O FUTURO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

 Bertrand Editora

MARTIN FORD – A inteligência artificial (IA) já não é apenas um cenário de um futuro distante. Ela já está aqui, e muitas vezes nem nos apercebemos disso. Por exemplo, se tem um smartphone, já tem uma IA consigo. No ciberespaço é impossível não recorrer à IA. E ela já transformou em maior ou menor medida quase todas as áreas das nossas vidas, desde os diagnósticos dos médicos ao modo como nos relacionamos com os nossos amigos ou como lemos as notícias. Mas a verdadeira revolução ainda não chegou: prevê-se que a IA venha a ter impactos na economia, nas políticas públicas, na ordem social e na gestão dos Estados, no emprego, na criatividade, na inovação e na definição de energias sustentáveis.

E, embora Martin Ford alerte para os perigos que lhe estão associados (enviesamentos raciais e sociais, vigilância abusiva, manipulação de conteúdos e áudios ou vídeos gerados pela IA de eventos falsos) e para a necessidade da sua regulamentação, a visão do autor é simultaneamente positiva e otimista, destacando as vantagens da IA na resolução de problemas científicos, como, por exemplo, no empenho para reduzir o impacto das alterações climáticas e na gestão de pandemias.

Podemos achar que os perigos da IA são maiores do que os benefícios, ou podemos até ter a opinião contrária, mas o que é imprescindível é conhecê-la para melhor compreendermos o mundo que aí vem. Este livro é o guia para tudo o que precisa de saber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.