“FOMOS A PRIMEIRA MARCA AUTOMÓVEL TRADICIONAL A ASSUMIR UM COMPROMISSO TOTAL COM A ELETRIFICAÇÃO”
Foi no início de 2022 que Susanne Hägglund assumiu as funções de managing director da Volvo Car Portugal. Presente na Volvo desde 2018, e com mais de 20 anos de experiência em consultoria de gestão, vendas e business development, Susanne passou por diversas funções antes de começar a trabalhar em Portugal, onde chegou com o objetivo de cimentar a estratégia global da marca, rumo à sustentabilidade e à eletrificação.
Falando do mais recente modelo totalmente elétrico, o EX30, considera que contribuirá́ para a mudança que está a acontecer: “Com a chegada deste pequeno SUV alargamos a nossa gama de automóveis 100% elétricos para quatro modelos”, sendo que se apresenta como mais uma opção “num segmento em rápido crescimento onde a marca não estava ainda representada”. Em termos de segurança, a líder destaca ainda o EX90, também recente e 100% elétrico, “um elegante SUV familiar” que trouxe consigo a estreia absoluta de varias tecnologias de segurança inovadoras.
Questionada sobre o compromisso de eletrificação da Volvo assumido para 2030, refere o nosso país como “um verdadeiro case study” nesta matéria e espera ser possível atingir esse objetivo mais rapidamente: “Acredito que podemos ser totalmente elétricos já em 2027”.
Quanto a vendas, revela-se satisfeita com o crescimento relativamente ao ano anterior, acrescentando que estão também a conseguir relevância na mudança de mentalidade dos consumidores portugueses: “As nossas vendas mostram uma percentagem cada vez mais significativa de modelos eletrificados, o que mostra que os clientes confiam na Volvo para transitar para uma mobilidade sustentável.”
A SUZANNE ESTÁ JÁ HÁ UM ANO E MEIO EM PORTUGAL? QUE AVALIAÇÃO FAZ DO SEU PERCURSO? QUE OBJETIVOS ESPERA ALCANÇAR?
Portugal é um país fantástico, e é muito fácil sentirmo-nos em casa aqui. O país tem uma natureza espantosa, o clima é agradável, as pessoas são simpáticas e a cultura é muito interessante. Trabalhar para a Volvo em Portugal é verdadeiramente gratificante, uma vez que temos uma posição forte no mercado, posição conquistada graças ao excelente trabalho que temos vindo a realizar ao longo dos anos em conjunto com a nossa rede de concessionários. É fantástico poder fazer parte disto e ter essa base como plataforma a partir da qual nos poderemos desenvolver ainda mais.
Estamos num momento espantoso do nosso desenvolvimento, pelo que atingir os nossos objetivos de crescimento, que são ambiciosos, é uma meta óbvia e muito importante para mim. Espero também garantir que a mudança para a mobilidade elétrica se concretize. Em Portugal temos vindo a caminhar nesse sentido, em 2023, 82% das nossas vendas já são eletrificadas.
Com o nosso mais recente modelo elétrico, o EX30, que estamos atualmente a lançar em Portugal, esperamos que esta evolução elétrica continue. Um estudo de mercado que realizámos recentemente indica que 31% dos consumidores optarão por um veículo BEV (Battery Eletric Vehicle) na próxima vez que mudarem de automóvel, pelo que esperamos que a alteração de mentalidades e preferências nos permita alcançar esta mudança.
O QUE É QUE MAIS A FASCINA NA VOLVO?
Os nossos princípios e aquilo que defendemos: somos muito mais do que um simples fabricante de automóveis. Somos uma marca que acredita firme- mente no seu objetivo: liberdade para nos deslocarmos de uma forma pessoal, sustentável e segura, e vivemos isto em toda a nossa empresa. Também me orgulho de todas as coisas que conseguimos alcançar, apesar de não sermos, dentro do setor automóvel, das empresas com maior dimensão. Somos determinados, corajosos e ousados, e somos humildes de uma forma que é bastante fascinante.
ESTÃO AGORA A APRESENTAR EM PORTUGAL ESTE NOVO EX30. EM QUE MEDIDA ESTE MODELO REPRESENTA UM MOMENTO DE VIRAGEM?
