APRESENTADO EM MIAMI, NO EVENTO ART BASEL, no passado mês de novembro, o Concept XM da BMW levanta o véu sobre algumas das soluções que a marca pretende incluir nos seus próximos modelos. É o segundo modelo a ser desenvolvido totalmente pela BMW M GmbH, desde o histórico BMW M1 de 1978, e conta com um visual bastante marcante e que certamente não deixará ninguém indiferente neste ano em que a BMW M comemora o seu 50º aniversário.
A grelha dianteira com os característicos rins num formato octogonal iluminado são, talvez, o primeiro ponto que nos desperta a curiosidade, mas mesmo ao lado desta, estão os faróis dianteiros de desenho muito esguio e bastante agressivos, que contribuem para um visual bastante futurista e muito arrojado que caracteriza este novo Concept XM.
Para alimentar este enorme SUV, está presente um sistema híbrido que combina um motor V8 com um elétrico de elevadas prestações. Quando combinados, conseguem oferecer uma potência máxima de 750 cavalos e um binário de 1000Nm, que certamente se traduzirá em prestações dignas de registo. Em modo puramente elétrico, a autonomia declarada é de 80 quilómetros, perfeita para a rotina diária da grande maioria dos condutores.
A bordo, o ambiente de lounge é marcado pela presença das esculturas tridimensionais do tejadilho, criadas com efeitos de luz, mas também pela originalidade dos traços e das formas, elevando alguns dos componentes tradicionais para uma nova era temporal. Em frente ao condutor, o novo painel de instrumentos totalmente digital tem um formato curvo, que ainda envolve mais o condutor nos momentos de condução.