Promover a experiência de sensações inesquecíveis através de fragrâncias é uma arte que se consegue com muita ciência. Uma fórmula perfeita é capaz de recriar, com apenas uma gota, um campo inteiro de flores, como diz Patrick Suskind no seu livro O Perfume. Conheça melhor o marketing olfativo.
Por que razão o cheiro de um creme protetor solar lembra as férias? E porque é que o cheiro de lenha queimada lembra as magníficas noites de Natal em família? Até há bem pouco tempo nunca ninguém tinha parado para pensar nisto, e as empresas não se tinham apercebido do efeito positivo que determinada fragrância pode ter nos clientes. A maior parte das empresas baseia a sua identidade corporativa na imagem (logótipo, patrocínio ou mobiliário) e também no som (música nas lojas ou a melodia de um anúncio televisivo). Contudo, a emoção que um odor evoca pode ser decisiva na hora de adquirir determinado produto e é possível identificá-lo com os valores que a marca pretende transmitir. Por tudo isto, a assinatura olfativa de um empreendimento, de uma marca ou de um produto é cada vez mais importante. O marketing olfativo é, desta forma, um fantástico recurso que tem como objetivo criar empatia entre os clientes, transformando um espaço num ambiente único. Por explorar o nosso sentido mais fiel, o olfato é uma ferramenta que tem sido utilizada em vários países e os resultados têm sido muito positivos. A Disney, por exemplo, utiliza essa ferramenta há 15 anos nos seus parques temáticos.
A i-sensis Perfume Design é uma empresa especializada na criação de fragrâncias como assinaturas olfativas que traduzam, de forma diferenciadora, a mensagem que os clientes pretendem transmitir. Na essência, a i-sensis cria emoções que resultam numa envolvência com a marca e que seja uma ligação afetiva positiva, criadora de bem-estar e de felicidade. A i-sensis pratica metodologias de briefing adequadas a cada caso, para a obtenção de um produto final que se adapta às exigências de uma determinadamarca e sirvam para elevar ainda mais o seu prestígio. O processo de briefing é iterativo e interativo, no qual se traduz o desejo do cliente em fragrância, e que só é dado por terminado quando os clientes se sentem surpreendidos e se identificam completamente com a fórmula desenvolvida como o seu aroma. Esta assinatura olfativa pode ser então aplicada em vários suportes, tais como perfumes de uso corporal, velas, reed diffusers e produtos perfumados, sendo estes suportes presentes numa grande variedade de escolhas ao nível de design, acabamento e embalagem. Todos estes produtos são produzidos em regime de private label e sob uma política de “chave na mão”. (…)