O Presidente da República realizou uma visita oficial aos Emirados Árabes Unidos, numa deslocação a Abu Dhabi e ao Dubai. Esta viagem teve, além da vertente política, uma forte vertente económica e empresarial.
O Presidente da República realizou, recentemente, uma visita oficial de dois dias aos Emirados Árabes Unidos, com passagem por Abu Dhabi e Dubai, numa viagem com um “pendor marcadamente económico”. Depois de ter aterrado de madrugada no Dubai, Aníbal Cavaco Silva começou o dia já em Abu Dhabi, dando início à primeira visita de um Presidente da República aos Emirados Árabes Unidos. O primeiro ponto de agenda foi um encontro entre Cavaco Silva e o príncipe real do Abu Dhabi, xeque Mohammad bin Zayed Al Nahyan (presidente em exercício dos Emirados Árabes Unidos), no Palácio Mushrif, seguido de um almoço. Cavaco Silva reuniu-se ainda com o xeque Hamed Bin Zayed Al Nahyan, do Fundo Soberano ADIA – Investimentos e ETIHAD Airways. Depois desta reunião, o Presidente da República seguiu para a mesquita Al Zayed, tendo o início da noite sido marcado por um encontro com empresários e participantes portugueses na primeira reunião da comissão mista Portugal-Emirados Árabes Unidos. A comissão mista, que se reuniu durante o primeiro dia da visita do chefe de Estado aos Emirados Árabes Unidos, foi presidida, do lado português, pelo vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, que integrou também a comitiva oficial da viagem. Já no Dubai, Cavaco Silva encontrou-se com o vice-presidente, o primeiro-ministro e o ministro da Defesa dos Emirados Árabes Unidos, além do emir do Dubai, xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum. Durante a visita, que se realizou a convite do príncipe herdeiro do Abu Dhabi, Cavaco Silva teve ainda tempo para se encontrar com a comunidade portuguesa residente no Dubai. Na comitiva que acompanhou o Presidente da República estiveram o presidente da Gulbenkian, Artur Santos Silva; o CEO da Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira, e o CEO da Bial, António Portela. Integraram ainda a delegação empresarial o presidente da Vicaima – Indústria de Madeiras e Derivados, Arlindo da Costa Leite; o administrador da área internacional do Grupo Visabeira, João Castro; e o advogado Pedro Rebelo de Sousa, da SRS – Advogados. O presidente da AICEP, Miguel Frasquilho, bem como os secretários de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário; da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves; e da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, não deixaram também de marcar presença.
De acordo com a Presidência da República, para além da vertente política, a visita presidencial aos Emirados Árabes Unidos teve uma “forte vertente económica”. Em 2013, e segundo dados apontados por Belém, foram exportados para os Emirados Árabes Unidos cerca de 160 milhões de euros em bens e serviços. Já no primeiro semestre deste ano, registou-se um aumento de 25% das exportações portuguesas para os Emirados, existindo já 613 empresas que exportam para aquele país. Quanto aos setores, eles são tão diversos como a construção civil, as farmacêuticas, os têxteis, o agroalimentar, entre outros.