DESFILE DE ESTRELAS
Já com século e meio de história, a Villa Erba, nas margens do lago Como, em Itália, estará para sempre associada a um dos eventos anuais mais elegantes do mundo automóvel. A edição deste ano do Concorso d’Eleganza não foi das melhores no que diz respeito à meteorologia, com um grande número de automóveis a chegar aos relvados do emblemático Hotel de Villa d’Este sobre piso molhado. No entanto, não foi por isso que se perdeu a elegância, o requinte e o Concorso esgotado.
Tal como também já faz parte da tradição, a organização do Concorso d’Eleganza mantém o BMW Group como o seu principal mecenas, sendo essa uma das razões que faz as marcas do grupo reservarem algumas das suas novidades para estes dias. Este ano, um dos cabeças de cartaz foi o mais recente dos BMW Art Cars, com autoria de Julie Mehretu e desenvolvido com base no BMW M Hybrid V8 race car que vai participar na próxima edição das 24 horas de Le Mans. Foi apresentado oficialmente no Centre Pompidou, em Paris e agora marcou presença no Concorso d’Eleganza.
Além do Art Car da BMW, também estiveram presentes algumas surpresas desenvolvidas pelo departamento de designdo BMW Group, liderado por Adrian van Hooydonk. Este ano, a honra esteve a cargo do BMW Concept Skytop, um descapotável de dois lugares de visual futurista, mas com uma inspiração mais clássica em modelos como o BMW Z8 ou o 503. Dos modelos mais recentes da marca é herdada a grelha frontal iluminada, ainda que esta tenha o formato histórico dos Shark-Nose nascidos em Munique. Desde a secção dianteira até à parte de trás, o BMW Concept Skytop é também identificado por um proeminente friso longitudinal e no habitáculo marcam presença diversos componentes em pele castanha e em cristal. As jantes de desenho exclusivo adicionam um toque ainda mais elegante a todo o conjunto e, sob o capot, está escondido o motor V8 mais potente de todos os disponíveis no catálogo da BMW.
As novidades do BMW Group não ficaram apenas pelos modelos de quatro rodas, uma vez que também a BMW Motorrad teve uma surpresa para apresentar. Batizada como R20 Concept, a proposta de duas rodas foi concebida com todos os elementos mais históricos da marca, mas como se estes tivessem regressado de uma viagem no tempo. Entre eles, por exemplo, está um motor boxer com dois litros de capacidade, que deixa o seu som sair por um sistema de escape mais aberto que o habitual, de forma a mostrar a sonoridade mais pura deste motor. A transmissão é feita por veio, sendo que este é visível na lateral do braço oscilante, em vez de estar escondido como nos modelos de produção. E para levar a cultura dos “Big Boxer” para outro nível, a marca também incorporou um enorme depósito de combustível com uma pintura personalizada “hotter than pink” dos anos 1970, um assento forrado em alcantara e um sistema de iluminação em LED com elementos em alumínio impressos em 3D.
VENCEDOR ABSOLUTO
Depois de todos os passeios, desfiles, distinções e prémios, e também tal como acontece todos os anos, no final do Concorso d’Eleganza tem sempre de haver um “Best of Show”. Este ano, a honra coube ao Alfa Romeo 8C 2300 de 1930, com uma carroçaria Spider assinada por Figoni, que faz parte da HM Collection da Bélgica. Foi o vencedor da Classe G (Time Capsules: Cars that the Outside World forgot) e escolhido como o melhor automóvel do evento deste ano. O seu proprietário recebeu o Trofeo BMW Group – Best of Show das mãos de Helmut Käs, CEO do BMW Group Classic e presidente do Concorso d‘Eleganza Villa d´Este. Em conjunto com o troféu, o proprietário do “Best of Show” também recebeu um relógio da A. Lange und Söhne, um 1815 Chronograph em ouro branco, produzido especificamente para este momento e que foi entregue pelo CEO da empresa, Wilhelm Schmid.
Nesta mesma categoria (Time Capsules: Cars that the Outside World forgot), a menção honrosa foi para um Bugatti Type 35C de 1928, que faz parte da Auriga Collection, da Alemanha. Tem a particularidade de manter o seu estado de conservação original, com quase 100 anos de histórias para contar, uma vez que o único restauro recebido neste tempo incidiu apenas na parte mecânica. Por causa disso, é possível ver como um automóvel “envelhece naturalmente”, guardando pedaços de história um pouco por todos os cantos da carroçaria. Este mesmo Bugatti também recebeu o Trofeo Vranken-Pommery, que distingue o automóvel mais icónico do evento e que também é escolhido pelo júri.
Outro dos prémios mais desejados é o Coppa d’Oro Villa d’Este, que é praticamente um “Best of Show”, mas escolhido pelo público e não pelo júri do evento. O vencedor, este ano, foi um dos modelos mais modernos de sempre, mas que já conta com uma forte presença na história do mundo automóvel, o McLaren F1. A criação de Gordon Murray foi a vencedora da Classe H (The Need for Speed: Supercar Stars of the Video Generation) e é uma unidade produzida em 1995, trazida de Inglaterra até às margens do lago Como pelo seu proprietário, Tony Vassilopoulos, que já não é um novato nas vitórias do Concorso d’Eleganza. Como menção honrosa, esta categoria também destacou um Porsche 959 Komfort de 1988, que faz parte de uma coleção privada, nos Estados Unidos.
PRÉMIOS ESPECIAIS
No Concorso d’Eleganza Villa d’Este, além das oito categorias principais, também existem alguns prémios mais especiais, tais como o Trofeo BMW Group Ragazzi, em que o modelo vencedor é escolhido por crianças com menos de 16 anos. Este ano, o vencedor foi um Lamborghini Diablo GT de 1999, propriedade de Jose Cobian, do México.
O Concorso d’Eleganza Design Award, destinado a Concept Cars e protótipos, em que o vencedor também é escolhido pelo público, foi entregue ao Alfa Romeo 33 Stradale, o modelo desenvolvido em 2023 pelo Centro Stile da Alfa Romeo. A edição deste ano do evento de Villa d’Este contou ainda com a presença de outros protótipos e estudos de design, tais como o Alpenglow da Alpine, por exemplo, equipado com um motor de combustão movido a hidrogénio, o Pininfarina Pura V, o Triumph TR25 desenvolvido pela empresa britânica Makkina, um Lotus Type 66 dos tempos modernos ou o Koenigsegg CC850, a reinterpretação mais atualizada de um dos modelos mais importantes da marca sueca.