GONÇALO COELHO DE SOUSA

“QUEREMOS INOVAR CADA VEZ MAIS E MOSTRAR QUE ESTE É UM HOTEL DINÂMICO”

 

Moderno, cosmopolita e com um design único, o DoubleTree by Hilton Lisbon – Fontana Park está localizado bem no coração da cidade e num dos principais centros de negócios, compras e lazer. Gonçalo Coelho de Sousa é o diretor-geral da unidade e não tem dúvidas de que esta oferece a todos os hóspedes “uma estada personalizada, onde os mais pequenos detalhes fazem toda a diferença”. Quanto à entrada da marca DoubleTree by Hilton, Gonçalo Coelho de Sousa afirma que tem sido uma aprendizagem diária, onde os principais beneficiados são “os clientes”. Com uma taxa de ocupação, em 2013, bastante positiva, o diretor-geral olha para 2014 com igual otimismo. “Representamos a primeira bandeira da Hilton na nossa cidade”, sublinha.

 

Como descreve o DoubleTree by Hilton Lisbon – Fontana Park? O que o distingue das restantes unidades hoteleiras existentes?

O O DoubleTree by Hilton Lisbon – Fontana Park é um hotel moderno, cosmopolita, com um design único e diversas vezes premiado. Está localizado bem no coração da cidade de Lisboa e num dos principais centros de negócios, compras e lazer. Na DoubleTree by Hilton adotamos e personificamos uma cultura de serviço a que denominamos CARE – Creating A Rewarding Experience –, que se constrói em torno da criação de uma experiência gratificante para os nossos hóspedes, para todos aqueles que nos visitam, para os nossos colaboradores e para a comunidade local.

 

O que representou para o hotel a entrada da DoubleTree By Hilton?

A entrada da DoubleTree by Hilton permitiu-nos absorver a experiência de uma das mais poderosas marcas de hotéis a nível internacional. Tem sido uma aprendizagem diária e acreditamos que os principais beneficiados são os nossos clientes. Uma das grandes novidades é a assinatura de boas-vindas da marca DoubleTree by Hilton, uma bolacha quente com pepitas de chocolate que é oferecida a todos os hóspedes no momento do check-in. Trata-se de uma tradição que tem mais de 25 anos e que chega agora a Portugal. Esta não é, contudo, a única alteração: oferecemos aos nossos hóspedes o pequeno-almoço Wake Up DoubleTree Breakfast, serviço de chá e café no quarto e uma refrescante variedade de produtos de cuidado de corpo CITRON by Crabtree & Evelyn. Passámos ainda a disponibilizar a todos os nossos clientes uma Connectivity Station no lobby e um Fitness Center totalmente equipado, aberto 24 horas por dia e de acesso gratuito. A marca DoubleTree by Hilton trouxe também aos nossos hóspedes a possibilidade de agora beneficiarem de um programa de alta classe chamado Hilton Honors®, o único programa de fidelização que permite aos seus membros acumularem simultaneamente pontos e milhas.

 

Qual o perfil dos vossos clientes?

A base do perfil do nosso cliente manteve-se, pois muitos dos clientes que temos vindo a conquistar ao longo destes últimos anos, e que nos têm honrado com a sua preferência, mantiveram-se leais ao projeto e às pessoas que o personificam. Existe, contudo, uma vaga de novas nacionalidades de turistas provenientes dos mais diversos pontos do globo, nomeadamente dos EUA, que não estávamos habituados a receber, e que trazem ao hotel um ambiente muito rico e alegre.

 

Quais são as principais apostas desta unidade? Quais são as atividades mais procuradas pelos hóspedes?

Acima de tudo, proporcionamos aos nossos clientes uma estada personalizada, onde os mais pequenos detalhes fazem toda a diferença. Num espaço único, diversas vezes distinguido com prémios internacionais de design, os nossos clientes encontram aqui o conforto, a simpatia, a melhor oferta gastronómica e uma fácil acessibilidade aos principais pontos de interesse da cidade.

 

Em termos de taxa de ocupação, que valores atingiram no ano passado? E este ano, o que está pensado para superar esses valores?

A prestação tem sido bastante positiva e olhamos para 2014 com igual otimismo, até porque chegámos finalmente à capital portuguesa e representamos a primeira bandeira da Hilton na nossa cidade.

 

De que países recebem mais turistas?

Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e agora os EUA são sem dúvida os mercados emissores com mais expressão. No entanto, a procura doméstica, isto é, Portugal, continua a representar a maior quota de mercado em termos de dormidas. 

 

De que vêm à procura os turistas quando escolhem o DoubleTree by Hilton Lisbon – Fontana Park?

Os turistas que optam pelo DoubleTree by Hilton Lisbon – Fontana Park sabem, em primeiro lugar, que podem contar com os mais elevados padrões de qualidade do grupo Hilton Worldwide. A excelente localização permite que os nossos hóspedes estejam a um passo das principais atrações da cidade de Lisboa enquanto desfrutam de um serviço totalmente personalizado que faz com que se sintam verdadeiramente em casa.

 

O que podemos esperar do vosso restaurante Saldanha Mar?

O Saldanha Mar mantém a sua identidade própria, bem como a especialidade em oferecer o melhor da gastronomia tradicional portuguesa e mediterrânica. Uma das grandes mais-valias deste espaço é, sem dúvida, o Mercado 31 de Janeiro que permite o acesso a produtos frescos que são criteriosamente escolhidos, onde se destacam os peixes e as leguminosas. Ao longo do ano de 2014, o restaurante Saldanha Mar irá proporcionar novas dinâmicas e diferentes experiências gastronómicas que irão seguramente surpreender todos aqueles que nos visitam. Existirão cada vez mais motivos para regressar ao Saldanha Mar.

 

Na sua opinião, as redes sociais e a Internet são um meio privilegiado para promover as empresas ligadas ao Turismo?

A Internet, de uma forma mais genérica, e as redes sociais, de forma particular, têm assumido uma importância crescente. Sabemos que as pessoas passam cada vez mais tempo on-line, seja em casa ou no emprego, seja através de um computador ou de dispositivos móveis. Por outro lado, a Internet não tem fronteiras e permite atingir de forma imediata o nosso potencial alvo. Este é um canal de promoção extremamente relevante que não deve ser subestimado ou desvalorizado sob pena de as empresas perderem o comboio da inovação e das novas tendências de consumo.

 

O que podemos esperar, no futuro, deste hotel?

Estamos certos de que 2014 será um ano bastante importante para o DoubleTree by Hilton Lisbon – Fontana Park. Queremos continuar a surpreender da melhor forma possível não só os nossos hóspedes, bem como aqueles que nos visitam pela primeira vez. Queremos que os habitantes da cidade de Lisboa sintam que o DoubleTree by Hilton Lisbon – Fontana Park é um hotel que também lhes pertence. Queremos inovar cada vez mais e mostrar que este é um hotel dinâmico, onde é possível encontrar uma oferta diversificada e de qualidade. Este vai ser um ano de muitas novidades que vão incluir, entre outras ofertas, experiências únicas em parceria com as duas restantes unidades da nossa cadeia internacional em Portugal, o Hilton Vilamoura e o Conrad Algarve na Quinta do Lago.  

 

Se tivesse que descrever o hotel numa só palavra, o que diria?

Único.

 

Muitos são os que afirmam que existem hotéis a mais em Lisboa. Concorda com esta afirmação?

Nos últimos anos, o que se fez em Lisboa foi viabilizar projetos de raiz ao invés de apoiar a reabilitação de edifícios, autorizar a implosão de imóveis devolutos sem respeitar e obrigar à reconstituição da fachada original dos mesmos. O surgimento destes novos projetos, e de outros tantos ainda não regulamentados pela lei e a competir de forma desigual, tem também contribuído claramente para uma curva perigosa de declínio dos preços na cidade de Lisboa, que, se nada fizermos, poderá comprometer o retorno de muitos investimentos e a reposição do preço no curto e médio prazo a níveis de há 14 anos atrás. Existe também a necessidade de adotar uma outra postura comercial que passa por uma reeducação do estigma emocional de inferioridade e de constante depreciativismo das nossas capacidades e valores face a outras realidades turísticas. Temos que ter orgulho na nossa cidade e nas suas valências únicas enquanto destino turístico, pois esta é a base para vender bem qualquer produto. Acreditar em Lisboa e estar apaixonado por Portugal é o ponto de partida para vendermos mais e esgotarmos todas as plataformas, incentivos e ideias de promoção para que, aqui também, a procura supere ou, pelo menos, acompanhe a oferta.