AS 10 QUESTÕES DA PANDEMIA

D. QUIXOTE

JOÃO CÉSAR DAS NEVES – “As Dez Questões da Pandemia – O Efeito Económico da Catástrofe Covid -19”, do economista João César das Neves.

«Os próximos anos vão ser difíceis, exigentes, perigosos. Os custos vão pesar muito. Mas vamos ter também novas oportunidades e a possibilidade de marcar um novo rumo para a economia, melhor que aquele que resultou da euforia endividada das duas décadas à volta do virar do milénio. Em última análise, isso não depende tanto das políticas do Governo, dos fundos europeus ou dos equilíbrios mundiais, mas das decisões dos consumidores, aforradores, trabalhadores e investidores de Portugal. Afinal, a recuperação da economia dá-se na economia.»

Ao longo de quase 300 páginas, João César das Neves analisa os efeitos da COVID e o início de um novo ciclo económico. Não se trata de tentar adivinhar aquilo que ninguém pode saber, mas apenas de pesar as eventuais influências que esta catástrofe pode ter nas linhas dinâmicas que se verificavam nos inícios de 2021. Pode a presente pandemia ser uma oportunidade para o nosso futuro? Assim, o economista procura responder a dez perguntas:

1. Qual a dimensão da crise?

2. De onde veio isto?

3. Como classificar esta crise?

4. Como é que isto se trata?

5. Como reagiu a nossa economia?

6. Que efeitos no (des)equilíbrio financeiro?

7. Como funcionaram as políticas?

8. Quanto sofreu a nossa sociedade?

9. Que efeitos da pandemia no desenvolvimento?

10. Que futuro para Portugal?

JOÃO CÉSAR DAS NEVES nasceu em Lisboa em 1957. É professor catedrático de Economia na Universidade Católica Portuguesa, um dos mais prestigiados e influentes economistas nacionais, e autor de vários livros. Colabora em diversos órgãos de comunicação sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *