com a Jeep.
O Raid TT Vinhos Beira Interior voltou a encerrar, no fim de semana de 18 a 20 de novembro, um ano de aventuras fora de estrada do Clube Escape Livre. Com uma dinâmica única, Luís Celínio organiza como ninguém eventos todo-o-terreno.
Sexta-feira partimos à aventura com um potente Jeep 4xe a encabeçar um pelotão de mais de 35 automóveis 4×4, cerca de 90 aventureiros percorreram os encantos do município de Pinhel, à descoberta de adegas, pedreiras, corta-fogos, travessias de água e muito mais.
Os participantes ficaram instalados em diferentes alojamentos de Pinhel e foram recebidos no pavilhão da Feira Vinhos e Sabores, onde percorreram o magnífico certame e provaram os excelentes néctares desta região.
Rui Ventura, presidente da Câmara de Pinhel, entre outros presidentes dos diferentes municípios da Beira Interior, aproveitou a ocasião para “agradecer a presença de todos em mais um passeio de todo-o-terreno na região de Pinhel”.
O jantar decorreu no salão da feira, com a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que fez questão de enaltecer “o espírito de descoberta e vontade de conhecer o interior do país” dos participantes e deixar votos de boa viagem. Pelo meio, não faltaram as habituais selfies.
Sábado
A manhã de sábado estava fria, mas soalheira, e a caravana reuniu-se em frente à Adega Cooperativa de Pinhel. Seguiram-se trilhos soberbos, com uma paisagem outonal magnífica, por vales e vinhas. Antes de almoço, as atividades passaram pela travessia da serra da Marofa, visita ao Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo e travessia do rio Côa no pontão submerso. Almoço na Quinta da Cheínha, tempo para repor energias.
A parte da tarde continuou por fora de estrada, até à pedreira Granitos de Pinhel para observação da zona de extração de granito, com momentos de puro todo-o-terreno, antes da visita à adega Aforista, com direito a prova de vinhos. O jantar decorreu nas Encostas do Côa.
Domingo
Domingo esteve enevoado e com chuva, mas esta deu tréguas para a visita ao miradouro da Faia, um observatório sobre o rio Côa com uma vista de cortar a respiração. Do alto da encosta, o rio corria forte, e na estrutura suspensa sobre a escarpa do vale, só os mais aventureiros se assomaram ao parapeito com chão de vidro deste miradouro. A manhã ainda reservou outras emoções fortes, com a subida de um íngreme corta-fogo, tornada ainda mais desafiante pela lama e piso escorregadio. Nada que os Jeep 4xe não superassem com distinção.
No final da manhã, foi o regresso à Quinta da Cheínha para o tradicional almoço de encerramento, repleto de iguarias da região. Neste evento, ainda houve oportunidade de entregar um troféu a todos os participantes e as habituais lembranças das marcas parceiras, acompanhadas de um presente especial para os condutores Jeep, em que Sara Bravo, diretora de Comunicação da marca em Portugal, realçou o privilégio da associação a mais um passeio todo-o-terreno com a organização do Clube Escape Livre.