VERSATILIDADE ÚNICA E EQUIPADA PARA TODOS OS DESAFIOS
Quatro décadas depois de ter associado o seu nome às provas de resistência em todo-o-terreno mais duras do planeta, a BMW GS dá continuidade à sua constante evolução com a apresentação da nova R 1300 GS.
Não se trata de mais uma remodelação estética ou de um acrescento de equipamento, como tem acontecido ao longo dos últimos anos. A R 1300 GS é totalmente nova, quase até ao último parafuso.
A primeira impressão visual é que este novo modelo está muito mais compacto que o seu antecessor. A nova GS parece mais estreita e elegante, quase como se tivesse efetuado uma séria dieta misturada com umas sessões mais intensas de ginásio. Uma das novidades mais visíveis é referente ao novo desenho do farolim dianteiro, totalmente em LED, mas com um elemento principal ao centro e luzes de condução diurna, que formam uma espécie de X em torno deste.
Quanto ao motor, mantém-se a obrigatória configuração de dois cilindros opostos, mas com a cilindrada aumentada para os 1300 cc, a potência para os 145 cv e o binário para uns “musculados” 149 Nm. A maior diferença, no entanto, está no facto de ser mais dócil e bem-comportado, tendo ficado até menos ruidoso. O resultado, em conjunto com uma ciclística que foi otimizada e até viu alguns componentes a mudarem de localização, é um prazer de condução muito mais preciso, muito mais estável e também mais confortável.
A proteção aerodinâmica inclui um vidro de regulação elétrica, que se ajusta facilmente, mesmo enquanto estamos a olhar para a instrumentação totalmente digital com uma leitura quase perfeita, sendo que todas as suas funções são selecionáveis através do novo comando multifunções que se revelou bastante prático de utilizar.