Casaspensadas

UM REFÚGIO DE HISTÓRIA NO CORAÇÃO DO JUNCAL 

Na pequena vila do Juncal, no concelho de Porto de Mós, descobre-se um lugar que não acomoda, apenas, visitantes, mas que recebe amigos e os convida a viajar no tempo e a sentirem-se em casa. Falamos do projeto Casaspensadas, que nasceu do desejo de Isabel Silva de preservar a herança da sua família. 

Mais do que um alojamento local, as Casaspensadas pretendem acolher todos quantos procuram um espaço onde o conforto, o bom gosto e a arte de bem receber fazem as honras da casa. Com raízes tão emocionantes quanto profundas, descobrir as Casaspensadas torna-se uma experiência única para quem por lá passa. 

Desde a sua génese, este projeto contou com o empenho e o carinho dos proprietários, Isabel e João Silva, que pretenderam honrar a memória de gerações passadas, ao mesmo tempo que adaptaram o lugar aos tempos atuais. A história do projeto começou de forma singela e altruísta, com o acolhimento de uma família ucraniana que chegava a Portugal, fugindo da guerra. O casal, ao responder ao pedido de ajuda da comunidade local, recuperou uma casa familiar que se encontrava em estado de degradação e, ao ver o resultado acolhedor da reforma, decidiu expandir o projeto, transformando-o no que conhecemos hoje. 

A primeira casa: a Casa do Pátio 

Ao visitar as Casaspensadas, a primeira experiência que temos é com a Casa do Pátio, o edifício principal onde tudo começou. Este local preserva as memórias do passado de Isabel, mas também projeta um futuro repleto de boas recordações. Com um interior que harmoniza elementos originais com detalhes modernos e acolhedores, cada recanto parece ter sido pensado para acolher com o mesmo calor que Isabel demonstra ao abrir as portas, para nos dar a conhecer a casa. 

O pequeno pátio que dá o nome à casa é um convite ao relaxamento. O interior está decorado com simplicidade e elegância, preservando a arquitetura original sempre que possível, para manter as características autênticas do século XIX, quando a casa foi construída. No quarto e sala, cada peça parece contar uma história, desde os móveis restaurados até aos pequenos detalhes decorativos que remetem ao passado familiar, sem esquecer, claro, os quadros feitos por Isabel que dão ao espaço um ar de modernidade. 

Continuando a descoberta do espaço, destaque, agora, para a Casa da Eira, pensada para quem não abdica de todas as comodidades modernas. Oferecendo a junção perfeita entre tradição e modernidade, esta casa com dois quartos oferece uma cozinha, completamente equipada, bem como uma varanda, que convida a desfrutar da serenidade do local. 

Dos espaços comuns, destaque para a imponente adega – espaço usado para servir refeições –, para o bar e para a cozinha. A piscina, de água salgada e aquecida, convida a desfrutar de alguns momentos de relaxamento. 

Fora deste espaço, e bem no centro da vila, existe ainda mais um alojamento, falamos da Casa do Adro. Esta imponente acomodação, paredes meias com a casa onde Isabel nasceu, conduz-nos a uma verdadeira viagem no tempo, sem esquecer, claro, tudo o que é necessário para que os hóspedes possam desfrutar de uma estadia inesquecível. Dos lençóis de linho aos atoalhados da melhor qualidade, aqui, tudo foi pensado, com carinho e muito amor. 

De coração aberto 

Para além da beleza do lugar, a verdadeira alma da Casaspensadas é a anfitriã. Isabel Silva faz questão de tratar os hóspedes como parte da família: “não quero receber, apenas, hóspedes, quero receber pessoas, amigos”, sublinha. 

Isabel é a primeira a mostrar aos visitantes o melhor do Juncal e a partilhar histórias sobre a sua família e sobre as tradições locais, criando uma ligação que transcende a habitual relação entre anfitrião e hóspede. Este acolhimento caloroso tem raízes profundas, não só na gentileza de Isabel e do seu marido, mas, também, no desejo de construir um espaço onde todos se sintam bem-vindos. É comum que o casal se junte aos hóspedes para uma conversa descontraída ao fim da tarde, partilhando histórias sobre a vila e o seu percurso de vida. 

A hospitalidade de Isabel vai muito além de um simples cumprimento de boas-vindas, a anfitriã faz questão de estar disponível para recomendar atividades locais, dar dicas sobre os melhores restaurantes e até oferecer pequenas lembranças da casa, fortalecendo a ligação que os visitantes têm com o lugar. De referir, ainda, o prato de frutas, o vinho e os bolinhos que fazem parte do kit de boas-vindas. 

Ao transformar a casa da família num espaço de turismo acolhedor, Isabel consegue promover a vila do Juncal e atrair visitantes que se encantam com o ambiente rural e tradicional que a região oferece. Desde trilhos para caminhadas até visitas a pontos históricos nas proximidades, o projeto aproxima os visitantes do Juncal, estimulando o turismo sustentável e incentivando a economia local. 

Planos para o futuro 

Atualmente, Isabel, sempre com o apoio do marido, continua a trabalhar no aprimoramento do espaço, com planos de expansão e ideias para aumentar o conforto e a diversidade de opções para os visitantes. O projeto, que começou, apenas, com a Casa do Pátio, continua a crescer para incluir outras casas ou mesmo novos serviços, mantendo sempre a essência de acolhimento que o caracteriza. 

As Casaspensadas não se apresentam como um alojamento comum, pelo contrário, cada estadia transforma-se numa imersão cultural e numa experiência emocional, marcada pela história e pela calorosa receção de Isabel. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *