BMW

P90156594_highResFUNCIONALIDADE E ESTÉTICA

UM NOVO PRAZER DE CONDUÇÃO

O BMW Série 2 Active Tourer é o novo elemento da família bávara. O seu visual exterior estabelece novas referências neste segmento de veículos, no que respeita ao comportamento dinâmico. No generoso interior reina uma constante sensação de leveza a par de uma sensação de modernidade e estética. Tivemos oportunidade de testar esta nova aposta nas sinuosas estradas do Tirol e o resultado foi francamente positivo.

Rumar ao Tirol austríaco, para a apresentação de um automóvel pode parecer exagerado, mas na verdade não o é, quando o automóvel de que falamos é o novo BMW Série 2 Active Tourer. Numa clara prova de que é possível combinar a funcionalidade e a estética, o visual exterior do BMW Série 2 Active Tourer estabelece novas referências neste segmento de veículos. Na secção frontal destacam-se o para-choques de contornos vivos, o para-brisas baixo e o capot elevado. As expressivas linhas laterais permitem destacar a presença dinâmica, sugerindo um automóvel que acelera mesmo quando imobilizado. Para além disso, a elevada linha do tejadilho e as portas de dimensões generosas oferecem um fácil acesso a todos os lugares. Ao olhar para este novo modelo apercebemo-nos de que é um modelo mais alto, contudo, apesar da sua altura, o apurado design da secção traseira, com os grandes farolins em L e as generosas cavas das rodas, oferece um visual marcadamente desportivo ao BMW Série 2 Active Tourer. A bagageira, com o seu canto inferior mais baixo, oferece um acesso confortável, facilitando a introdução de bagagem na mala.

Descobrir o interiorP90144971_highRes

No interior do BMW Série 2 Active Tourer reina uma constante sensação de leveza, quer se transporte muita ou pouca carga. Os materiais de elevada qualidade e os frisos interiores, em cores subtis, combinam perfeitamente com as amplas superfícies vidradas e o tejadilho panorâmico opcional, resultando num interior extremamente luminoso. A mesma atmosfera de leveza aplica-se ao painel de instrumentos, que parece pairar no habitáculo, conferindo uma sensação de modernidade e estética interior. Por outro lado, a posição elevada dos bancos oferece uma melhor visibilidade em torno do veículo. O interior do BMW Série 2 Active Tourer é extremamente funcional. Na marcante consola central, na superfície interior das portas e no encosto opcional de braços central, encontram-se diversos compartimentos para guardar objetos, entre os quais um com fecho, para smartphone ou óculos, e espaço suficiente para arrumação de copos e garrafas. Para uma maior comodidade, basta um simples movimento com o pé sob o para-choques traseiro para que a bagageira abra ou feche automaticamente. Com chão desdobrável, a bagageira torna o BMW Série 2 Active Tourer num veículo muito versátil. Com o chão fechado, a superfície plana oferece uma capacidade de carga de 420 kg, podendo ser transportadas grades de bebidas, cestos e sacos. Na zona inferior do chão da bagageira encontra-se um compartimento adicional com capacidade para cerca de 70 litros de bagagem e uma prática caixa para transportar pequenos objetos. O chão da bagageira pode ser aberto, facilitando consideravelmente o acesso ao compartimento que se encontra na zona inferior da mala.

P90156528_highResPotência fantástica

Graças à tecnologia BMW TwinPower Turbo, as inovadoras motorizações BMW a gasolina e diesel oferecem uma fantástica potência e uma espontânea capacidade de resposta, mesmo em níveis de rotações baixos, primando sobretudo pelo reduzido consumo de combustível e reduzidas emissões de CO2. Os motores da nova geração combinam as mais recentes tecnologias de injeção e de comando variável da potência com a inovadora tecnologia de turbocompressão, aumentando a eficiência e a dinâmica. De acordo com pesquisas da BMW, o modo ECO PRO permite uma redução do consumo até 20%, na função do estilo de condução pessoal. A função “velejar” (num veículo com transmissão automática) e a função ECO PRO Route (apenas em conjunto com o sistema de navegação Professional) permitem aumentar o potencial de poupança de combustível. Se o veículo não necessitar de força propulsora em velocidades que se situem entre os 50 e os 160 km/h, a função “velejar” efetua uma desacoplagem do motor, de modo a poupar combustível. Paralelamente, a combinação entre o Cruise Control e o modo ECO PRO ativos, permite acelerar com maior eficiência após cada travagem. O modo ECO PRO Route indica o percurso mais eficiente, dependendo do estado do trânsito, estilo de condução e condições da via. Através do modo ECO PRO Route, o computador de bordo indica a quantidade de combustível que é possível poupar. Recorrendo à função Auto Start Stop, o veículo consome combustível apenas quando circula. Ao parar, por exemplo, nos semáforos ou em pleno trânsito, a função Auto Start Stop explora todo o potencial de poupança, desligando o motor assim que o condutor tira o pé da embraiagem e coloca o veículo em ponto-morto (transmissão manual), ou quando trava até à completa imobilização da viatura (transmissão automática). O condutor pode desativar a função Auto Start Stop a qualquer momento, bastando premir o botão respetivo.

Outras funcionalidadesP90141683_highRes

Todos os processos de travagem libertam energia cinética, durante muito tempo desaproveitada. O sistema de regeneração da energia de travagem efetua a recuperação de todo este potencial, produzindo energia elétrica, ao mesmo tempo que carrega a bateria em regime de desaceleração ou travagem. Graças a este sistema inteligente de gestão energética, o dínamo não necessita de funcionar permanentemente, aliviando o gerador. Resultado: o consumo de energia é menor e a performance maior – um processo que se insere perfeitamente na filosofia de soluções BMW EfficientDynamics. A engrenagem da velocidade indicada no momento adequado permite reduzir o consumo – a eletrónica do motor calcula qual a velocidade mais eficiente, revelando através de uma seta luminosa, no painel de instrumentos, o momento em que deve ser engrenada a respetiva velocidade. O sistema reconhece também a intenção de aumento da velocidade, mostrando qual a velocidade a utilizar em função do regime de rotações mais elevado. Testes comparativos permitiram concluir que os veículos equipados com indicação do ponto de mudança de velocidade consomem cerca de menos 4% de combustível.