REID'S PALACE

UM MARCO NA HISTÓRIA DO FUNCHAL

William Reid sonhou e a obra nasceu. Falamos do Reid’s Palace, um dos mais emblemáticos hotéis do Funchal, que comemora 120 anos de existência.

 

Localizado junto a uma falésia com vista sobre o Atlântico e sobre a baía do Funchal, o Reid’s Palace – que se estende por mais de quatro hectares de um jardim subtropical onde vinhas, gerânios, hibiscus e sálvias se fundem num glorioso espectáculo –, abriu as suas portas, pela primeira vez em 1891, em plena era Eduardina e idade do ouro da Belle Époque. O refinado hotel exibia, naquela altura, os valores de um serviço de primeira classe que, incluíam, como não poderia deixar de ser, diversos confortos requintados. Destaque para o envio de uma frota de barcos ao encontro dos transatlânticos vindos da Europa e do outro lado do oceano, para desta forma melhor receber os hóspedes que se dirigiam até àquele tesouro perdido na magnífica ilha da Madeira. Fundado pelo escocês William Reid, que pretendia construir um hotel majestoso na Madeira, longe dos frios de Inverno do Norte da Europa, o Reid’s Palace é, actualmente, uma requintada unidade, que tem sido elegantemente modernizada ao longo dos anos, e que hoje transmite uma agradável união entre conforto contemporâneo e uma aura de elegância da sua época. Tragicamente, Reid morreu antes de o hotel estar concluído, porém, os seus dois filhos,William e Alfred Reid decidiram levar o desejo do seu pai adiante e assim surgiu o Reid’s Palace.
O projecto arquitectónico original é da autoria de J.T. Micklethwaite e de Somers Clark. Na época da sua construção, que teve início em 1887, a imponência era dirigida para o mar de onde, praticamente todos os dias, chegavam os clientes que viajavam nos paquetes a vapor. Mais tarde, em 1925, a família Reid vendeu o hotel, o qual passou por diversos proprietários até chegar às mãos da cadeia Orient-Express, em 1996, que lhe devol- veu o nome original.Actualmente, a unidade permanece um dos símbolos de excelência da hotelaria europeia e, de modo a responder às exigências de todos os hóspedes, tem sofrido várias remodelações, apresentando hoje novas áreas como o restaurante ao ar livre Brisa do Mar, The Spa, com tratamentos Ytsara, LaStone ou La Prairie, e até um jacuzzi privado ao ar livre. As três piscinas (uma de água doce e duas de água salgada) também sofreram intervenções, bem como os exuberantes e enormes jardins tropicais. (…)