O novo EX30 é um modelo muito importante para a Volvo e que certamente contribuirá́ bastante para o nosso caminho rumo à eletrificação total. Com a chegada deste pequeno SUV, alargamos a nossa gama de automóveis 100% elétricos para quatro modelos (XC40, C40, EX90 e EX30) e passamos a estar presentes num segmento muito interessante e em rápido crescimento onde a marca ainda não estava representada. Temos como missão impulsionar a eletrificação e assim contribuir para a redução da pegada ambiental. Acreditamos que a chegada do EX30 contribuirá́ para aumentar o acesso aos automóveis 100% elétricos.
PORQUE É QUE ESTE MODELO É TÃO IMPORTANTE PARA O MERCADO NACIONAL?
Já́ sabíamos que este seria um modelo de muito sucesso em Portugal e agora temos a confirmação com os primeiros indicadores que demonstram já um feed-back muito positivo dos nossos parceiros e dos clientes que estão a encomendar as primeiras unidades, bem como alguns dados de atividade, como visitas ao nosso website, leads, pesquisa google, etc. O que temos lido na imprensa é também muito encorajador, o que nos alegra bastante.
Sabemos, pelo sucesso que o XC40 tem representado no país, que os portugueses valorizam muito as características associadas a estes modelos SUV, pelo que, naturalmente e dadas as suas características distintivas, o EX30 seguirá essa tendência apresentando, em dimensões ainda mais compactas, toda a segurança, comodidade, tecnologia e design escandinavo pensado ao mais ínfimo pormenor.
O EX30 será́ um modelo de entrada na gama, dado o seu preço competitivo. Temos consciência de que iremos atrair muitos clientes que irão ver no EX30 o seu primeiro Volvo de sempre. É esperado, assim, que, nos anos vindouros, o EX30 tenha uma importância crucial em termos de volume de vendas em Portugal. Queremos corresponder e superar as expetativas destes novos clientes e também dos que, sendo já clientes, veem no EX30 as caraterísticas ideais do seu próximo automóvel.
SENDO MAIS PEQUENO, E ATÉ MAIS BARATO, É TÃO SEGURO COMO OS RESTANTES MODELOS?
Sem dúvida! Costumamos dizer que o Volvo mais seguro é sempre o mais recente, pois transporta consigo as mais inovadoras tecnologias de segurança que têm diferenciado a marca ao longo de décadas, acrescentando-lhes sempre algumas inovações mais recentes. Pensado para a cidade, o EX30 tem como objetivo proteger não só́ o condutor e os ocupantes, mas também os outros condutores, peões ou ciclistas em ambientes urbanos agitados. Este modelo inclui, de série, um alerta de abertura de porta, que consegue avisar, através de sinais visuais e sonoros, sempre que um ocupante esteja prestes a abrir a porta junto a um ciclista, motociclista ou outro utente da via, que esteja a passar.
Esta característica é uma das muitas funcionalidades da tecnologia Safe Space, que demonstra a forma como foram aplicados os mais elevados padrões de segurança neste novo automóvel que contém a mais recente tecnologia de retenção e um design estrutural de referência capaz de cumprir com os mais rigorosos requisitos de segurança internos da Volvo, concebidos para preparar os nossos automóveis para vários cenários do mundo real.
O EX30 É O MODELO MAIS SUSTENTÁVEL DE SEMPRE DA VOLVO. EM QUE CONSISTE A SUA SUSTENTABILIDADE?
São vários os fatores que contribuem para considerarmos o EX30 o nosso modelo mais sustentável de sempre, representando assim um importante passo nas nossas ambições de sustentabilidade, nomeadamente sermos uma empresa climaticamente neutra já em 2040.
No EX30 conseguimos gerir as emissões produzidas ao longo de todo o seu ciclo de produção e de vida e desse modo lográmos uma redução da sua pegada de carbono total ao longo de 200 mil quilómetros de condução para menos de 30 toneladas. Conseguimos também reduzir em 25% a pegada de CO2 face aos nossos atuais modelos elétricos ao utilizarmos menos alumínio e menos aço, e as mais elevadas percentagens de sempre de aço e de plástico reciclados. De realçar ainda que 95% do automóvel é totalmente reciclável no final da sua vida útil.
Por último, o interior do EX30 configura uma abordagem minimalista, o que permitiu reduzir o número de peças necessárias, sem comprometer a funcionalidade ou o design. Para um impacto ambiental ainda menor, gostaria de acrescentar a necessidade de carregar os automóveis elétricos com fontes de energia limpa. Nesse capítulo, Portugal é um exemplo, sendo dos países da UE que mais consome energia produzida através de fontes renováveis.
