Bentley Bentayga EWB Mulliner

LUXO, REQUINTE E QUALIDADE 

Basta olhar para qualquer um dos modelos atuais da Bentley para percebermos o patamar de luxo em que esta marca se encontra e o ambiente para que nos deseja transportar sempre que nos sentamos ao volante de um dos automóveis produzidos na fábrica de Crewe. 

Desde o mais desportivo Continental GT ao mais executivo Flying Spur, passando pelo SUV Bentayga que continua a ser o modelo mais vendido da marca, o requinte e o luxo mantêm-se sempre de mãos dadas no mais simples detalhe que se possa imaginar. Apesar disto, há uns anos, a Bentley decidiu que estava na altura de ter um novo topo de gama. Ou seja, uma opção que ficasse acima de todas as outras e conseguisse representar a marca da melhor forma possível, mostrando tudo o que esta faz de melhor. A grande diferença face ao que a marca tem feito nas últimas décadas é que agora o mundo automóvel é feito de SUV, na sua maioria eletrificados e com uma grande percentagem de unidades a ter a China como destino, por ser o seu principal mercado. 

Com todos estes elementos em consideração, foi tomada uma importante decisão: o próximo porta-estandarte da Bentley e o seu novo topo de gama iria ser um SUV, mas não “apenas” uma versão mais luxuosa do já existente Bentayga. O novo modelo desenvolvido em Crewe foi praticamente desenvolvido de raiz, com a nobre missão de ocupar o lugar de topo na gama de modelos da marca britânica. E para garantir que tudo fosse efetuado com uma atenção quase obsessiva a todo e qualquer detalhe, muito deste desenvolvimento foi efetuado pelos artesãos da Mulliner, o departamento de personalização e projetos especiais da Bentley, com uma longa história e ligação a esta marca. 

Elementos distintivos 

Para todos aqueles que não ligam muito às origens desta versão e à razão da sua existência, esta pode parecer apenasmais uma versão do Bentayga com a carroçaria mais longa. Afinal, muitos dos detalhes estilísticos e o desenho dos grupos óticos são praticamente iguais aos do SUV já existente. No entanto, o Bentley Bentayga EWB Mulliner é muito mais do que isso. 

A diferença mais visível está na enorme largura das portas traseiras, que dão acesso ao espaço mais requintado em todo o habitáculo, mas também não faltam jantes com 22 polegadas de diâmetro e um visual mais elaborado face aos restantes modelos da gama. No capítulo da estética, o Bentley Bentayga já foi criado com os grupos óticos mais recentes, com um visual clássico por fora, mas uma verdadeira obra de arte no seu interior, especialmente os que adornam a secção dianteira deste modelo. 

Face à versão base do Bentayga, a versão mais longa adiciona 18 centímetros na distância entre eixos, sendo que todos estes estão reservados para a fila traseira de assentos. Além disso, a bordo, em vez do formato mais habitual, a parte de trás do habitáculo tem apenas dois lugares disponíveis, ainda que, em cada um deles, a nota de conforto esteja além de elevada. Em ambos, há 22 regulações elétricas, de forma a encontrar a posição mais confortável e no caso do passageiro traseiro que fica do lado contrário ao condutor, há ainda a hipótese de “afastar” o assento da frentee transformar o traseiro numa chaise-longue com funções de massagem e climatização já incluídas. 

Na consola central, entre os dois assentos traseiros, e além dos espaços de arrumação, há ainda suportes específicos para duas taças de champanhe, sendo que estas contam com um desenho exclusivo, desenvolvido já a pensar no novo modelo da Bentley. E para que o entretenimento a bordo se mantenha, em nível elevado, cada um dos passageiros traseiros dispõem de um ecrã à sua frente, com as informações da navegação, do sistema de som ou, porque não, com uma seleção de filmes para assistir durante uma viagem. 

Ambiente a bordo 

O ambiente a bordo do Bentley Bentayga EWB Mulliner também conta com um sofisticado sistema de iluminação, com 12 LED nos painéis interiores das portas dianteiras e 22 no das portas traseiras, sendo que a iluminação passa por pequenos orifícios do acabamento em pele, com menos de um milímetro de diâmetro. 

Ainda que os lugares traseiros sejam os de maior destaque neste novo topo de gama da Bentley, isso não quer dizer que assentos dianteiros fiquem esquecidos. Por esse motivo, para quem vai ao volante, o ambiente é tipicamente Bentley, em todos os detalhes. Não faltam elementos como o relógio analógico no topo do tablier, nem os comandos rotativos cromados, além de um volante que serve de moldura para um painel de instrumentos de visual mais clássico, ainda que seja totalmente digital. No centro do tablier, o ecrã de comando tátil destinado ao sistema multimédia, inclui todos os controlos necessários e os mais variados tipos de ligação a smartphones e ao resto do mundo, onde se incluem os mais variados serviços de streaming. E para que o ambiente acústico também seja perfeito, está presente um sistema de som de qualidade muito elevada, desenvolvido e afinado especificamente pela Naim para o habitáculo do Bentayga. 

O motor 

O motor escolhido é o majestoso bloco V8 biturbo com quatro litros de capacidade e uma potência máxima de 550 cv. O binário é de 770 Nm e as prestações quase nos deixam esquecer do peso mais elevado de todo o conjunto, que já fica acima das 2,5 toneladas. Ainda assim, e segundo as informações fornecidas pela marca, a aceleração dos 0 aos 100 km/h fica cumprida em apenas 4,6 segundos e a velocidade máxima é de 290 km/h, sendo que a tração integral é permanente e a passagem de potência para as rodas se faz com a ajuda de uma caixa de velocidades automática de oito relações. 

Para garantir o máximo desempenho dinâmico e um patamar de segurança ainda mais elevado, o Bentley BentaygaMulliner também já conta com um sistema de quatro rodas direcionais. A velocidades mais elevadas, acima dos 60 km/h, as rodas traseiras viram no mesmo sentido das dianteiras, garantindo uma maior estabilidade em curva. Abaixo dessa velocidade, o objetivo é transformar os mais de 5,3 metros de comprimento deste SUV topo de gama em algo bastante prático de conduzir e manobrar em ambientes mais urbanos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *