BMW Motorrad Days

100.º ANIVERSÁRIO

Na edição deste ano, que se manteve em Berlim, a BMW Motorrad teve um enormíssimo motivo adicional para festejar : o seu primeiro centenário.

Garmisch foi durante muitos anos a meca dos maiores apaixonados pelo mundo das duas rodas, com um enorme destaque para os modelos que são produzidos pela BMW Motorrad. A apenas uma hora de distância do BMW Welt, rumo às estradas de montanha mais retorcidas, este município alemão da zona da Baviera ficará para sempre conhecido como a “casa” da festa anual desta marca.

Ao todo, foram ali comemoradas 19 incríveis edições do BMW Motorrad Days, sendo que a última, em 2019, juntou mais de 40 mil visitantes. Podemos dizer que tivemos a sorte de ter marcado presença em muitas delas e de ter criado uma boa dose de afeto com as pessoas, com o cenário pitoresco e com todo o ambiente vivido ao longo daqueles incríveis dias. Ainda antes de se começar a pensar na 20.a edição deste evento, fomos todos apanhados de surpresa por uma pandemia mundial que mudou muita coisa. E uma delas foi uma triste despedida do ambiente de Garmisch.

Tal como já aconteceu no ano passado, a edição deste ano foi realizada na capital alemã, em Berlim, muito mais próximo da fábrica da marca. Só que,este ano, a BMW Motorrad tem um enormíssimo motivo adicional de celebração. É que, em 2023, a marca alemã está a comemorar o seu primeiro centenário.

ATIVIDADES PROPOSTAS

Depois do habitual encontro no aeroporto, viajámos até Berlim e ainda antes de olhar à nossa volta e sentir o ambiente, já nos estavam a direcionar para um passeio pela cidade. Idealmente, teríamos escolhido uma scooter. Mas neste caso, os modelos disponíveis eram mais “pesos pesados”.

No segundo dia, a volta foi um pouco maior, já com os quilómetros nas centenas. Viajámos de Berlim até à pista de MCC Schenkenhorst, mas pelo caminho mais longo. E para nos acompanhar pelos cenários de floresta da zona de Brandeburgo, esteve disponível, praticamente, toda a gama de modelos da BMW Motorrad.

O complexo de MCC Schenkenhorst foi totalmente adaptado para receber as sessões de qualificação do BMW Motorrad International GS Trophy, que se vai realizar na Namíbia, em 2024. E por causa disso, tivemos mais uma oportunidade de observar as coisas incríveis que a R 1250 GS consegue fazer quando se encontra no seu habitat natural. Aquele que muitos dos seus clientes até desconhecem. De regresso a Berlim, o segundo dia teve direito a mais uma volta pela cidade e pelos seus locais mais icónicos. Ainda que, desta vez, num ritmo mais tranquilo e sem ser sequer em duas rodas. E com a sorte de termos recebido a companhia de um guia menos “tendencioso” para o lado mais bonito da história alemã, até acabámos por ter uma experiência diferente e muito mais interessante e divertida que o inicialmente esperado de uma cidade que já vimos por diversas vezes.

AS PRINCIPAIS NOVIDADES

Depois de um animado jantar e uma boa noite de sono, o terceiro dia começou com a possibilidade de efetuar uma visita à fábrica de Berlin Spandau, onde são construídos os modelos da BMW Motorrad. Além de assistir aos diversos processos na montagem dos novos modelos, também houve a possibilidade de assistir ao momento em que alguns dos motores boxer foram ligados pela primeira vez, antes de estes entrarem numa bancada de testes para a sua primeira dose de quilómetros.

Depois disso, o destino foi o festival Pure&Crafted, que também decorreu em Berlim ao longo destes dias. Durante o evento, tivemos a oportunidade de conhecer as principais novidades da BMW Motorrad, que estão a ser lançadas durante as comemorações do seu primeiro centenário. Entre elas, as edições especiais comemorativas como a R18 ou a R nineT 100 Years.

Apesar disto, a principal novidade da marca está destinada ao outro extremo do visual mais clássico e histórico. Dois anos depois de nos ter mostrado a futurista scooter elétrica CE 04, a BMW apresenta agora a mais radical CE 02. É igualmente movida em exclusivo por eletricidade, mas pode ser conduzida a partir dos 16 anos.

O seu motor tem uma potência máxima de 15 cv, que lhe permite alcançar os 50 km/h em cerca de três segundos e alcançar os 95 km/h de velocidade máxima. Com a bateria de 3,92 kWh, o peso fica ligeiramente acima dos 130 quilos e a autonomia máxima poderá superar os 90 quilómetros.

ÓCULOS INOVADORES

As novidades da BMW Motorrad, no entanto, não se ficaram pelos modelos de duas rodas. Outro dos principais destaques revelados nestes dias foram os novos óculos da marca. Só que não são aqueles mais convencionais para conseguir ver um pouco melhor ou para protegerem a vista do sol.

Além de ajudarem em todas essas coisas, os novos ConnectedRide Smartglasses da BMW conseguem projetar informações no interior das lentes, que nos servem como se fosse um painel de instrumentos adicional. Mais ou menos da mesma forma que um head-up display. Quando conectados ao nosso smartphone e à BMW Motorrad Connected App, através de Bluetooth, podemos receber informações como a velocidade, a mudança engrenada ou as direções do sistema de navegação. Opcionalmente, podem ser incluídas lentes mais escurecidas para os dias de sol mais intenso e até um adaptador que consegue ser usado até um máximo de 4,5 dioptrias, perfeito para quem usa óculos.A bateria dura cerca de 10 horas.

PARTICIPANTES DE 60 NACIONALIDADES

Segundo a BMW Motorrad, estiveram presentes mais de 37 mil pessoas, provenientes não só da Alemanha e dos seus países vizinhos, mas de um total de 60 nacionalidades diferentes. Fosse na Messe de Berlim ou em todos os espaços da marca que estiveram preparados para estes dias, incluindo o Festival Pure&Crafted que também se realizou em Berlim nas mesmas datas, houve sempre muito para ver. Nem faltou um “poço da morte”, com pilotos bem talentosos e diversas outras demonstrações e exposições.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *