NOVA EXPERIÊNCIA EM DUAS RODAS
A chegada da nova BMW C evolution marca o início de um novo capítulo no segmento de mobilidade urbana para a BMW Motorrad. Os dois modelos maxi-scooters de propulsão convencional – BMW C 600 Sport e BMW C 650 GT – combinam as qualidades de passeio de uma moto com a agilidade específica de uma scooter e o conforto inerente ao design. A nova BMW C evolution, eletricamente alimentada, vai ainda mais longe ao combinar a diversão e o dinamismo com os benefícios de desempenho de emissões zero para criar toda uma nova experiência em duas rodas.
Após terem deixado os motociclistas adeptos das maxi-scooters entusiasmados com as suas duas propostas C 600 Sport e C 650 GT, ambas movidas por um motor convencional a gasolina, chega agora a vez de a BMW revolucionar e acrescentar uma nova dimensão à forma como olhamos e pensamos o conceito de mobilidade urbana. A BMW C evolution, para além do seu aspeto futurista, especialmente ao nível das cores utilizadas, pouco habituais, deixa as nossas atenções totalmente focadas no seu motor elétrico refrigerado por líquido e nas baterias de iões de lítio de alta voltagem refrigeradas por ar. De referir que a C evolution pode ser conduzida apenas com carta de automóvel, tal como uma 125 cc. A potência máxima desta solução amiga do ambiente é de 35 kW, ou seja, 47 cv de potência. Este valor permite à maxi-scooter elétrica atingir uma velocidade máxima de 120 km/h, valor limitado eletronicamente, com a BMW a garantir que a aceleração, tal como habitualmente acontece em veículos elétricos, é superior a muitas maxi-scooters de 600 cc, pois toda a potência e binário estão disponíveis a partir do momento inicial em que rodamos o acelerador.
Mas mais do que a potência máxima, o que realmente procuramos numa moto elétrica é uma autonomia suficiente para o nosso dia a dia, e aqui, a BMW Motorrad trabalhou afincadamente para oferecer aos condutores uma solução para este problema. A autonomia das baterias em plena carga é de 100 km antes de ter de parar e ser ligada a uma qualquer tomada doméstica para recarregar energias. E quanto tempo demora até ficar totalmente carregada de novo? Depende da forma de carregamento: cerca de quatro horas se for ligada a uma tomada de 220V com uma corrente de 12A; se a corrente elétrica for de 16A, o tempo de recarga total desde vazio é de apenas três horas. Resultado da sinergia entre os departamentos – dos automóveis e das motas – dentro do grupo BMW, a C evolution conta com um inovador sistema de recuperação de energia, readquirindo-a para as baterias enquanto o acelerador está totalmente “fechado” e a mota em andamento, ou quando travamos. Este sistema permite que o condutor opte entre quatro modos de funcionamento: Road – temos aceleração máxima em todos os momentos, recuperação de energia a 50% através do acelerador e total em travagem; Eco Pro – a aceleração é restringida ao máximo, sendo que o sistema procura recuperar ao máximo a energia em travagem ou através do controlo do acelerador; Sail – elimina por completo o efeito de travão quando se fecha o acelerador, o que não permite recuperar energia nesse momento; Dynamic – para além de recuperar o máximo de energia, permite ainda usufruir de aceleração máxima.
No que toca a novidades tecnológicas, a BMW incluiu na C evolution um último destaque para o sistema de controlo de tração, denominado de Torque Control Assist. O TCA limita a quantidade de binário que o sistema de transmissão por correia entrega à roda traseira, dependendo da perda de aderência que o sistema nota que acontece no pneu traseiro. Por último, mas não menos importante, a C evolution apresenta também novos estilos em termos de cores. Esta mota elétrica encaixa-se harmoniosamente na família BMW Motorrad, enquanto a combinação de cores – branco não metálico e verde elétrico – simboliza a capacidade de fundir um estilo eco-amigável com um excelente desempenho dinâmico.