A VERSÃO CARRINHA DO BMW M3, ou Touring, como é conhecida na marca, era um sonho que estava para ser realizado há uns bons anos. O mais perto que esteve de acontecer foi na sua geração E46, mas o mais longe que chegou foi mesmo ao formato de protótipo. Nas restantes gerações, nem isso. Pelo menos, não oficialmente.
Mas agora, finalmente, ela existe! A BMW M3 Touring é finalmente uma realidade na geração atual e já tivemos oportunidade de a conduzir. O visual mais agressivo foi uma das partes importantes do seu desenvolvimento, uma vez que, por se tratar de um M, tinha de estar presente o visual mais agressivo. Para isso, foi necessário alargar as cavas das rodas, para “arrumar” as vias mais largas e as jantes de maiores dimensões, em conjunto com a suspensão mais desportiva.
Por outro lado, não podia ser dispensada a versatilidade de uma carrinha, pois é esse o objetivo de existir uma M3 Touring. Ou seja, todos os reforços de carroçaria necessários num desportivo não podiam simplesmente entrar pelo habitáculo e tiveram de ser repensados. Ainda assim, continua a existir uma bagageira com 500 litros de capacidade e ainda se podem rebater os assentos traseiros.
A parte do M3 que não sofreu alterações foi mesmo o motor, que continua a ser um bloco de seis cilindros em linha, com três litros de capacidade e 510 cv de potência. No formato Touring, toda a potência é transmitida para as quatro rodas através do sistema de tração integral M xDrive, que continua a privilegiar o desempenho do eixo posterior. Em termos de números, a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,6 segundos e a velocidade máxima (limitada) de 280 km/h dizem quase tudo.