DE REGRESSO A GARMISCH-PARTENKIRCHEN
Após a grande festa do 100.º aniversário da BMW Motorrad na fábrica de Berlim, o maior evento de motos BMW Motorrad do mundo regressou a Garmisch-Partenkirchen! Foram três dias de pura cultura motociclista, ambiente de festa e ensaios de condução ímpares.
Para todos os entusiastas da BMW Motorrad e para uma grande maioria dos apaixonados pelo mundo das duas rodas, o município de Garmisch, na Alemanha, é sobejamente conhecido. A sua localização privilegiada a fazer parte dos Alpes, na zona da Baviera, é sinónimo de passeios incríveis e de experiências inesquecíveis com os modelos de duas rodas da BMW. Sendo que, desde há 18 anos, é também a “casa” do BMW Motorrad Days, um evento anual, que junta fãs e funcionários, provenientes de todas as zonas do globo, com o objetivo de celebrar esta marca, agora centenária.
Precisamente por este motivo, a “festa” do ano passado foi realizada de uma forma um pouco diferente do habitual. Para comemorar o primeiro centenário da BMW Motorrad, a marca deixou o município de Garmisch “sossegado” durante um ano e organizou a sua festa anual na cidade de Berlim, próximo da fábrica principal dos seus modelos de duas rodas. A quantidade de eventos, espetáculos, encontros e experiências realizadas em conjunto com o BMW Motorrad Days fizeram com que a edição de 2023 tivesse sido lendária. No entanto, e de uma forma geral, a opinião dos visitantes mais recorrentes foi praticamente a mesma: o BMW Motorrad Days de Berlim foi excelente e grandioso, mas não houve a mesma energia e o mesmo ambiente que caracterizam os dias passados em Garmisch.
Por esse motivo, provavelmente, a edição deste ano do BMW Motorrad Days regressou à cidade de Garmisch-Partenkirchen, às suas estradas sinuosas e às espetaculares passagens alpinas desta zona. Ou seja, a “mistura única que cria as condições ideais para os entusiastas de motos de todo o mundo”, tal como referido pela BMW. De 5 a 7 de julho, foi para esta localidade que um grande número de sistemas de navegação foi direcionado. Os restantes não precisaram, pois já sabiam o caminho de cor.
A nova BMW R 1300 GS
Depois da inscrição e do registo no evento, toda a gama de modelos atual da BMW Motorrad estava disponível para ensaios e experiências de condução, ainda que este ano, como esperado, uma das maiores novidades tenha sido a nova BMW R 1300 GS, que chegou recentemente ao mercado, mas também a sua versão Adventure, para as viagens mais longas, em estreia absoluta na edição deste ano de Garmisch.
Face à versão “normal”, que até já tivemos oportunidade de testar em Portugal, a Adventure destaca-se pelo depósito de combustível com 30 litros de capacidade e pela sua autonomia máxima, que pode chegar aos 600 quilómetros, segundo a BMW. Além disso, o novo modelo também conta com uma proteção aerodinâmica melhorada, arcos de proteção e faróis adicionais integrados, mas também diversas soluções integradas para arrumação e instalação de acessórios.
No capítulo da tecnologia, a nova R 1300 GS ainda inclui soluções tão incríveis como o ajuste adaptativo de altura, que eleva a moto automaticamente em 30 milímetros depois de arrancar e a volta a descer imediatamente antes de parar, permitindo colocar os pés no chão ou o descanso com o máximo de conforto e segurança. A potência do motor boxer de cilindros opostos é de 145 cv e o binário é de 149 Nm.
Além da R 1300 GS, foi possível conhecer todas as melhorias efetuadas em diversas gamas, desde as mais complexas até a uma nova gama de cores para os modelos de seis cilindros, não esquecendo as mais urbanas CE 02 e CE 04 ou as desportivas S 1000 XR e RR, junto das suas versões assinadas pela M, ou seja, as M 1000 XR, M 1000 R e M 1000 RR.
Na zona Heritage, a personalização vai ainda mais longe, com a presença de modelos construídos por empresas do setor ou pelos seus proprietários, mas quase sempre com um estilo associado ao passado da marca. O projeto mais incrível, no entanto, será talvez o que foi apresentado pela própria BMW, que ainda se encontra na sua fase de protótipo e que através do seu nome (R20 Concept) revela estarmos perante um modelo equipado com um motor boxer de dois cilindros opostos, mas com uma capacidade de dois litros e com uma sonoridade simplesmente inacreditável. E depois, no centro do espaço Heritage, estão ainda as duas interpretações da R18 para uma realidade mais alternativa e que são dois exemplos perfeitos de que, no mundo da personalização, não existem grandes limites.
Outras atividades
Os maiores entusiastas da marca têm também disponível uma zona mais história, quase ao género de um museu, onde marcaram presença alguns dos maiores ícones da BMW Motorrad, ao longo destes últimos 100 anos, demonstrando o passado mais longínquo da marca e a sua viagem até aos dias de hoje. Entre todas as atrações que estão disponíveis ao longo dos três dias do evento, destaque ainda para o “obrigatório” poço da morte, ou Motodrom, onde a gravidade continua a ser desafiada da melhor forma. Além disso, ainda no que diz respeito aos espetáculos, foi também possível optar pelos shows de FMX, com os seus saltos impossíveis, com os de Drift e os de Freestyle, que nos mostraram as coisas inacreditáveis que se conseguem fazer com os modelos de duas rodas e que, provavelmente, nunca tentaremos recriar.
Claro que não se pode dispensar uma passagem pela área comercial, onde foi possível conhecer todas as novidades em termos de equipamento dos mais variados tipos, mas também a área dos parceiros da marca, com diversas soluções em termos de pneus, acessórios e tantas outras coisas. Além disto, estão também presentes as empresas responsáveis pela organização das mais variadas experiências de condução, um pouco por todo o mundo, sejam estas em pista ou por trilhos localizados em zonas que nunca viram asfalto.
No final de cada dia, houve sempre um espetáculo de música ao vivo, seguido por uma festa que se prolongava noite dentro. Tudo momentos que nos deixaram com vontade de regressar a Garmisch, mesmo antes de abandonar a cidade, ainda que agora, só mesmo para o ano, entre os dias 4 e 6 de julho. Antes disso, oportunidade para assinalar no GPS a cidade histórica de Peñíscola, em Espanha, cerca de 150 km a norte de Valência e praticamente a mesma distância a sul de Tarragona. Será aqui o próximo evento dos BMW Motorrad Days, entre 18 e 20 de outubro.
Bom dia, sou um apaixonado por motocicleta, em especial pela BMW, graças à Deus tive à oportunidade de possuir dois modelos da marca, e em breve se Deus quiser irei para terceira motocicleta 🏍 parabéns BMW pela marca!