BMW

PRAZER DE CONDUÇÃO BMW

COM ZERO EMISSÕES

 

A BMW escolheu a cidade de Amesterdão para apresentar o BMW i3, o seu primeiro veículo elétrico. Este novo modelo, da submarca “i”, está já disponível para acelerar em Portugal.

 

Conhecida como a cidade dos canais, Amesterdão é, por si só, uma atração. Pequena e com um traçado singular, preserva no centro a arquitetura do século XVII, enquanto os prédios altos e modernos ficam situados nos subúrbios. A praça Dam é o marco para se orientar e é lá perto que se concentram os coffee shops e bares. Outras atrações interessantes são os museus, como o Van Gogh, o Rijksmuseum (com uma grande coleção de Rembrandt, Frans Hals e Vermeer) e o Stedelijk, museu de arte moderna (com obras de Cézanne, Kandinsky, Kirchner, Chagall, Mondrian e Picasso). Em Amesterdão a tolerância e o respeito pelos hábitos de cada um são a base das relações e é, também por isso, que esta é uma cidade multicultural. O elétrico (Tram) é, sem dúvida, o melhor meio de transporte para nos deslocarmos, mas a FRONTLINE optou por algo com mais estilo, mas, contudo, amigo do ambiente. Falamos do novo BMW i3, a nova aposta da marca bávara.

 

Sistema elétrico revolucionário

Nascido sob o lema “Born Electric”, o BMW i3 é o primeiro veículo premium do mundo projetado, desde logo, para ser alimentado por um sistema elétrico com construção leve revolucionária. O resultado é o prazer de condução, característico de um BMW, mas com zero emissões. O primeiro modelo 100% elétrico do BWM Group vem oferecer uma forma totalmente nova de sentir o prazer de condução, a sustentabilidade e a conetividade no ambiente urbano. A submarca “i” representa o desenvolvimento de veículos visionários e serviços de mobilidade, com um design inspirador e um novo entendimento do conceito premium, fortemente definido pela sustentabilidade aplicada em toda a cadeia de valor do primeiro produto da submarca, o BMW i3. Este modelo abrange um novo conceito de mobilidade, colocando ao dispor do condutor o leque de serviços 360º Electric, que vem ajudar a desmistificar as questões da autonomia e do carregamento. Para uma total comodidade dos utilizadores, o BMW i3 tem ao dispor diferentes modalidades de carregamento, que pode ser feito de forma simples e rápida, tanto em casa como no local de trabalho, através da Wallbox BMW i, como em viagem, recorrendo à extensa rede de postos de carregamento disponível em Portugal (atualmente existem mais de 1300 postos públicos). De referir que o próprio BMW i3, com o auxílio dos serviços BMW ConnectedDrive, identifica a localização dos postos mais próximos. Por sua vez, o sistema de navegação do BMW i3, integralmente ligado em rede e com mapa dinâmico de autonomia e localizador de postos de carregamento, guia o condutor até ao posto mais próximo. Quanto ao carregamento das baterias, as soluções passam pelo tipo normal (AC) e/ou rápido (DC), quer nos postos públicos quer em locais privados – feito diretamente a partir de uma tomada elétrica convencional (o cabo necessário para o efeito faz parte do equipamento de série do BMW i3) ou através da Wallbox BMW i, uma solução concebida para tornar o carregamento a partir de casa ou do local de trabalho ainda mais fácil e eficiente. Associado a este primeiro modelo da submarca “i” está ainda o serviço BMW i Add-on Mobility, que permite que o proprietário do BMW i3 tenha a opção de, numa situação em que necessite percorrer distâncias maiores, ter acesso ao aluguer de uma viatura com motor a combustão. Este serviço está disponível de série para todos os BMW i3 comercializados em Portugal, por dois anos e inclui 10 dias/ano de utilização.

 

Mobilidade em rede

A tecnologia e a ligação ao mundo exterior estão entre as grandes apostas do BMW i3, e um dos exemplos disso mesmo é a aplicação BMW i Remote para iOS e Android, que permite receber em qualquer altura informações detalhadas sobre o estado atual do veículo. As informações englobam o estado de carga da bateria, o raio de autonomia (em função da carga que apresenta), mensagens de manutenção e a localização do mesmo. Já o serviço Charge Control permite iniciar ou concluir à distância o processo de carregamento. A climatização do habitáculo pode ser ativada através de um smartphone, ainda antes de a viagem ser iniciada. Tudo para que o interior do BMW i3 tenha a temperatura ideal, otimizando simultaneamente o funcionamento da bateria de alta tensão.

 

Design visionário

O design visionário deste modelo evidencia claramente as características desportivas inerentes à marca. O seu conceito inovador inclui um compartimento de passageiros desenvolvido em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), que combina leveza, estabilidade, segurança, tudo num espaço extraordinário. Sugerindo dinamismo e eficiência, no interior, o foco está no espaço, funcionalidade e caráter premium. Para além de serem usados materiais naturais, 25% do peso dos plásticos utilizados no interior são compostos por material reciclado ou matéria-prima renovável. Os têxteis dos bancos utilizam fibras 100% recicladas.

 

Desempenho notável

Com uma potência máxima de 170 cv e um binário máximo de 250 Nm, com a fonte de energia do motor a ser gerada a partir de células de armazenamento de iões de lítio integradas na plataforma do veículo, o BMW i3 tem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h de apenas 7,2 segundos. O seu baixo centro de gravidade – resultado de um baixo e central posicionamento das baterias – e a distribuição do peso contribuem para agilidade do modelo. A bateria permite uma autonomia de 190 km (EU-Cycle), o que corresponde a 130/160 km em condução urbana. De realçar ainda que o sistema propulsor do BMW i3 resultou dos mais de 20 milhões de quilómetros de testes com veículos elétricos no BMW Group.