APRESENTAÇÃO – Toyota bZ4X

DE FORMA A TER UM PRIMEIRO CONTACTO NACIONAL com o porta-estandarte do movimento Beyond Zero da Toyota, o bZ4X, fomos convidados pela marca para uns quilómetros em modo 100% elétrico. O primeiro automóvel a ser desenvolvido apenas com a locomoção elétrica em mente está já em solo nacional e as letras que compõem a sua designação são precisamente as iniciais da família ‘Beyond Zero’, enquanto o número ‘4’ o integra no segmento D e a letra ‘X’ na categoria dos crossover.

A primeira versão a ficar disponível no nosso mercado é a que inclui apenas uma motorização elétrica e tração dianteira, que foi justamente a que tivemos oportunidade de conduzir. Conta com 204 cavalos de potência e um binário de 265 Nm, conseguindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,5 segundos e alcançar os 160 km/h de velocidade máxima. Mais importante que isso, no entanto, será a presença de uma bateria de 71,4 kWh, que lhe permite uma autonomia acima dos 500 quilómetros, ou mesmo acima dos 600 se ficarmos pela cidade. Isto, se for cumprida a média de consumo anunciada entre os 14,5 e os 16,7 kWh, algo que não nos pareceu muito difícil de conseguir no pequeno trajeto efetuado. Para o último trimestre do próximo ano, fica já prometida a versão com dois motores elétricos e com tração às quatro rodas, com valores de potência e autonomia muito semelhantes.

Em termos de equipamento, há três opções disponíveis (Exclusive, Premium e Lounge), com seis cores disponíveis para a carroçaria. No habitáculo, as linhas mais modernas seguem as que descobrimos no exterior, com elementos como o enorme monitor central e a instrumentação digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.