CIMEIRA IBERO-AMERICANA

141209-PR-0480CONCLAVE DOS PAÍSES IBERO-AMERICANOS

O Presidente da República e o primeiro-ministro de Portugal participaram na XXIV Cimeira Ibero-Americana, que teve lugar em Veracruz, no México. Esta será a última cimeira com periodicidade anual, em consequência da alteração dos equilíbrios internos e do surgimento de novos organismos regionais.

Iniciada em 1991, a Cimeira Ibero-Americana reúne os chefes de Estado e de Governo de Espanha, Portugal e Andorra, e os seus homólogos de 19 países da América Latina, com o objetivo de promover a cooperação e desenvolvimento entre os seus membros. Este ano, a reunião teve lugar no México, na cidade portuária de Veracruz, e Portugal fez-se representar pelo Presidente da República e pelo primeiro-ministro. O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, também integrou a delegação portuguesa presente neste encontro que teve como tema “Ibero-América no Século XXI: Educação, inovação e cultura”. Na agenda desta cimeira de chefes de Estado e de Governo – que em caso de ausência podem ser representados por outros membros dos seus executivos –, estiveram temas como a mobilidade académica e a recomposição do financiamento desta organização de 22 países, previamente acertada a nível ministerial. Esteve também em cima da mesa uma progressiva diminuição da contribuição dos países ibéricos – que têm sido responsáveis por mais de dois terços do orçamento, cabendo a Espanha a maior parcela – e um correspondente aumento da quota de financiamento dos países latino-americanos. Como consequência da alteração dos equilíbrios internos e do surgimento de novos organismos regionais, esta foi a última cimeira com periodicidade anual.

Início dos trabalhos141209-PR-0275

Enrique Peña Nieto, Presidente do México, deu as boas-vindas aos participantes da XXIV Cimeira Ibero-Americana, seguindo-se a sessão inaugural. O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, interveio na primeira sessão plenária, sobre “Educação e Cultura”, e no seu discurso apontou a “economia do conhecimento” como algo fundamental para o progresso e o combate às assimetrias sociais, elevando o investimento feito por Portugal “ao longo de décadas” na qualificação dos recursos humanos. Já o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, discursou sobre “Inovação” na segunda sessão plenária. A Conferência Ibero-Americana é composta por três países ibéricos – Portugal, Espanha e Andorra – e 19 latino-americanos – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, México, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Cuba e República Dominicana. Contudo, e no capítulo das ausências, é de salientar, em 2014, a não comparência dos presidentes de Cuba, Raul Castro; Venezuela, Nicolás Maduro; Nicarágua, Daniel Ortega; Bolívia, Evo Morales; Brasil, Dilma Rousseff, e Argentina, Cristina Kirchner.

141209-PR-0767Presença notada

De referir que Cavaco Silva participou na I Cimeira Ibero-Americana, em 1991, realizada em Guadalajara, México, na qualidade de primeiro-ministro de Portugal. O Presidente do México destacou a presença de Aníbal Cavaco Silva na XXIV Cimeira Ibero-Americana, assinalando o facto de o atual Presidente da República Portuguesa ser o único fundador destes encontros presente em Veracruz. “É, entre os que estamos sentados aqui, o único, hoje na qualidade de chefe de Estado, e anteriormente como primeiro-ministro, que esteve na primeira Cimeira Ibero-Americana, realizada há 23 anos, em 1991”, salientou Enrique Peña Nieto, acrescentando: “de forma muito acentuada destaco a presença do Presidente de Portugal”. Esta referência foi motivo para uma ovação a Cavaco Silva.