O PRIMEIRO BMW SÉRIE 5 ELÉTRICO
Apresentado no início dos anos 1970, o BMW Série 5 sempre representou da melhor forma um lado mais executivo, sem colocar de parte uma vertente mais familiar. A evolução tecnológica tem acompanhado as maiores novidades que a BMW vai colocando no mercado e, por essa razão, acaba de chegar a sua versão 100% elétrica, o BMW i5.
Esteticamente, este é o modelo que estreia diversos traços e conceitos estilísticos, uns inspirados no seu “irmão” mais velho, o BMW i7, e outros que são uma estreia absoluta. Em termos de exemplo, para o novo BMW i5 está disponível o sistema de iluminação em LED para a grelha frontal, mas não foi adotada a solução com dois grupos óticos distintos como no Série 7. Para o BMW i5, foi encontrada uma solução que inclui quatro traços quase verticais a assinar as luzes de condução diurna, ainda que o grande destaque na secção dianteira seja a grelha frontal com o característico “duplo rim” que, nesta versão elétrica é um painel e não uma “grelha” propriamente dita.
O visual do novo BMW Série 5 é mais arrojado do que o seu antecessor e tem a capacidade de nos esconder as suas enormes dimensões. A carroçaria do novo BMW i5 já fica além dos 5 metros de comprimento, sendo que,destes, 3 são a distância entre eixos, necessária para arrumar a bateria do sistema elétrico. Além disso, a largura fica em 1,90 metros e a altura ligeiramente acima do metro e meio. Os traços mais vincados estão presentes um pouco por toda a parte, ainda que se note uma elevada preocupação com a aerodinâmica. Os puxadores das portas estão integrados na carroçaria, por exemplo, e há entradas de ar laterais no para-choques dianteiro. No final da moldura das janelas laterais, não falta o característico “Hofmeister kink”, o traço que a BMW já integra nos seus modelos há algumas décadas. Mas agora, junto deste, está também um generoso número 5, identificando este modelo.
Imagem mais moderna
No habitáculo do BMW i5 também encontramos uma imagem bem mais moderna e com elementos que conhecemos no i7. O mais visível é a barra luminosa que cobre praticamente toda a largura do tablier e se prolonga pelos painéis das portas. Integra as saídas da ventilação de uma forma muito discreta e oferece diversos modos para o sistema de iluminação ambiente. Além disso, esta faixa tem também a capacidade de transmitir avisos luminosos caso sejam necessários. Na consola central, os comandos da caixa de velocidades e do sistema multimédia são o maior destaque, sendo que, em frente ao condutor, também encontramos dois monitores horizontais paralelos e integrados num único painel curvo, que assumem o papel do painel de instrumentos, com uma diagonal de 12,3 polegadas, e do monitor do sistema de infoentretenimento, com 14,9 polegadas.
A generosa distância entre eixos anuncia um habitáculo bastante espaçoso, especialmente no que diz respeito à segunda fila de assentos. No entanto, a grande novidade nesta nova geração do BMW Série 5 é a presença de uma solução totalmente vegana para o habitáculo, pelo menos, nas versões que não incluem o pacote desportivo da “M”.
Versões disponíveis
Em termos de motorizações, ou “sistemas”, neste caso, o novo BMW i5 terá duas opções de escolha, ambas com a quinta geração da tecnologia eDrive da BMW. Para começar, está uma versão eDrive40 equipada com um motor elétrico no eixo posterior e que tem um valor de potência máxima de 340 cv. Anuncia médias de consumo entre os 15,9 e os 18,9 kWh para cada 100 quilómetros, o que pode resultar numa autonomia máxima entre os 498 e 582 quilómetros.
Como alternativa, a BMW propõe algo um pouco mais desportivo e que até inclui a letra “M” na sua designação. Trata-se do i5 M60 xDrive, que já inclui um sistema elétrico com dois motores, um em cada eixo e, por isso, com quatro rodas motrizes. Nesta versão, a potência máxima já fica nos 605 cv, o binário nos 820 Nm e as médias de consumo declaradas andam entre os 18,2 e os 20,6 kWh. Desta forma, a autonomia anunciada desce para números entre os 455 e os 516 quilómetros, ainda que estes sejam seguramente muito mais divertidos. Só para ter uma ideia, o patamar de potência semelhante ao do BMW M5 da geração anterior traduz-se numa aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos e numa velocidade máxima de “apenas” 230 km/h, uma vez que está limitada pela eletrónica.
Além disso, a versão mais desportiva do BMW i5 inclui detalhes decorativos específicos, como um novo desenho dos para-choques e um difusor de ar traseiro. A suspensão adaptativa também está presente, descendo a altura ao solo em cerca de 8 milímetros e a direção é feita através das quatro rodas, graças à presença do sistema Integral Active Steering, que é fornecido de série nesta versão. A suspensão adaptativa da M pode receber, em opção, um sistema de barras estabilizadoras ativas, melhorando ainda mais o desempenho dinâmico do BMW i5.
Alimentação elétrica
A presença de um sistema elétrico com uma enorme (e pesada) bateria faz com que o peso total do BMW i5 M60 xDrive chegue perto das 2,4 toneladas. No entanto, na lista de equipamento de série desta versão, também podemos encontrar um sistema de travagem mais eficiente, com a assinatura da “M”. Opcionalmente, podem ser adicionados pneus mais desportivos.
Em ambas as versões, a bateria destinada a alimentar estes sistemas elétricos tem uma capacidade de 81,2 kWh. Para a carregar, são aceites ligações em corrente alternada (AC) ou contínua (DC), sendo que, no primeiro caso, a potência de carga máxima varia entre os 11 e os 22 kW, caso a ligação seja monofásica ou trifásica, respetivamente. Em corrente contínua, a potência de carregamento pode chegar aos 205 kW, o que se traduz em cerca de 30 minutos para passar a carga da bateria dos 10 aos 80%.
O novo BMW i5 já se encontra disponível no mercado nacional, mas apenas na versão berlina de quatro portas. No entanto, quem aguardar até à primavera de 2024, poderá optar pela versão carrinha, ou Touring, como conhecemos este formato na BMW. Será disponibilizada com as mesmas versões que a versão de quatro portas e, sim, as 100% elétricas também estão incluídas pela primeira vez desde sempre com este formato.