AMÉRICO AMORIM

6 de Outubro de 2009

UMA PRESENÇA SOLIDIFICADA

Américo Amorim é atualmente um dos empresários mais bem sucedidos e mais respeitados do nosso país. A aposta da sua família num dos mais tradicionais produtos portugueses, a cortiça, teve início há algumas décadas, porém, o que inicialmente começou por ser uma pequena empresa tornou-se numa das maiores, mais empreendedoras e mais dinâmicas multinacionais de origem portuguesa. Fruto da evolução do mercado, as aplicações da cortiça não se esgotam apenas nos produtos tradicionais de alto valor acrescentado, sendo esta matéria-prima também usada na indústria aeronáutica, de construção ou vinícola. A par da cortiça, o grupo – líder mundial no negocio, que exporta para mais de 100 países – aposta ainda noutras áreas, como é o caso da banca privada, do petróleo e das telecomunicações móveis.

 

O Grupo Amorim é hoje uma das maiores multinacionais de origem portuguesa. Embora seja líder mundial da indústria da cortiça, a sua actuação não se fica por aqui. Em que outras áreas tem apostado?

Dentro dos produtos Naturais, e para além da cortiça – o core businessdo grupo desde 1870 –, gostaria de referir o vinho do Porto e os vinhos de mesa, galardoados em prestigiados concursos internacionais. Apostámos também em outras áreas, nomeadamente no imobiliário, nas telecomunicações, nos têxteis, na área financeira, no turismo, no petróleo e gás, e também na moda.

 

 

Qual é a área que tem mais peso? E porquê?

Como não poderia deixar de ser, é o petróleo e o gás. Estas duas áreas são as mais expressivas em termos de investimento e representam igualmente para o grupo uma experiência nova.

 

Está previsto para breve o alargamento a outras áreas de negócios?

O Grupo Amorim está constantemente a analisar oportunidades de negócio, isto para garantir um crescimento sustentado. Assim, continuaremos no futuro a proceder de igual forma. (…)



Categoria: Grande Entrevista

Bem vindo à Frontline

Iniciar sessão

Esqueceu-se da senha?

Criar Registo Neste Site

captcha image