NO INÍCIO DE JULHO PASSADO, FOI APRESENTADO EM PORTUGAL O NOVO EX90. O QUE DIFERENCIA ESTE MODELO QUE O TRANSFORMA NO MAIS SEGURO DE SEMPRE?
O EX90 é mais um modelo fundamental para o nosso futuro totalmente elétrico.
É um elegante SUV familiar (sete lugares), 100% elétrico, com autonomia para percorrer 600 quilómetros e tecnologias de segurança inovadoras, onde destacamos: o radar Lidar, em estreia absoluta num Volvo – um método de deteção remoto com alta precisão e fiabilidade capaz de detetar objetos até 250 metros de distância, independentemente da luminosidade, podendo reduzir os acidentes graves até 20%, e proporcionar uma prevenção global até 9%; o DUS – Driver Understanding System – estreia um sistema composto por uma série de câmaras e sensores que será́ capaz de avaliar o estado do condutor e intervir sempre que este necessitar de ajuda; o detetor de vida a bordo – capaz de identificar e alertar em caso de existência de bebés, crianças ou animais de estimação esquecidos no habitáculo, evitando danos ou mesmo a perda de vida por hipotermia ou golpe de calor, dentro do automóvel estacionado.
QUE NOVIDADES PODEMOS ESPERAR PARA OS PRÓXIMOS TEMPOS?
Fomos a primeira marca automóvel tradicional a assumir um compromisso total com a eletrificação. Com esse objetivo em mente iremos continuar a apresentar muitas novidades nos próximos tempos. Mantenham-se atentos.
COMO ESTÁ A CORRER O ANO DE 2023 PARA A VOLVO EM PORTUGAL? VÃO ALCANÇAR OS OBJETIVOS DE VENDAS?
Acredito que sim. No acumulado do ano em entregas, estamos a crescer 50% em relação ao ano anterior e estamos a ganhar quota de mercado. Estamos também a conseguir ser cada vez mais relevantes na mudança de mentalidade dos consumidores portugueses. As nossas vendas mostram uma percentagem cada vez mais significativa de modelos eletrificados, o que mostra que os clientes confiam na Volvo para transitar para uma mobilidade mais sustentável. E isso para nós é extremamente importante.
A MARCA TEM O COMPROMISSO DE SER 100% ELÉTRICA ATÉ 2030. E EM PORTUGAL, COMO ESTÁ NESSE CAMINHO?
Portugal tem sido um verdadeiro case study em matéria de eletrificação, pois o cliente nacional demonstra estar desde já preparado para fazer a mudança. Até agosto, 82% das nossas vendas já foram de viaturas eletrificadas, números que são superiores não só́ à média mundial como também à média da região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) da Volvo, pelo que acredito que seja possível atingir esse objetivo mais rapidamente em Portugal. Acredito que podemos ser totalmente elétricos já em 2027.
QUAIS OS DESAFIOS QUE A ELETRIFICAÇÃO ESTÁ A TER EM PORTUGAL E COMO É QUE VOCÊS ESTÃO POSICIONADOS PARA DAR RESPOSTA A ISSO?
Quando falamos de eletrificação, surgem dois desafios que preocupam o cliente: autonomia e infraestrutura de carregamento.
Em termos de autonomia, apresentamos já modelos que permitem obter 500/600 quilómetros e que, por isso, conseguem ligar as principais cidades do país. Sabemos que, mensalmente, as pessoas percorrem cerca de 1100 quilómetros, estando assim a questão da autonomia perfeitamente assegurada.
Do ponto de vista da infraestrutura de carregamento, acredito que ainda há́ muito a fazer e que Governo, setor automóvel e empresas de energia devem unir-se pelo objetivo comum de facilitar e tornar cada vez mais acessível o carregamento de veículos elétricos, por forma a que este acompanhe o crescimento do parque de elétricos em Portugal. Na Volvo temos vindo a fazer parcerias para ajudar os clientes (privados ou empresariais) a encontrar as melhores soluções para os seus casos específicos.
COMO SE DIFERENCIA A VOLVO EM RELAÇÃO ÀS OUTRAS PROPOSTAS ELETRIFICADAS QUE TÊM SURGIDO NO MERCADO?
A nossa proposta é muito diversificada. Se englobarmos também os modelos plug-in, que consideramos constituírem um passo intermédio rumo à eletrificação total, podemos afirmar que a Volvo apresenta já, em toda a sua gama, soluções eletrificadas.
