Alfa Romeo Tonale

UMA BELEZA FUNCIONAL, DINÂMICA E TECNOLÓGICA – Pensado para um mercado global, o novo Alfa Romeo Tonale foi apresentado como o ponto de viragem da marca para o futuro. 

Não estaremos muito enganados se dissermos que este é o modelo mais importante da década para a marca italiana de Arese. O novo Alfa Romeo Tonale foi apresentado como o ponto de viragem da marca para o futuro e o que representa a sua metamorfose. Nasce de um projeto já integrado com o Grupo Stellantis, do qual a marca faz parte,e foi pensado para um mercado global. 

Não é preciso mais do que um segundo para perceber que se trata de um Alfa Romeo, caso o primeiro olhar tenha como destino a secção dianteira do Tonale, onde ainda é o Scudetto que conquista o maior destaque. Mas há outros detalhes muito interessantes. O sistema de iluminação, por exemplo, conta com três elementos iguais nas luzes de condução diurna, uma ideia aproveitada do SZ Zagato e que a marca adotou para os grupos óticos dianteiros e traseiros deste modelo. Depois, os elementos redondos nas jantes são também uma das características dos modelos da Alfa Romeo, que identificamos de diversas opções do seu passado, acontecendo o mesmo com a linha mais horizontal da carroçaria, que pode ser facilmente associada ao GTV 2000 da autoria de Bertone. Ou seja, o novo Alfa Romeo Tonale carrega inúmeros detalhes do lado mais apaixonante da história da marca, reunidos no visual que continua a conquistar mais clientes e a aumentar em termos de vendas nos mais variados mercados. 

O lugar do condutor 

No habitáculo do Tonale é fácil de perceber que o lugar de maior destaque é mesmo o do condutor. É a partir daqui que podemos admirar o novo painel de instrumentos totalmente digital, mas que inclui um desenho mais clássico de forma a não romper totalmente com o passado da marca, ainda que também possa alternar com um modo de desenho mais moderno. E depois, mesmo à nossa frente, marca presença um volante desportivo de três braços, forrado em pele, onde está o comando destinado a ligar e a desligar o motor, ou o sistema híbrido, neste caso. Atrás do volante, as hastes metálicas de dimensões mais generosas remetem-nos igualmente para um passado mais desportivo, estando numa posição fixa e não integradas no volante. Um pouco mais abaixo, na consola central, mas num local mais aproximado do lado do condutor, está o comando rotativo através do qual podemos selecionar o modo de condução desejado entre as posições dynamic, normal ou advanced efficiency (dna). Também na consola central, encontramos um conjunto de comandos físicos para o sistema de ar condicionado e um enorme monitor tátil no topo desta mesma consola, onde se encontram todos os outros comandos, tais como os do sistema de navegação, o infotainment e diversos outros menus de configurações e personalizações do sistema, por exemplo.Através deste, podemos selecionar diversos widgets para as páginas do ecrã principal, com acesso direto às funções que utilizamos mais vezes, de forma a que tudo fique mais ao gosto de cada utilizador. 

 Made in Italy 

De resto, e por se tratar de um modelo orgulhosamente made in Italy, há alguns detalhes como os existentes na consola entre os assentos, onde marca presença a bandeira italiana, mas também nos encostos de cabeça, que incluem o logo da marca cosido e contribuem para o visual mais desportivo a bordo. Além destes, estão também presentes assentos mais desportivos e com um apoio lateral mais pronunciado e uma dose de espaço nas duas filas que, não sendo uma referência, também não apresenta grandes limitações para a maioria das pessoas. Um pouco mais atrás, na bagageira, estão disponíveis 500 litros de capacidade, mais do que suficientes para a maioria das coisas que costumamos transportar. O piso deste compartimento poderá estar posicionado na opção mais funda, disponibilizando a totalidade deste espaço, mas também numa um pouco mais acima, praticamente ao nível do plano de carga e que deixa disponível um segundo espaço de arrumação debaixo do piso, mas com uma boa capacidade de arrumação para objetos de tamanho mais reduzido. 

Gama Tonale 

Em termos de níveis de equipamento, a oferta da gama Tonale começa com a versão Super, subindo para a Sprint, TI e para a Veloce. Mas a mais apetecível de todas é mesmo a Edizione Speciale. Não é a mais recheada em termos de equipamento, mas é a que vai estar disponível apenas na fase de lançamento deste modelo, tornando-a muito mais exclusiva. Apenas as opções híbridas estão disponíveis com esta versão, nas vertentes de 130 e 160 cv de potência, mas se a ideia era investir na motorização diesel que estará disponível em breve com o novo Tonale, alimentada pelo motor de 1,6 litros de 130 cv, será necessário optar pelo nível de equipamento TI, o mais recheado dos disponíveis para esta opção. Nas versões híbridas, a caixa de velocidades será sempre uma automática de dupla embraiagem e sete relações e o sistema híbrido, apesar de ser mencionado apenas como um sistema mild-hybrid de 48V, já tem a capacidade de fazer locomover o Tonale com o motor de combustão desligado, ainda que apenas em deslocações curtas e a baixa velocidade, como nas manobras de estacionamento, por exemplo. 

Apesar do formato mais familiar, o novo Alfa Romeo Tonale foi desenvolvido com a mesma componente de ADN que é capaz de nos acelerar a pulsação e fazer o sangue correr mais rápido pelo organismo. Para isso, os engenheiros da marca garantiram que a distribuição de peso deste conjunto fosse perfeita e que as suspensões estivessem adaptadas para otimizar os movimentos da carroçaria da melhor forma possível. Além disso, os maiores avanços da eletrónica nas últimas décadas fazem com que o Tonale já inclua um sistema de vectorização de binário no eixo motriz, que gere a potência da melhor forma, direcionando este SUV para o lado que estamos a apontar o volante e ajudando a manter a trajetória desejada. 

Esta nova era da Alfa Romeo inclui ainda um sistema associado a um NFT (non-fungible token), que engloba um conjunto de informações (inviolável) e que podem incluir a quilometragem de cada carro, as intervenções que já recebeu e diversas outras informações, melhorando o seu valor comercial no futuro devido à fiabilidade destas mesmas informações. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.