MAIS OU MENOS A MEIO DA GAMA DE MODELOS QUE A AUDI TEM disponível para o mercado nacional, o A5 Sportback continua a ser uma das propostas mais equilibradas e apetecíveis. A era da eletrificação ainda não o tornou exclusivo das versões híbridas ou mesmo 100% elétricas e ainda se mantêm disponíveis opções a gasóleo como a 35 TDI que tivemos oportunidade de conduzir. Ainda assim, esta já inclui um sistema mild-hybrid que otimiza o seu funcionamento, dando uma ajuda ao motor térmico quando este preciso, enquanto também reforça o desempenho do convencional sistema de 12V já existente.
Com a designação 35 TDI está presente um motor de dois litros com 163 cavalos de potência, associado a uma caixa de velocidades S tronic de dupla embraiagem e sete relações, que continua a ser uma boa proposta para quem tem a necessidade de percorrer muitos quilómetros por dia, mas não dispensa um certo patamar de conforto. Segundo os valores disponibilizados pela marca, a média de consumo combinado ronda os cinco litros para cada 100 quilómetros e mesmo com a presença do nível de equipamento S line, de visual mais desportivo e um acerto de suspensão mais firme, o A5 Sportback mantém uma boa relação entre conforto e desempenho dinâmico.
A escolha do nível de equipamento S line inclui também para-choques específicos e jantes de maiores dimensões, que só melhoram o visual deste coupé de quatro portas, que sempre se revelou bastante cativante desde o seu lançamento. A bordo, a posição de condução é perfeita e o espaço disponível é razoável, mesmo com uma linha de tejadilho mais descendente, essencial para o visual mais exclusivo do Audi A5 Sportback.