CORINTHIA HOTEL LISBON

ENERGETICAMENTE EFICIENTE

A Galp Energia, o ISQ e a Corinthia Hotels implementaram um projeto que tornou o Corinthia Hotel Lisbon um hotel energeticamente eficiente. Aquele que é um dos maiores cinco estrelas de Portugal alcança já mais de 20% no que toca à poupança a nível de energia. Tudo pelo ambiente!

 

Espelhando um compromisso do Corinthia Hotel Lisbon, o conceito de Hotel Energeticamente Eficiente reflete o empenho da unidade em assegurar a otimização do seu consumo de energia e, ao mesmo tempo, reduzir a sua pegada de CO2. Para isso, o hotel apostou na instalação e utilização de sistemas eficientes e no recurso a fontes renováveis para a produção autónoma de energia. Na implementação deste projeto foi ainda determinante o apoio técnico do ISQ (Instituto de Soldadura e Qualidade). A funcionar em pleno desde janeiro de 2012, o grosso das poupanças é obtido através da adoção de medidas de eficiência energética. Entre estas, contam-se a reconversão dos sistemas de climatização, a recuperação de energia térmica para o aquecimento de águas sanitárias e piscinas, ou a substituição de sistemas de iluminação por modernos equipamentos da mais elevada eficiência. Estas três áreas de intervenção do projeto – climatização, aquecimento de águas e iluminação – são responsáveis por cerca de três quartos dos consumos energéticos das unidades hoteleiras europeias. Ainda no que respeita à melhoria de práticas energéticas, foram instalados sistemas de gestão de desempenho energético que permitem o acompanhamento e monitorização dos consumos dos diversos equipamentos de uma forma desagregada, facilitando a identificação e eliminação de ineficiências e a definição de medidas que melhorem o desempenho energético. Foiigualmente definido um manual de boas práticas de eficiência energética para o hotel e ministrada formação específica nesta área aos diferentes colaboradores. A aposta na formação de todos é, nas palavras de Pedro Ferreira, assistant general manager incharge of engineering e mentor do projeto, “uma das grandes preocupações”, isto porque “é necessário formar e otimizar recursos”, conclui.

 

Outras apostas

Para além destas medidas, o Corinthia Hotel Lisbon pode passar a produzir parte da energia que consome, através da instalação de uma central solar térmica e de uma cogeração alimentada a gás natural que irá produzir eletricidade e vapor. Todos estes equipamentos contribuem, efetivamente, para a melhoria do balanço energético do hotel. Paralelamente, foram também instalados no parque de estacionamento pontos de carga elétricos que dotam a unidade das infraestruturas necessárias para que possa dar resposta aos clientes que apostam na mobilidade elétrica.

 

Parceria de sucesso

A parceria entre a Galp Energia e o Corinthia Hotel Lisbon assenta num modelo inovador baseado num contrato de performance energética com uma duração prevista de 10 anos. Neste modelo, a Galp Energia, através da sua unidade dedicada à eficiência energética – a Galp Soluções de Energia –, assegura todos os investimentos necessários à implementação do projeto, os quais serão inteiramente remunerados através do processo de verificação de poupanças, estabelecido no contrato de performance. Da parte do Corinthia Hotel Lisbon, o projeto foi inicialmente pensado há cerca de seis anos, na sequência da necessidade de reabilitação e remodelação dos equipamentos da área térmica e de arrefecimento, e passou a ser uma preocupação central em todos os planos de expansão da unidade. Esta preocupação permanente com a eficiência energética tem valido ao Corinthia Hotel Lisbon uma série de distinções na área ambiental.No futuro, o objetivo é dotar todas as outras unidades da cadeia com este projeto, isto porque a Corinthia tem a tecnologia como “aliado”.Em termos de benefícios, Pedro Ferreira revela que o hotel “ganhou uma nova alma e uma nova forma de estar que se revela mais eficiente em todas as áreas de negócio”.

 

Uma cadeia internacional

A cadeia de hotéis de cinco estrelas Corinthia foi fundada pela família Pisani, originária de Malta, tendo permanecido fiel às suas origens como um negócio familiar movido pela devoção ao detalhe e pela qualidade do pormenor dos serviços. Para além do moderno Corinthia Hotel Lisbon, na capital portuguesa, o portefólio Corinthia inclui o Corinthia Hotel Budapest, na Hungria; o Corinthia Hotel Prague, na República Checa; o Corinthia Hotel St. Petersburg, na Rússia; o Corinthia Palace Hotel & Spa, em Malta; o Corinthia Hotel St. George’s Bay, em Malta, e o Corinthia Hotel Tripoli, na Líbia. A mais recente unidade é o Corinthia Hotel London, a que se seguirá brevemente o Corinthia Taormina Golf Resort, na Sicília, Itália.