LIVROS

3 de Fevereiro de 2019

“Ser pela liberdade não é apenas tirar as correntes de alguém, mas viver de forma que respeite e melhore a liberdade dos outros Nelson Mandela (1918-2013, Estadista e Nobel da Paz) 

As 10 Questões do Interlúdio – João César das Neves  – Dom Quixote 

Nem recessão, nem recuperação. Vivemos no interlúdio entre duas crises, a de 2008 e a que vem aí:Vivemos hoje um interlúdio, aparentemente pacífico, mas onde, debaixo da superfície envernizada, se esconde um vulcão de perigos. É esse o tema do presente volume.” João César das Neves é doutorado em Economia e autor de vários livros e artigos científicos nessa área. É professor na Universidade Católica Portuguesa e presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da mesma universidade. Foi também conselheiro para os assuntos económicos do ex-primeiro-ministro português Aníbal Cavaco Silva e investigador do Banco de Portugal. Publicou diversos livros e artigos na área da economia. 

Carga – Vasco Cortese – Oficina do Livro 

Viktoriya saiu de Moscovo julgando que ia ser modelo em Londres. Mas desembarca em Portugal e é aprisionada pela máfia russa para ser vendida como prostituta. António é um camionista que, para sustentar a família, colabora com o grupo criminoso. Transporta mulheres enganadas através da Europa e entrega a carga humana a Viktor, o líder do gangue, cujo passado secreto esconde mais do que o tráfico de pessoas a que se dedicou depois de sair da Rússia, durante a Guerra das Máfias, nos anos 1990.  Saltando entre o ponto de vista das mulheres abusadas e um olhar pormenorizado sobre as práticas da máfia russa, Cargaretrata uma realidade desumana que, apesar de tão próxima de todos nós, permanece oculta nos meandros do submundo. Todos os anos milhares de pessoas são escravizadas, fazendo do tráfico humano um dos negócios mais rentáveis e sórdidos do planeta. 

Estrela do Norte – D. B. John – Edições Asa 

A Coreia do Norte e os EUA estão prestes a entrar em guerra. Uma jovem americana desaparece numa praia da Coreia do Sul. A CIA recruta a sua irmã gémea. O objetivo: descobrir o que aconteceu. Para cumprir a missão, Jenna terá de entrar sozinha no país mais perigoso do mundo. Infiltrada no coração negro do regime norte-coreano, ela vai fazer uma descoberta capaz de mudar o curso da História… se conseguir fugir para contar. D. B. John nasceu no País de Gales. Viveu em Berlim, onde escreveu o seu primeiro romance. É um dos poucos ocidentais a ter visitado a Coreia do Norte, viagem que serviu de inspiração a Estrela do NorteAtualmente vive em Londres. 

A Morte do Comendador – Haruki Murakami – Casa das Letras 

A cena repete-se todas as noites. Pouco antes das duas da manhã, o narrador ouve um som ao longe. Um sino antigo, oriundo das profundezas do tempo. Inquieto, o protagonista sem nome mergulha na floresta e descobre um santuário feito de pedras quadradas. Realidade ou fantasia? Em A Morte do Comendador, um retratista sem nome, de 36 anos, subitamente abandonado em Tóquio pela mulher, acaba por ir viver para a misteriosa casa de montanha de um famoso artista. A descoberta de um quadro inédito no sótão dessa casa desencadeia uma série de misteriosos acontecimentos e constitui o pretexto para explicar metaforicamente os acontecimentos da vida do protagonista sem nome. A pintura que dá o mote ao romance, essa tem título – A Morte do Comendador e remete para a ópera Don Giovanni, de Mozart.  

Continente Dividido – Ian Kershaw – Dom Quixote 

Do autor de Hitler, Até ao Fim e À Beira do Abismo, esta é a história da Europa desde o pós-Segunda Guerra Mundial até à atualidade. Continente Dividido traça um grande panorama do mundo em que vivemos e do seu passado. Obriga-nos a repensar o que significa ser europeu. Esta é uma obra de referência e de grande atualidade. Ian Kershaw é professor de História Moderna na Universidade de Sheffield. Em consequência da sua atividade como historiador, foi agraciado com a Grã-Cruz Federal de Mérito alemã, em 1994. Recebeu da coroa britânica o título de Cavaleiro em 2002, e a Medalha Norton Medlicott da Historical Association em 2004. Conselheiro histórico das séries da BBC “The Nazis: A Warning from History, War of the Century e “Auschwitz”, é autor de vários livros sobre a Segunda Guerra Mundial. 

Um Passeio pela Europa – Fernando d’Oliveira Neves – Dom Quixote 

Os textos recolhidos neste livro testemunham, e são testemunho, de alguma da minha experiência europeia. O entusiasmo com a perspetiva da adesão – que parecia um sonho inatingível para quem saía das águas pardas e cinzentas do Estado Novo, que projetava no exterior uma imagem de um Portugal fechado, retrógrado e pobre, enquanto no interior tínhamos a sensação de não participar no banquete de democracia, prosperidade e vitalidade em que se deliciava a Europa Ocidental, ou seja, a que ficava para além dos Pirenéus. A experiência exaltante dos primeiros anos após a adesão, coincidente com a fase de aprofundamento das Comunidades Europeias de que Delors foi, e continua a ser, o expoente.



Categoria: Livros

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image