No que respeita aos modelos 100% elétricos, a chegada dos novos EX30 e EX90 está a permitir captar novos clientes para este novo mercado. Acreditamos também que a confiança que os consumidores têm na marca pode ditar a transição de um modelo a combustão para um modelo 100% elétrico, vendo neste uma solução totalmente elétrica muito avançada, com design e segura. A par da autonomia, temos equipado os nossos modelos com a mais recente tecnologia (fomos pioneiros na constituição de uma parceria com a Google que eleva os níveis de conectividade para outro patamar), o mais distintivo design sueco minimalista que privilegia a funcionalidade e, claro, a segurança ímpar que é desde sempre a assinatura comum de todos os nossos veículos.
EM 2019, A VOLVO APRESENTOU O SEU PRIMEIRO MODELO ELÉTRICO NO MES- MO DIA EM QUE TAMBÉM APRESENTOU UM AMBICIOSO PLANO AMBIENTAL QUE APONTAVA PARA A NEUTRALIDADE CLIMÁTICA EM 2040. COMO TÊM EVOLUÍDO EM RELAÇÃO ÀS METAS DO PLANO?
É verdade, foi no final de 2019 que apresentámos o nosso plano ambiental no qual a eletrificação total da gama é um dos grandes pilares. O nosso primeiro 100% elétrico, o XC40, foi apresentado no mesmo dia e constituiu um passo gigante na confirmação desta estratégia. Note-se, contudo, que desde que anunciámos as metas referidas na altura, te- mos vindo a apresentar melhorias em todos os capítulos, o que nos coloca numa excelente posição para alcançar os objetivos traçados e, em alguns casos, até antecipá-los face ao que tínhamos planeado.
A título de exemplo, referíamos que, em 2025, teríamos já 50% das vendas provenientes de modelos 100% elétricos. Estamos, ano após ano, a caminhar em direção a esse objetivo. Já́ ao nível das nossas unidades produtivas, referimos também pretender atingir a neutralidade climática já em 2025. Ora, em 2022, 66% das nossas operações globais já foram alimentadas por energia neutra, sendo que 94% do consumo de eletricidade das mesmas já teve origem neutra também.
A SITUAÇÃO DOS LEAD TIMES AINDA SE VERIFICA? ESTÃO A TER PROBLEMAS?
Esta é uma situação que ainda afeta a Volvo e toda a indústria automóvel. Varia de modelo para modelo, mas podemos adiantar que, por exemplo, para o EX30, as encomendas agora realizadas têm entregas previstas já para o início do ano.
QUAL O SEU MODELO PREFERIDO E PORQUÊ?
É realmente difícil dizer. É como perguntar a uma mãe de qual dos filhos gosta mais! A V90 é fantástica em estrada – com um comportamento muito aerodinâmico e ágil. O XC40 100% elétrico é ideal quando se quer conforto, mas não se quer viajar num automóvel enorme – como por exemplo, quando se está no centro de Lisboa. O XC90 é o meu favorito quando viajo numa aventura com a minha família e levo esquis ou bicicletas e preciso de muito espaço. É um modelo muito confortável para todos os que participam numa viagem.
Como tinha referido, é complicado responder a esta questão. Gosto bastante dos modelos 100% elétricos que temos vindo a apresentar.
E DO NOVO EX30? QUAL A CONFIGURAÇÃO PERFEITA PARA SI?
Este automóvel coloca a Volvo numa nova fase, diferente de tudo o que vimos até agora na marca. É o nosso SUV mais pequeno e o nosso modelo mais sustentável de sempre, apresentando a menor pegada de CO2 e a maior percentagem de material reciclado. Oferece tudo o que se espera no capítulo da segurança de um Volvo, estando repleto de tecnologia capaz de proporcionar uma experiência segura e agradável aos nossos clientes. E apresenta uma autonomia até aos 480 quilómetros. Acredito sinceramente que este será́ um automóvel que irá ser valorizado pelos nossos clientes nacionais e que irá apaixonar Portugal.
Diria que a minha configuração perfeita seria baseada na versão Extended Range, pois valorizo bastante a autonomia num automóvel elétrico. A autonomia que apresentamos significa que, no dia a dia, não temos de nos preocupar muito com a distância que vamos percorrer nem onde carregar. Equiparia também o EX30 com sistema de som Harman Kardon, pois para mim é importante andar com boa música. Por último, mas não menos importante, escolheria o teto panorâmico, porque não me canso de ver o céu azul e o sol aqui em Portugal.